domingo, 20 de setembro de 2009

O FIM DO MUNDO < 1 >

O  FIM  DO  MUNDO  - 1 -


1ª Edição - 1988
2ª Edição - 2003



PALAVRAS do AUTOR

Prezados leitores!

De 1969 para cá, quando lí a Bíblia pela primeira vez de capa a capa, despertou em mim algo estranho; senti um imenso desejo de conhecer melhor o futuro da humanidade, talvez, porque passei a saber com uma certa exatidão, quando e como ocorreram os fatos históricos desde aquela época até hoje.

Decidi me aplicar na cronologia bíblica, com o auxílio insubstituível das obras: “Testemunhos Históricos das Profecias de Daniel” e “A Verdade Sobre as Profecias do Apocalípse” do velho e sábio teólogo Araceli Silveira Mello.

Aprofundei-me no assunto nos citados trabalhos e aumentou a curiosidade sobre > quando e como ocorrerá O FIM DO MUNDO razão pela qual, tomei a decisão de escrever esta modesta obra, sem a pretensão de infalibilidade, porém, com o único objetivo de ajudar aos outros a conhecer melhor o futuro que nos espera logo alí, catastrófico para a grande maioria, é verdade, mas, para os que amam a Deus e guardam os Seus Mandamentos, o porvir será deveras fantástico e promissor, conforme atestam as palavras de nosso Salvador Jesus Cristo, por meio dos Sagrados Oráculos de Jeovah.

Finalizando digo que, se acaso o prezado leitor discordar no todo ou em parte, quanto às interpretações aqui dadas, rogo não abrigar uma atitude contrária para sempre, porém, reconsidere com sabedoria e oração, procedendo como a própria Bíblia ensina: Comparando ponto por ponto, passagem por passagem, um pouco aqui e um pouco alí, regra sobre regra, preceito sobre preceito. (Isaías 28:9e10)

Por derradeiro, rogo ao Altíssimo que derrame o Espírito Santo, o nosso Consolador - (Jo. 14:26) em profusão aos que lerem este trabalho, recebam sabedoria e entendimento para usufruírem do aqui exposto, porque esse atual estado de ódio, insatisfação, imoralidade, violência, hipocrisia e de tantos outros péssimos adjetivos que qualificam nosso saturado planeta terra, terá um “ponto final” - que está mais próximo do que muitos imaginam indubitavelmente, será O FIM DO MUNDO.

Cachoeira do Sul (RS), 05 de julho de 1988.

Otávio Peixoto de Melo



INTRODUÇÃO

“A palavra APOCALÍPSE é um vocábulo que vem do grego e significa REVELAÇÃO”.

Nos Evangelhos encontramos o relato da humilhação de Jesus Cristo, da Sua condescendência, dos Seus trabalhos e sofrimentos, da Sua paciência, dos escárnios e insultos que sofreu por parte daqueles que Lhe deviam prestar reverência e finalmente, da Sua morte na afrontosa e triste cruz - morte considerada naqueles tempos como a mais ignominiosa que se podia infligir.

No Apocalípse temos a boa nova da Sua entronização em glória, da Sua associação com o Pai no trono do domínio universal, da Sua dominadora providência sobre as nações da terra e da Sua vinda, não como estrangeiro apátrida, mas com poder e grande glória, para punir Seus inimigos e recompensar Seus seguidores.

Uma voz clamou no deserto: Eis o Cordeiro de Deus; uma voz proclamará em breve, desde o céu: Eis o Leão da tribo de Judah.

No Apocalípse nos são patenteadas cenas de glória que ultrapassam tudo o que a imaginação pode conceber. Apelos de raro poder são feitos aos impenitentes, nas suas sagradas páginas, com ameaças de castigo sem paralelo em qualquer outra parte da Bíblia.

Consolação que nenhuma língua pode descrever é nele dada aos humildes seguidores de Cristo, neste mundo, em gloriosas visões dAquele que os pode auxiliar - dAquele que possui a chave de David, que tem os Seus ministros na Sua destra, que, posto haja sido morto, agora vive para todo o sempre e nos assegura que é possuidor das chaves da morte e da sepultura (inferno), e que fez a cada vencedor a repetida promessa de andar com Ele vestido de branco, com uma coroa de vida, participando do fruto da árvore da vida que cresce no meio do paraíso de Jeovah e de ressurgir para se assentar com Ele no trono da Sua própria glória.

Nenhum outro livro nos arrebata de um modo tão rápido e irresistível, para qualquer outra esfera. Extensos panoramas nos são aqui patenteados, não circunscritos por quaisquer objetos terrestres, mas levando-nos até outros mundos. E se há temas de vibrante e impressivo interesse, repletos de grandiosidade e arrebatadoras imagens, de sublimes e magnificentes descrições, que possam convidar a atenção da humanidade, o Apocalípse convida-nos a um cuidadoso estudo das suas páginas, que nos despertam para as realidades de um futuro e de um mundo invisível.”.

As Profecias do Apocalípse
de
Uriah Smith



REFLEXÕES SOBRE O APOCALÍPSE

O Apocalípse é a obra prima das revelações proféticas das Sagradas Escrituras; é a culminância da Divina inspiração e a história simbólica da dispensação cristã, que encerra com chave de ouro a Bíblia, a Palavra de Deus aos homens de todos os tempos.

De todos os livros da Bíblia, nenhum outro é tão solenemente introduzido; nenhum outro começa com uma tão graciosa e definida promessa de bênçãos, para os que lêem, para os que ouvem e para os que guardam as coisas que nele estão escritas.

O futuro do mundo acha-se alí amplamente delineado através do Apocalípse. O Velho Testamento revela Cristo em profecias definidas; os quatro Evangelhos O revelam em Sua vida terrena, Seu ministério, sofrimentos, morte, ressurreição e ascensão; os Atos dos Apóstolos e as Epístolas revelam os triunfos da Igreja sob o ministério de Seu Espírito; e o Apocalípse encerra um panorama de Sua glória, da concretização de Sua vida sobre os Seus inimigos e da Sua entronização no trono do mundo, como soberano absoluto.

Excepcional harmonia existe entre os livros do Apocalípse e Daniel; o segundo é uma profecia e o primeiro é uma revelação. O livro que está selado (fechado ao nosso entendimento) não é o Apocalípse, mas aquela porção da profecia de Daniel que se refere aos últimos dias, antes do FIM DO MUNDO. (Da. 12:4)

A palavra APOCALÍPSE vem de dois vocábulos gregos: APO (ocultar); CALIPSE (descobrir). Perguntará alguém: Se o Apocalípse se destina a REVELAR, por que não foi escrito em linguagem clara, simples e comum? ... por que foi escrito com o uso de símbolos? ... Este “porquê” fundamenta-se no fato de que a época era desfavorável ao cristianismo; Domiciano (imperador romano), tencionava exterminar o cristianismo, exterminando as Sagradas Escrituras, que pelo Apocalípse fala contra o Império Romano, bem como fala também contra três grandes corporações religiosas; se estas organizações entendessem o Apocalípse, por certo teriam já há muito tempo destruído.

Depois da ascensão de Jesus, João se apresenta como um fiel testemunho ocular e fervoroso obreiro do Mestre; como escritor sacro, nenhum outro igualou João. Mais de meio século havia passado, desde a organização da igreja cristã, em cujo tempo uma forte oposição se havia criado, contra a mensagem do evangelho. Durante essas perseguições, João fez muito para fortalecer a fé do cristão: O que era desde o princípio, o que vimos e ouvimos e as nossas mãos tocaram ... isto vos anuncia. (I Jo. 1:1-4)

João viveu até ser muito ancião, sendo testemunha da destruição de Jerusalém (70 a. D.), predita por Jesus Cristo; os hebreus nutriam grande ódio por João, porque ele dava eloqüentes testemunhos dos milagres feitos por Cristo e queriam silenciar aquela testemunha; por esse motivo, João foi chamado a Roma, acusado de ensinar doutrinas contra o Império Romano; defendeu-se como pode, de maneira clara e convincente, com simplicidade e candor, que suas palavras tiveram um efeito poderoso, não achando os seus acusadores, razão para o matarem, senão, banirem do império, por ordem de Domiciano, após passar por uma caldeira de azeite fervendo (segundo a tradição) e depois, desterrado para a Ilha de Patmos (Ikaria), no Mar Egeu, lugar árido, insalubre e de solo estéril, para lá morrer junto com outros perigosos criminosos - o que não se consumou, porque o feroz imperador Domiciano foi assassinado dois anos depois e Nerva subiu a trono, concedendo anistia a todos os presos políticos.

Nessas circunstâncias João recebeu em visão o Apocalípse, foi liberto, retornou para Éfeso, onde o escreveu, bem como, o seu evangelho (97 a. D.), tendo morrido de morte natural aos 100 anos de idade, sendo a última testemunha pessoal de Jesus.

A Verdade Sobre as Profecias do Apocalípse
de
Araceli Silveira Mello



CONSELHO

Para que o estimado leitor tenha uma melhor idéia desta obra, é imprescindível que a leitura seja acompanhada e comparada na Bíblia, com os textos mencionados no momento onde aparecem as referências; antes, porém, é importante que o prezado leitor faça uma ORAÇÃO silenciosa, pedindo ao Altíssimo, por intercessão do único Mediador entre Deus e os homens, a saber Cristo Jesus (At. 4:12; I Jo. 2:1) - a Divina inspiração para um entendimento correto e perfeito, cheio de sabedoria e compreensão das profecias dos últimos tempos, feitas por Jesus (no Apocalípse), das coisas que hoje já passaram e as que hão de acontecer - trágico para uns, magnífico para outros, pois será O FIM DO MUNDO.
O Autor


--- ::: o ::: ---



Capítulo I

Introdução:

O primeiro capítulo é o glorioso pórtico da mais grandiosa revelação de JEOVAH, aos homens;  mostra a sua origem Divina;  deparamos com as bem fundadas razões de João, a dedicação à Igreja Cristã e as circunstâncias que o rodeavam.

Foi revelado a João num dia muito especial, tendo o profeta salientado de maneira solene a importância deste dia glorioso, porque é o Dia do Senhor.

CRISTO é a figura central desta visão, na qual O deparamos em Seu supremo ofício sacerdotal, na Sua majestade e poder, a ponto do Seu querido apóstolo, nem mesmo em visão, suportar a Sua glória.



* 1 - O TÍTULO E ASSUNTO DO LIVRO

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; pelo seu anjo as enviou e as notificou a João seu servo, o qual testificou da Palavra de Deus, do testemunho de Jesus Cristo e de tudo o que tem visto. (Ap. 1:1e2)

0001 - Qual é a fonte original do Apocalípse?
R/ Jesus Cristo, o amado Filho de Deus. (Mt. 1:13-17)

0002 - Qual é o objetivo do Apocalípse?
R/ Para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer;
para entender é necessário ser Seu servo.

0003 - Quem são os Seus servos?
R/ Seus servos são aqueles que O servem, que O amam, que guardam a Sua palavra e os Seus Mandamentos - dados a Moisés, no Monte Sinai. (I Jo. 2:3-6; Êx. 20:1-17; Dt. 5:7-21; Mt. 5:17-19; Lc. 16:17)

0004 - Que meio Deus usou para enviar essa notificação (mensagem) a João, seu servo?
R/ O Seu anjo assistente.

0005 - Quem é esse anjo assistente?
R/ É o mesmo anjo que Deus usou diversas vezes, conforme se lê na Bíblia.
Foi enviado por Deus, para comunicar a Zacarias, o nascimento de João Batista, na ocasião definiu-se, dizendo: Eu sou Gabriel que assisto diante de Deus. (Lc. 1:19)
É o mesmo anjo enviado à Maria e José, em Nazaré, na Galiléia. (Lc. 1:26-38)
É o mesmo anjo que Deus usou, para dar entendimento a Daniel, quanto à visão que o profeta teve da Babilônia. (Dn. 8:16)
É um Secretário executivo de Deus.

0006 - Qual a ordem hierárquica, pela qual o Apocalípse foi dado?
R/ Origem Divina, de Deus; Revelação por Jesus Cristo; Notificação pelo anjo Gabriel; Recebida por João; Propagada no mundo pelas Sagradas Escrituras, a Bíblia (a Palavra de Deus).

0007 - De que maneira, João testificou da Palavra de Deus?
R/ Aceitando a Jesus como seu Salvador, razão por que Cristo o amava. (Jo. 19:26)
Testemunhando de Jesus. (Jo. 21:24e25)
Testificando da Divindade de Jesus. (I Jo. 2:1e2)
Guardando e ensinando a guardar os (Dez) Mandamentos de Jeovah. (I Jo. 5:2e3)
Estimulando a confiar em Jesus. (I Jo. 5:14e15)
Exortando os irmãos de fé. (II Jo. 12)
Pelo exemplo de seu viver até na aflição. (Ap. 1:9)

0008 - O que se entende por “testemunho” de Jesus Cristo?
R/ O próprio livro, responde: É o Espírito de Profecia. (Ap. 19:10)

0009 - O que é Espírito de Profecia?
R/ Espírito de Profecia é o DOM de Deus a homens santos chamados profetas, para falarem em nome de Deus, de maneira infalível (no ato de estar profetizando), conforme podemos observar nos escritos de Pedro - não sendo de particular elucidação, mas Divinamente inspirada e útil aos mortais. (I Pe. 1:10-12; II Pe. 1:20e21; II Tm. 3:16e17)

0010 - Como podemos entender, este “e de tudo o que tem visto” de João?
R/ Se o espaço permitisse, poderíamos fazer uma longa e pormenorizada explanação, deste de tudo o que João viu. E quão gloriosa coisa viu ele!
O seu evangelho testifica de inúmeras coisas gloriosas, que ele viu. Os milagres, os ensinos, a transfiguração, a agonia no Getsêmani, a humilhação perante Caifás e Pôncio Pilatos, a via sacra, a crucificação, a ressurreição, a ascensão, o grandioso amor do Salvador, o poderoso Pentecostes e suas conversões em massa - foram coisas maravilhosas que João viu e testificou.
Essa, é a terceira razão que distinguiu João, como recebedor do Apocalípse, além de ter presenciado a destruição de Jerusalém, em 70 a. D. - predita pelo Mestre Jesus, quarenta anos antes disso acontecer. (Mt. 24:1e2)



* 2 - A BÊNÇÃO

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap. 1:3)

0011 - Qual é essa grande Bem-aventurança?
R/ A palavra grega da qual é vertida “Bem-aventurança” é MAKARIOS - e significa “Felicidade celestial”.
Logo, a pessoa “Bem-aventurada” é aquela que terá a “Felicidade celestial” - se ler, ouvir as palavras desta profecia e, principalmente, guardar (praticar) as coisas que nela estão escritas.

0012 - Por que razão, devemos aceitar e observar a mensagem do Apocalípse?
R/ O próprio livro, responde - porque o tempo está próximo.

0013 - A qual tempo, Jesus está se referindo?
R/ Sem sombra de dúvidas, Jesus está se referindo ao tempo do Fim do Mundo - o que já havia profetizado. (Mt. 24:3-51)



* 3 - A DEDICAÇÃO ÀS SETE IGREJAS

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz sejam convosco da parte dAquele que é, que era, que há de vir e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai;  a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.  Eis que vem com as nuvens, todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Ap. 1:4-8)

0014 - Naquele tempo, havia somente sete igrejas na Ásia?
R/ À primeira vista, parece que sim, entretanto, lendo-se o livro de Atos dos Apóstolos e as Epístolas, deduz-se que outras existiam já naquela época, tais como: Galácia, Colosso, Filipos, Tessalônia (às quais Paulo escrevera cartas); também, Mileto, Trôas, Perge, Icônio, Listra, Derbe, Antioquia, Capadócia, Bitínia e outras.
Talvez, essas sete fossem as principais (Matrizes), porque do número 7 deduz-se à perfeição.

0015 - Quem é este que é, que era e que há de vir?
R/ O próprio livro, responde: O Todo-Poderoso. (Ap. 1:8)

0016 - Que sete espíritos são estes, que estão diante do Seu trono?
R/ Em Apocalípse (capítulos 4 e 5), veremos que os SETE espíritos que estão diante do Seu trono, estão simbolizados por SETE lâmpadas de fogo, SETE pontas e SETE olhos, representando vivamente a Sabedoria, o Poder e a Vigilância que Deus (por Seu Espírito Santo) exerce na terra, especialmente para instruir, fortificar e guardar Sua Igreja (Congregação), em meio aos perigos este mundo.

0017 - Por que, sete?
R/ No emblema do número SETE, é assegurada à Igreja (Congregação) de Deus, a plenitude multiforme do poder Divino.

0018 - Quantas características, são aqui apresentadas?
R/ SETE.

0019 - Quais são as sete características de Jesus Cristo?
R/ São elas:
Fiel Testemunha; Primogênito dos mortos; Príncipe dos reis da terra; Aquele que nos ama porque em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados; Nos fez reis;  Nos fez sacerdotes para Deus e Seu Pai; E digno é de glória e poder para todo o sempre.

0020 - O que, podemos entender por fiel testemunha?
R/ O glorioso testemunho que Jesus deu na terra, enquanto vivia - do Pai, de si mesmo e da verdade. (Mt. 6:9; I Jo. 5:7; Jo. 17:17)

0021 - O que, podemos entender por Primogênito dos mortos?
R/ Paulo, afirma que Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito Primícias daí, primogênito (primeiro) dos que dormem o sono da morte. (I Co. 15:20)
Mais detalhes, nas questões 0460-0462 e 0863-0865.

0022 - O que podemos entender por, Príncipe dos reis da terra?
R/ Esta declaração O coloca acima dos principais (governantes) do mundo.
Acima de todo o principado e poder, e potestade e domínio. (Ef. 1:21)

0023 - O que podemos entender por, Aquele que nos ama e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados?
R/ Ninguém tem maior amor do que este:
De dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (Jo. 15:13)
O seu sangue nos purifica de todo o pecado. (I Jo. 1:7)

0024 - Como podemos entender que, Jesus nos fez reis?
R/ Paulo afirma aos romanos que, reinaremos em vida, por Jesus. (Rm. 5:17)
Veja-se capítulo XX.

0025 - Como podemos entender que, Jesus nos fez sacerdotes para Deus, Seu Pai?
R/ Pedro afirma que, Jesus nos fez sacerdócio real, para anunciar as Suas virtudes. (I Pe. 2:9)
Veja-se capítulo XX.

0026 - Como podemos entender que, Jesus é digno de glória (honra) e poder, para todo o sempre?
R/ João no seu evangelho, por inspiração Divina, instrui - para que sejam dadas honras (glórias) ao Filho, Jesus. (Jo. 5:23)
A Ele, foi dado todo o poder no céu e na terra. (Mt. 28:18)

0027 - O que significa a palavra amém?
R/ A palavra AMÉM, quer no hebraico, quer no grego, significa - Assim seja ou, Seja feito assim.
É formada das letras iniciais das três palavras hebraicas - ADONAI, MELECH e NEEMAN - que traduzida para o português, dizem Senhor Rei Fiel.

0028 - Que promessa é essa, de vir com as nuvens e todo o olho O verá?
R/ São várias as passagens bíblicas que afirmam a volta de Jesus.
Por ocasião da Sua ascensão ao céu, dois varões (anjos) afirmaram esta promessa aos apóstolos que O fitavam enquanto subia, que Ele, Jesus voltaria, assim como para o céu, estavam vendo Ele subir. (At. 1:9-11)
Eles viam que Jesus subia de forma corpórea, visível, não em espírito de forma invisível ou na morte (como muitas religiões afirmam).
Paulo afirma essa mesma promessa aos cristãos da Tessalônia. (II Ts. 1:7)
Também afirma o mesmo aos hebreus. (Hb. 9:28)
Mateus afirma, que será verdadeira esta volta; por conseguinte, se Ele vier de forma corpórea, visível a todos os Seus, será mesmo como um relâmpago que se mostra de uma vez a todos, desde o oriente até o ocidente, sem sombra de dúvidas. (Mt. 24:27)

0029 - Até mesmo os que O traspassaram, O verão?
R/ Sim, de fato estes também O verão.
Ressuscitarão antes, para assistirem tamanho acontecimento, até então nunca visto.
Os famigerados Anás e Caifás, os membros do Sinédrio, Pilatos, Herodes e todos os Seus acérrimos inimigos ressurgirão do pó da terra, para O verem em MAJESTADE, sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória de Rei dos reis. (Dn. 12:2; Ap. 17:14)
Isto, quando por ocasião do último dia da nossa história - no FIM DO MUNDO.

0030 - Como podemos entender que, todos as tribos da terra se lamentarão sobre Ele, no ato da Sua volta?
R/ A volta de Jesus, para buscar os Seus escolhidos, aos quais causará grande alegria; enquanto, aos que O não aceitaram como Seu Salvador, causará um acontecimento aterrador, senão vejamos:
Sobre esse futuro acontecimento, Mateus afirma no seu evangelho - Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mt. 24:30e31; veja-se também: Sf. 1:14-18; II Pe. 3:7e10)

0031 - Como identificar, Este que se apresenta como sendo o ALFA e o ÔMEGA?
R/ O ALFA e o ÔMEGA são a primeira e a última letras do alfabeto grego (donde procede o nosso alfabeto), em grego foi escrito o Apocalípse e o Novo Testamento.
Conclui-se que, toda e qualquer conversa começava, prosseguia e terminava entre aquelas duas letras, obrigatoriamente - como hoje deve passar entre o A e o Z.
Devemos ter isso como parâmetro - em nossa conversa, do princípio ao fim deve ser de conformidade com a vontade de Jesus; sem Ele nada podemos fazer! (Jo. 15:5)

0032 - Quem é Este TODO-PODEROSO?
R/ É o que ressuscitou dos mortos e subiu ao céu, está vivo para interceder por nós junto ao Pai; é Jesus Cristo, o nosso Advogado! ... (At. 1:11; I Jo. 2:1)
É o que era antes da fundação do mundo! ... (Jo. 17:5e24; I Pe. 1:20)
É o que há de vir! ... (Mt. 24:30-31; Jo. 14:1-3; II Ts. 1:7; Hb. 9:28)



* 4 - JOÃO DESCREVE A VISÃO

Eu João, que também sou vosso irmão, companheiro na aflição, no reino e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. (Ap. 1:9)

0033 - Que título João preferiu, para ser identificado perante a família cristã que o rodeava?
R/ João não quis ser chamado de pai (padre), pastor ou líder; preferiu o humilde título de irmão.

0034 - Como, João endossa esse título fraternal de irmão?
R/ Dando-se melhor a conhecer, como companheiro.

0035 - João, se atribuiu no que?
R/ Companheiro na aflição, no reino e na paciência de Jesus.

0036 - Como se explica: Companheiro na aflição?
R/ Naquela época, o César Domiciano (imperador romano) queria sufocar o tal cristianismo, que apontava para um tal Jesus Cristo, que seria mais cedo ou mais tarde aclamado rei; usava de todos os meios, para exterminar os adeptos do Salvador, desde a tortura até à morte.
Isso, causava uma grande aflição entre os cristãos.

0037 - Como se explica: Companheiro no reino?
R/ Certamente, não era no reino de César que João se referia, mas sim, no reino porvir do seu Mestre Jesus.

0038 - Como se explica: Companheiro na paciência de Jesus Cristo?
R/ Tirando uma lição, lendo a biografia de Jesus nos evangelhos.
Certa feita, Pedro assim escreveu sobre tal:
O qual, quando O injuriavam, não injuriava e quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se Àquele que julga justamente. (I Pe. 2:23)

0039 - Onde se encontrava João, quando recebeu o Apocalípse?
R/ Na ilha de Patmos (Ikaria), próxima à costa ocidental da Ásia Menor (Turkia), no Mar Egeu.

0040 - Por qual razão, João estava banido naquele lugar inóspito e insalubre?
R/ Por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho Jesus Cristo.

0041 - Como se explica: Palavra de Deus e testemunho de Jesus?
R/ A Palavra de Deus - são as Sagradas Escrituras (a Bíblia).
Testemunho de Jesus - eram as provas de poder que Cristo demostrara discursando com autoridade e fazendo milagres; ora, esse tal Jesus os romanos já haviam eliminado há 63 anos e não admitiam que estivesse vivo novamente.



* 5 - O ÊXTASE DE JOÃO

Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e ouvi detrás de mim uma grande voz como de trombeta. (Ap. 1:10)

0042 - Como se explica esse arrebatamento em espírito, do qual João fala?
R/ O Espírito Santo do Todo-Poderoso colocou João em estado de êxtase, de ver o sobrenatural, porque em corpo estava ele na ilha de Patmos.
Balaão, passou por essa experiência - caindo em êxtase. (Nm. 24:4e16)
Daniel, foi outro que passou por semelhante experiência de êxtase. (Dn. 10:7e8)
Pedro, também passou por êxtase. (At. 10:9e10)
Paulo, igualmente caiu em êxtase. (At. 22:17)

0043 - Em que dia, João teve esse arrebatamento ... esse êxtase?
R/ No Dia do Senhor.
A construção da sentença Dia do Senhor - vem do grego KURIAKE HÊMERA e não deixa dúvida que o profeta refere-se a um dia de propriedade de Jeovah.
O vocábulo KURIAKE é adjetivo possessivo - que está determinando o substantivo HÊMERA (dia), como uma posse (particular) de alguém.
Indubitavelmente, João sabia qual era o Dia do Senhor; as Sagradas Escrituras, com as quais João estava bem familiarizado, definem com total clareza e exatidão.
O Dia do Senhor, não é um dia qualquer da semana que o cristianismo queira determinar; é aquele dia que Jeovah instituiu para descanso desde a criação do mundo e lembrado a Moisés, no Sinai. (Gn. 2:2e3; Êx. 20:8-11; Dt. 5:12-15)
É o mesmo dia lembrado pelo profeta Isaías. (Is. 58:13)
Lembrado por Jesus. (Mt. 5:17e18; Mc. 2:28; Lc. 16:17)
O Dia do Senhor é um SINAL de Deus. (Êx. 31:13-17; Ez. 20:12e20)
Mais detalhes, veja-se - * 181 e * 182.

0044 - O que, João ouviu como que, por detrás dele?
R/ Ouviu uma grande voz (uma voz forte).



* 6 - A ORDEM DE ESCREVER NUM LIVRO

Que dizia: O que vês, escreve num livro e envia às Sete Igrejas, que estão na Ásia: Éfeso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia e Laodicéia. (Ap. 1:11)

0045 - O que dizia aquela voz como que de trombeta?
R/ O que vês, escreve num livro e envia às Sete Igrejas da Ásia.

0046 - Quais são as Sete Igrejas da Ásia?
R/ São elas: Éfeso, Smirna (Esmirna), Pérgamo (Bergama), Tiatira (Akhisar), Sardo (Sart), Filadélfia (Alasehir) e Laodicéia (Eski Hissar).
Os nomes que aparecem entre parêntesis, são as denominações atuais.



* 7 - PRIMEIRA PARTE DA VISÃO

E virei, para ver quem falava comigo; e virando-me, vi sete castiçais de ouro. (Ap. 1:12)

0047 - Como procedeu João, ao ouvir aquela misteriosa voz forte, como de trombeta?
R/ Virou-se, para ver quem falava com ele.

0048 - Virando-se, o que viu João?
R/ Viu sete castiçais de ouro.

0049 - O que é um castiçal?
R/ É um objeto que pode portar luz.

0050 - Por que, os castiçais eram de ouro?
R/ Porque ouro é o mais precioso metal que o homem conhece; ora, tratando-se de um objeto do céu (lugar onde tudo é puro e precioso), aquilo não poderia ser outro metal.



* 8 - SEGUNDA PARTE DA VISÃO

No meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de um vestido comprido e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã branca, como a neve e os seus olhos como chama de fogo. Os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha e a sua voz como a voz de muitas águas. Ele tinha na sua destra sete estrelas e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. (Ap. 1:13-16)

0051 - Quem, João viu no meio dos sete castiçais?
R/ João, viu alguém semelhante ao Filho do homem, isto é: Jesus Cristo.
Muitas vezes ele viu seu Mestre assim se autodenominar. (Mt. 8:20; Lc. 9:58)

0052 - Como se apresentava o Filho do homem, naquela ocasião?
R/ Com vestimenta comprida até aos pés, cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

0053 - Qual era o aspecto do Filho do homem?
R/ Ele tinha cabelos brancos como a neve; seus olhos eram chamejantes; seus pés eram como latão reluzente e purificado pelo fogo; sua voz era forte como o som de muitas águas.

0054 - O que havia à destra do Filho do homem?
R/ Haviam sete estrelas, cujo o significado veremos na questão 0071.

0055 - O que João via sair da boca do Filho do homem?
R/ Uma espada de dois fios (que corta por dois lados); a justiça é exercida pelo poder, que sempre é representado por uma espada de dois gumes.

0056 - Profeticamente falando, o que representa essa Espada?
R/ A Bíblia diz, que essa espada é a Espada do Espírito - que é a Palavra de Deus - que representa a o PODER da Palavra de Deus. (Ef. 6:17)

0057 - Como parecia o rosto do Filho do homem?
R/ João descreve o Filho do homem com o rosto semelhante ao sol, quando a sua força resplandece.
Daniel certa feita, contemplou alguém semelhante a um relâmpago. (Dn. 10:7e8)



* 9 - O DESMAIO DE JOÃO

Eu, quando vi, caí a Seus pés como morto e Ele pôs sobre mim a Sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém.  Tenho as chaves da morte e do inferno. (Ap. 1:17e18).

0058 - O que aconteceu a João, quando ele deparou-se com aquela cena espetacular?
R/ João, caiu extasiado como morto a Seus pés.

0059 - O que sucedeu a João, após a sua queda?
R/ O Filho do homem não permitiu que Seu amado João permanecesse extasiado; estendeu-lhe a mão e conforta-o com amáveis palavras.

0060 - O que, disse-lhe o Filho do homem?
R/ O Salvador do mundo disse-lhe: Não temas.

0061 - Como se identificou o Seu Mestre?
R/ Jesus assim se identificou: Eu sou o primeiro e o último; o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém.  (Veja-se as questões 0028, 0031 e 0032)

0062 - Jesus disse que tinha o que, de grande e suma importância?
R/ O Filho do homem disse que tinha a chave da morte e do inferno.

0063 - Como se explica essa verdade?
R/ A MORTE - todos sabem o que é; embora, existam muitas pessoas contrárias à Bíblia e a seus ensinamentos, onde é afirmado que a pessoa ao morrer passa a descansar na sepultura.
Os tais contrários à Bíblia, afirmam que a pessoa ao morrer vai - ou para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno, ou para o limbo.

0064 - E qual é a orientação da Bíblia, sobre esse assunto?
R/ Segundo a Bíblia, a MORTE nada mais é do que UM SONO PROFUNDO - que só Deus pode despertar.
Daniel certa feita falou a respeito da morte, assim:  Muitos dos que dormem no pó da terra, ressuscitarão. (Dn. 12:2)
Jesus numa ocasião referiu-se à morte de Seu amigo Lázaro, assim:
Lázaro, o nosso amigo dorme, mas vou despertá-lo do sono. (Jo. 11:11)

0065 - O que acontece, quando alguém morre?
R/ A Bíblia é clara e assim nos ensina, que a pessoa ao morrer - sai-lhe o espírito e eles (os mortos) tornam-se em sua terra (em pó, em solo); naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. (Sl. 146:4 - versões Almeida e Novo Mundo)  ou  (Sl. 145:4 - versões Vulgata e Beneditinos)

0066 - Então, o morto nada sabe?
R/ Exatamente; os mortos nada sabem.
A Bíblia diz: Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma ... a sua memória ficou entregue ao esquecimento. (Ec. 9:5)
... na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. (Ec. 9:10)

0067 - O que é INFERNO?
R/ A palavra INFERNO - aqui no Apocalípse, é traduzida do vocábulo grego HADES - e quer dizer SEPULTURA.
No Velho Testamento a palavra INFERNO - é traduzida do vocábulo hebraico SHEOL - e quer dizer LUGAR dos MORTOS (Cemitério).
Entretanto, do grego também é vertida do vocábulo GEHENNA (oriundo do hebraico GEHINNON) - e quer dizer LUGAR de TORMENTOS (nome do lugar, no vale de Hinnon, onde queimavam crianças vivas, em honra ao deus Moloc) e ou MISÉRIA (lugar nas imediações de Jerusalém onde os pobres catam sobras, o fogo não se apaga porque ali queimam lixo).
Veio a servir de emblema do pecado, quando então passou a ser usado, designando o lugar de castigo eterno.  (Dicionário da Bíblia - Verbete INFERNO - John D. Davis)

0068 - Como podemos concluir esta afirmativa de Jesus, quando Ele diz ter as chaves da morte e do inferno?
R/ Raciocinando da seguinte forma:
A MORTE não pôde segurar Jesus na sepultura (seu domínio) - pois Ele ressuscitou. (Mt. 28:1-6; Mc. 16:1-8; Lc. 24:1-12; Jo. 20:1-10)
A AFIRMATIVA de Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá. (Jo. 11:25)
A SEPULTURA (Hades ou Inferno), também não pôde reter Jesus. (Mt. 28:6)
Logo, se Jesus dominou a morte e o hades (inferno) - conclui-se obviamente, que ELE possui as “Chaves da Morte e do Inferno”.



* 10 - O QUE ERA PARA ESCREVER

Escreve as coisas que tens visto, as que são e as que depois hão de acontecer: O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas e os sete castiçais que viste, são as sete igrejas. (Ap. 1:19e20)

0069 - Que recomendação especial João recebeu do anjo, naquele instante?
R/ Que escrevesse as coisas que são, que ele havia visto e as que depois daquele momento, ele haveria de ver, o que por certo aconteceria.

0070 - Após essa especial recomendação, que instrução João recebeu do anjo do Senhor?
R/ Foi a interpretação fiel de Deus, revelada por Jesus, por meio de Gabriel o anjo assistente, sobre a visão que João tivera das sete estrelas à destra de Jesus e dos sete castiçais de ouro, dentre os quais Jesus estava postado - são, as coisas que SÃO (na visão).

0071 - E qual é esta interpretação fiel?
R/ As sete estrelas, SÃO os sete anjos das sete igrejas.
Os sete castiçais de ouro, SÃO as sete igrejas.

0072 - O que podemos deduzir da comparação feita por Jesus, com referência às sete estrelas que representam os sete anjos?
R/ Nós não podemos mirar diretamente o SOL que nos manda sua luz, mas podemos mirar as estrelas que refletem a mesma luz.
Assim DEUS (o sol), usa os seus anjos (as estrelas) - por meio dos quais recebemos a Sua luz.

0073 - O que podemos deduzir da comparação feita por Jesus, com referência aos sete castiçais que representam as sete igrejas?
R/ Se os sete castiçais representam as sete igrejas, podemos assim deduzir, que - castiçais são objetos portadores de luz, assim são as igrejas - elas não possuem luz própria, apenas refletem a luz que vem de Jesus.
Essa é a razão de Jesus estar dentre as igrejas (no meio delas).


--- ::: o ::: ---




Capítulo II

Introdução:

Neste capítulo, estudaremos a continuação da primeira visão. 
As quatro primeiras cartas, com as suas correspondentes épocas:
ÉFESO - De 30 até 100 a. D. - Da ascensão de Jesus à morte de João.
SMIRNA - De 101 até 312 a. D. - Da morte de João ao fim da perseguição do Imp. Deocleciano.
PÉRGAMO - De 313 até 537 a. D. - O Papa é elevado ao poder, pela espada de Belisario.
TIATIRA - De 538 até 1516 a. D. - Reforma de Lutero.




* 11 - PRIMEIRA CARTA - À ÉFESO

Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz Aquele que tem na Sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.  Eu sei das tuas obras, o teu trabalho, a tua paciência e que não podes sofrer os maus tratos; puseste à prova os que dizem ser discípulos e não o são, tu os achaste mentirosos.  Sofreste e tens paciência; trabalhaste pelo Meu nome e não te cansaste.  Tenho porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.  Lembra-te pois donde cais-te, arrepende-te e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do se lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaitas, as quais Eu também aborreço. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do Paraíso de Jeovah. (Ap. 2:1-7)


074 - Para quem, João recebeu ordem de escrever?
R/ Ao anjo da igreja que está em Éfeso.

0075 - Como escrever a um anjo e de uma certa localidade terrestre?
R/ A palavra ANJO, provém do vocábulo grego AGGELOS e designa MENSAGEIRO (Emissário).
Aqui, Jesus usa este vocábulo no sentido simbólico, referindo-se ao anjo (à estrela) daquela igreja.

0076 - À qual igreja foi escrita a primeira carta?
R/ À igreja da cidade de ÉFESO, situada na Ásia Menor (hoje, Turkia).
Foi edificada no século XI a. C., tendo um importante porto com um comércio em grande escala.
Nessa cidade, foi fundada a igreja de Cristo, pelo discípulo Paulo. (At. 19:1-41)
João, alí viveu e ensinou algum tempo.
Profeticamente, esta carta se relaciona com o período histórico de 30 até 100 a. D.
Em ÉFESO floresciam as instituições de uma civilização aperfeiçoada e o que mais chamava a atenção era o famoso Templo de Diana (habitado por Hecat, a deusa da caça, representada numa enorme e magnífica estátua de ouro); era centro internacional de atração mundial e ali a filosofia era;
A Lua no céu e Diana na terra.
Essa cidade era considerada um dos olhos da Ásia, possuía edifícios de apreciáveis proporções, dos quais o Forum era o mais importante; o seu teatro comportava 30 mil pessoas, tinha uma bela biblioteca e o estádio media 185 por 41,25 metros, com 7.631,25 m2.

0077 - O quer dizer ÉFESO?
R/ A palavra ÉFESO, significa - DESEJÁVEL (por situar-se numa desejável e estratégica posição geográfica, possuindo desejáveis edifícios, tinha uma desejável civilização, um desejável porto, um desejável templo, um desejável estádio).
Sim, em Éfeso tudo era desejável, de grande opulência e ganância aos ambiciosos olhos humanos.
A igreja de Cristo, lá também era DESEJÁVEL aos olhos de Jeovah; foi fundada por um santo homem de Deus, possuía poder sem limites da Chuva Temporã (o Espírito Santo e seus maravilhosos dons); lá, não faltaram grandes profetas que deram eloqüente testemunho de Jesus.
Sim, a igreja de Éfeso também era desejável; foi a única dentre as sete, distinguida pela Divina Providência, a receber uma Epístola do discípulo Paulo.

0078 - Como se apresenta CRISTO, à igreja de Éfeso?
R/ Com um diálogo simbólico evidenciando claramente Sua autoridade de Mestre, sobre ela, assim dizendo:
Isto diz Aquele que tem na Sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.

0079 - Que elogios são feitos, com conhecimento de causa?
R/ Dizendo assim: Eu sei as tuas obras, o teu trabalho, a tua paciência e que não podes sofrer maus tratos; puseste à prova os que dizem ser discípulos e não o são, tu os achas-te mentirosos. Sofreste e tens paciência; trabalhaste pelo Meu nome e não te cansaste.
Jesus considera na igreja de Éfeso, as obras, o trabalho esforçado, a paciência, os sofrimentos com perseguições, a prova Divina e a perseverança.

0080 - Que censura, é feita por Jesus?
R/ Assim dizendo:  Tenho porém, contra ti, que deixas-te o teu primeiro amor.
Como em todas as igrejas, com o passar do tempo muitos vão esfriando a sua fé inicial, o seu primeiro amor.

0081 - Que exortação, é feita pelo Salvador?
R/ Esta: Lembra-te, pois, donde caíste e arrepende-te.

0082 - Que admoestação, faz o Divino Mestre?
R/ Esta: Pratica as primeiras obras.
Logo que o converso aceita o cristianismo, surge aquela vontade de servir ao Seu Mestre, que era primeira fé, ou primeiro amor , que deveria ser reativado.

0083 - Que dura advertência, é feita pelo Justo Juiz?
R/ Esta: Quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal.Ora, a videira que não dá bons frutos é cortada e lançada no fogo. (Jo. 15:5)

0084 - Que outra importante admoestação, é feita por Cristo?
R/ Esta: Tens porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaitas, as quais Eu também aborreço.
Segundo os historiadores: Irineu, Tertuliano e Clemente de Alexandria, a palavra nicolaitas provem de um tal Nicolau (prosélito de Antioquia) e identifica os adeptos de uma seita que estava abarcando os cristãos; consistia de maus e errados hábitos condenados pelas Sagradas Escrituras, no que tange à alimentação; ensinavam que a sensualidade não contaminava a mente e portanto, não era pecado, bem como a libertinagem sensual, a exaltação ao adultério, a fornicação e outras coisas abomináveis a Jeovah.
Os nicolaitas ensinavam também, a mediação com o céu por meio de estátuas e um grande número de deuses pagãos, o que é pura idolatria.

0085 – Que ênfase é dada à voz do Espírito Santo de Jeovah?
R/ Uma frase de importante significado que é dita à todas as igrejas, mandando atentar à voz do Espírito Santo, que é mencionada também pelo profeta Isaías (Is. 30:21), como segue:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

0086 - Que gloriosa promessa é feita ao vencedor, seguidor de Jesus?
R/ Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do Paraíso de JeovahEsta promessa é extensiva ao vencedor de todos os tempos e deve ser o alvo de todo o cristão.

0087 - Mas, vencer o que?
R/ Na batalha da vida, há a constante luta entra duas facções muito conhecidas, do BEM contra o mal; essa luta entre o CERTO e o errado, vem desde a criação do mundo; é a batalha entre a LUZ e as trevas;  é o combate entre a VERDADE e a mentira; é a luta entre o ESPIRITUAL e o material;  é a guerra feroz entre CRISTO e Satanás.

0088 - Qual é a recompensa aos vencedores, prometida por Jesus?
R/ Comer do fruto da árvore da vida; dos frutos desta árvore, até hoje só dois mortais comeram, Adão e Eva. (Gn. 2:8e9)

0089 - Onde está a árvore da vida?
R/ Está no meio do Paraíso de Jeovah (Jardim do Éden).

0090 - É por ventura, a mesma árvore da vida, do mesmo Paraíso de Deus?
R/ A Bíblia, ao referir-se à árvore da vida e ao Paraíso de Deus, sempre procede no singular; é definida claramente a maneira como as Sagradas Escrituras se reportam a tais fatos.
Em toda a Bíblia, apenas 6 vezes é a árvore da vida, mencionada: 3 no Gênesis e 3 no Apocalípse. Sem dúvida alguma, é a mesma árvore da ciência do bem e do mal. (Gn. 2:9)

0091 - Onde estava situado este magnífico Paraíso de Deus?
R/ No oriente, entre os rios Eufrates, Tigre, Pisom e Giom. (Gn. 2:8-17)
Os dois primeiros ainda existem hoje, os outros dois por serem menores, eram arroios afluentes destes (um, para cada um), talvez receberam outros nomes.

0092 - Podemos saber mais, da localização deste Jardim?
R/ Estava localizado onde hoje se situa o IRAQ, onde outrora era a Mesopotâmia; terra dos caldeus; terra dos babilônios.

0093 - Mas, onde está este belo Paraíso de Jeovah?
R/ Recorramos à Palavra de Deus.
Sabemos que Adão e Eva, pecaram e foram expulsos deste Paraíso; que Deus pôs Querubins de guarda à porta deste Paraíso, para que os pecadores não mais comessem do fruto da árvore da vida da ciência do bem e do mal. (Gn. 3:1-24)
O discípulo Paulo, dá-nos uma preciosa orientação sobre este assunto, quando se refere a um arrebatamento de espírito que teve (já dissertado na questão 42), diz:
Conheço um homem (era ele mesmo) ... que foi arrebatado até ao terceiro céu ... foi arrebatado ao PARAÍSO e ouviu palavras inefáveis de que ao homem não é lícito falar. (II Co. 12:1-4)
Para concluir este maravilhoso assunto, leiamos:
“Las Profecias de Daniel y el Apocalipse” - Volume II - pág. 36
O Paraíso verdadeiro foi trasladado ao mundo invisível e está no Céu.

0094 - Podemos crer nessa promessa?
R/ Sabemos que JESUS e o PAI, são UM. (Jo. 10:30)
Josué nos diz, que Palavra alguma falhou, de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu (Js. 21:45; 23:14); só há uma condição.

0095 - Qual é essa condição?
R/ Assim, nos Sagrados Oráculos do Senhor Jeovah:  Tão somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a Lei de Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus e andeis em todos os Seus caminhos e guardeis os Seus Mandamentos e vos achegueis a Ele, e o sirvais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. (Js. 22:5)



* 12 - SEGUNDA CARTA - À SMIRNA


Ao anjo da igreja que está em Smirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: Eu sei as tuas obras, tribulações, pobreza (mas tu és rico), a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, porque são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o Diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Ap. 2:8-11)

0096 - Esta carta foi escrita ao anjo de qual igreja?
R/ À igreja de Smirna (Esmirna), também situada na costa ocidental da Ásia Menor (Turkia), com o Mar Egeu; foi edificada em 1312 a. C. - por Teseu, que a batizou com o nome de sua esposa Smirna.
SMIRNA, quer dizer Mirra - que por sua vez designa PERFUME (cheiro suave).
MIRRA é uma pequena planta que, quando esmagada desprende uma resina aromática de cheiro agradável, porém de sabor amargo; entrou na composição do Óleo da Unção do SANTUÁRIO ISRAELITA (Tenda da Congregação, Tabernáculo do Testemunho, Templo de Salomão, Templo de Zorobabel, Templo de Herodes) este último, ao tempo do nascimento do Messias Salvador do Mundo, JESUS CRISTO - que recebeu MIRRA como presente dos reis magos e também tendo chegado à Sua morte, quando foi ungido para o Seu sepultamento.
Mais cristãos são encontrados hoje em Smirna (Esmirna), do que em qualquer outra cidade da Turkia.
Lá, nem tudo era prosperidade; a corrupção campeava por toda a cidade, que se deleitava com festas em honra ao deus romano BACO (que passou à tradição, como o deus do vinho e dos prazeres) - festas estas lideradas por Tertuliano (homem escandaloso) daí tertúlias, licenciosas que receberam o nome de BACANAL (derivado de Baco) - hoje CARNAVAL (festa da Carne - ou, dos prazeres da carne).
A carta à igreja de Smirna, relacionava-se profeticamente com o segundo período da Igreja Cristã - de 101 até 312 a. D.

0097 - Como se identifica O Autor desta carta?
R/ Pela frase: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu; Jesus.
(Tema já abordado nas questões 0028, 0031, 0032 e 0061).

0098 - Como Jesus inicia esta carta, antes de referir-se à condição particular daquela igreja?
R/ Com a mesma afirmativa:  Eu sei as tuas obras.

0099 - Em que condições se encontrava a igreja de Smirna?
R/ Em grandes tribulações, por causa das forte perseguições que estava passando e que ainda haveria de passar.
Os cristãos se tornavam pobres, porque seus bens eram arrestados, roubados, tomados e saqueados ou destruídos pelo férreo império romano, para que seus membros negassem a Jesus - que os confortou, dizendo: mas tu és rico.

0100 - Como entender:  E a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são?
R/ Paulo, declara: Não é judeu o que o é exteriormente ... mas, é judeu o que é no interior. (Rm. 2:28e29)
Esta declaração nos leva a crer, no sentido espiritual, o nome judeu é emblema do homem de fé ou, do verdadeiro crente em Jesus Cristo.
A afirmativa de Jesus que, na igreja de Smirna havia falsos judeus, eqüivale a dizer o mesmo que havia falsos cristãos e que, a pretensão de serem cristãos sem realmente o serem, é uma blasfêmia que repugnava o Autor desta carta, como REPUGNA hoje a Jesus Cristo - Nosso Salvador.

0101 - Na realidade, o que a congregação dos falsos judeus formavam?
R/ A SINAGOGA de Satanás.

0102 - Como entender melhor esta afirmativa, de: SINAGOGA de Satanás?
R/ Já comentamos sobre o culto ao deus Baco, prestado pelos romanos (Tertúlias, que deram origem aos Bacanais e daí, Carnavais).
Dentre os adeptos dessas festas idólatras, contavam-se os pretensos judeus (falsos cristãos) - formando a tal Sinagoga de Satanás.

0103 - Que importante advertência Jesus faz à igreja de Smirna?
R/ Lhe é notificada de futuras coisas que ela padeceria ainda, nada tendo a temer.

0104 - Que importante líder estava para iniciar uma campanha, contra essa igreja?
R/ O Diabo.

0105 - Qual era o objetivo dessa feroz campanha?
R/ Era lançar alguns cristãos na prisão.

0106 - Qual a finalidade que o Diabo tinha, em lançar alguns cristãos na prisão?
R/ O Diabo pretendia que alguns cristãos de Smirna, fossem tentados a abandonarem a fé, para que depois a igreja toda esfriasse e caísse em seu poder.

0107 - Que difícil e pesada provação, a igreja de Smirna estava sendo notificada, que ia acontecer em breve?
R/ Passariam por uma tribulação de dez dias.

0108 - Mas, dez dias - é pouco espaço de tempo, não?
R/ Se fossem dez dias literais, realmente é pouco tempo; entretanto, em profecia a contagem do tempo é diferente, cuja REGRA é baseada no sol e na lua, os luminares. (Gn. 1:14-18)

0109 - Que REGRA é essa e onde se encontra?
R/ Essa REGRA vem desde os tempos de Moisés, cujo primeiro registro ocorre em Números 14:34 e, muito depois é mencionada pelo profeta Ezequiel 4:6.

0110 - Qual é a REGRA especificamente?
R/ Para o Senhor, cada dia em profecia eqüivale a um ano literal.

0111 - Se a REGRA é essa, dez dias então, eqüivalem a DEZ ANOS?
R/ Exatamente. DEZ anos de tribulação estava por advir sobre a igreja de Smirna.

0112 - Quando, ocorreram estes DEZ anos de tribulação?
R/ No período histórico de 303 até 313 a. D. - durante a gestão do férreo Deocleciano (imperador romano), que entendeu ser a igreja cristã dentro do Estado Romano - um outro Estado, devido ao espírito fraternal e de união que apresentava, perfeitamente organizada, cujos membros de fé inabalável - só obedeciam e acatavam ordens do imperador quando estas não contrariassem à Lei de Jeovah; isso era um entrave, para aquele César, que via em tais atitudes um desacato, gerando intranqüilidade no seu trono.
Deocleciano, incitado pelos sacerdotes do paganismo romano, por altos personagens na sua corte e principalmente por Galério, assinou o mísero EDITO de NICOMÉDIA (23 de fevereiro de 303 a. D.), no qual o nome do tal de Jesus Cristo devia ser apagado (eliminado) da face da terra, mesmo porque já passara 274 anos que esse judeu tinha sido morto.
A razão, originou-se no seio sacerdotal pagão romano, que viram no cristianismo uma força destruidora contra os dogmas e doutrinas religiosas apoiadas e adotadas em muitas leis daquele férreo império, já firmadas pela tradição.

0113 - Como foi desenvolvida esta perseguição?
R/ Desenvolveu-se uma verdadeira chacina, ao fatídico EDITO de NICOMÉDIA, o mais cruel de todos quantos antes foram promulgados contra os cristãos.
Sinagogas, Templos e Casas de Oração - dos cristãos, foram destruídos em todas as províncias romanas, bem como todos os livros encontrados (sagrados ou não).
Algozes rasgavam as carnes dos cristãos, arrancavam partes de seus corpos, com o fim de obterem esta ou aquela informação, principalmente para negarem ao tal Jesus.
Cristãos e mais cristãos eram condenados às fogueiras coletivas - essas atrocidades não só em Smirna.

0114 - À que conclusão chega-se hoje?
R/ Quão enganados estavam aqueles verdadeiros monstros bestiais! ...
A Igreja de Cristo sobreviveu, sobrevive e sobreviverá até a volta de seu líder maior.
Aqueles cruéis e desafeiçoados tiranos, bem como seus algozes jazem no pó da terra e são apenas lembrados como míseros assassinos.

0115 - Que importante admoestação é dada aos cristãos de todas as épocas?
R/ Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.
A igreja de Smirna manteve-se uma MIRRA odorífera (cheirosa), ao ser esmagada pela indizível perseguição romana. Da nossa fidelidade dependerá a nossa salvação.

0116 - Que recompensa será, a tal “Coroa da Vida”?
R/ O radical donde procede a palavra coroa é desconhecido, entretanto, sabe-se que é algo que se coloca sobre a cabeça; é um ornamento, uma tiara que orna a cabeça.
Quanto à COROA da VIDA, afirmamos ser um ornamento dado e colocado na cabeça dos salvos, por Jesus Cristo - como galardão por ocasião de receber dEle a vida eterna.
Paulo, antes de sucumbir sob o regime de Nero, escreveu:
Que a coroa da vida lhe estava guardada ... (II Tm. 4:8)
Pedro, mandou escrever:
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa. (I Pe. 5:4)
Se é incorruptível, é de ouro - o único metal que a ferrugem não corrói.
Jesus, afirma: “... mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” (Lc. 14:14)

0117 - Qual é a recompensa desta carta, à igreja de Smirna?
R/ Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas ...  uma PROMESSA.

0118 - Que promessa é feita aos vencedores da igreja de Smirna?
R/ O que vencer não receberá o dano da Segunda morte.
Esta promessa é extensiva a todos os verdadeiros cristãos.

0119 - Então, haverá mais de uma morte?
R/ Certamente. Haverá duas mortes - isso, dissertaremos no capítulo XX.

0120 - Somente o cristão, não passará pela segunda morte?
R/ Perfeitamente, porque o dano da segunda morte será o extermínio total da humanidade decaída, que não tiver se arrependido e aceitado a Jesus Cristo como seu SALVADOR das malhas do pecado.
Será o FIM do MUNDO.



* 13 - TERCEIRA CARTA - À PÉRGAMO

Ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz Aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; reténs o meu nome e negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas, umas poucas coisas tenho contra ti: porque tens lá os que negam a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balac a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaitas, o que Eu aborreço. Arrepende-te pois, quando não em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, darei Eu a comer do maná escondido, dar-lhe-ei uma pedra branca e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, senão aquele que o recebe.  (Ap. 2:12-17)

0121 - Como às demais cartas, esta também é dirigida ao anjo da igreja de qual cidade?
R/ À cidade de Pérgamo (Bergama - Turkia), fundada pelos gregos, em 1150 a. C.. Como era uma cidade importante, foi considerada pelos romanos, como Capital da Ásia Menor.
Empossaram como governante, o Procônsul - dando a ele uma espada de dois fios, simbolizando autoridade civil.
Quando no passado os persas conquistaram Babilônia, os sacerdotes de lá fugiram para Pérgamo, onde aos poucos entrosaram entre os habitantes dali - seus hábitos e costumes pagãos, estabelecendo nesta cidade o seu quartel-general, tornando-a então, o Trono de Satanás e uma falsa religião com a pretensão de ligar o céu à terra, concedendo ao Monarca de Pérgamo o título de Pontífice Máximo (Ponte Máxima) ou, Sumo Pontífice.
Ora, o título PONTÍFICE significa - Ponte; MÁXIMO significa - Grande. O vocábulo PONTE veio a calhar, devido ao que fundamentava a nova religião, isto é: Ligar o céu com a terra (para o que, era necessário uma “Ponte Humana”).
Todos os sacerdotes eram tidos com PONTES - ao Monarca, em cuja pessoa concentravam-se dois poderes (civil e religioso - acúmulo de funções), recaiu o título de PONTÍFICE MÁXIMO ou Sumo Pontífice.
Quando o rei de Pérgamo entregou o seu reino aos conquistadores romanos, entregou juntos todos os seus cargos e títulos, transferindo automaticamente além destes, o culto religioso e seus hábitos - à Roma, que desde então, não foi difícil espalhar por todo o império (ocidental e oriental) que, com as chaves do antigo paganismo babilônico, tornou-se um ELO entre a antiga Babilônia e a moderna Roma. Mais tarde, quase todos esses hábitos pagãos que os romanos possuíam, foram herdados pelos cristãos romanos, chegando até hoje. Confira no capítulo XIII.
Pérgamo era cidade de templos, entre os quais havia o “Templo de Zeus” (dedicado a Aesculapius - deus serpente ou, da medicina).
Lá, também havia uma famosa “Escola de Medicina” cujo emblema era a serpente Caduceus gêmea (duas) envolta de uma haste, superstição esta que chegou até hoje, representando a medicina moderna. Além disso, Pérgamo era um grande centro educacional; possuía um grande ginásio e sua biblioteca de 200.000 volumes rivalizava com a de Alexandria (Egito), razão porque os egípcios se recusaram a fornecer papiro aos perguenses que, para fabricar mais livros fundaram fábricas de pergaminho, para que sua biblioteca não sofresse o processo de continuação.

0122 - Qual o significado da palavra Pérgamo?
R/ O vocábulo PÉRGAMO significa - Elevação; a cidade estava edificada numa elevação. A igreja de Pérgamo, era de Estado - o que será abordado na questão 0369; seu período profético corresponde de 313 até 537 a. D.

0123 - Como se apresenta o Revelador Jesus Cristo, nesta carta?
R/ Como - Aquele que tem a espada aguda de dois fios.
Já vimos que a espada de dois fios era conhecida entre os perguenses, porque o Procônsul romano portava uma espada de dois gumes, demostrando total autoridade civil; era o símbolo do poder.

0124 - Que coisa importante e detestada por Jesus, estava alí na igreja de Pérgamo?
R/ Alí estava o Trono de Satanás.

0125 - Podemos saber mais sobre o Trono de Satanás?
R/ Os cristãos perguenses conheciam muito bem os ensinamentos bíblicos, dados pelo discípulo Paulo e pelo apóstolo João - tais como:
Debaixo do céu só há um nome pelo qual importa que sejamos salvos, à saber Jesus Cristo. (At. 4:12)
Entre o céu e a terra só há um Mediador, Jesus Cristo. (I Tm. 2:5; Hb. 8:6; 9:15 e 12:24)
Portanto, os cristãos de Pérgamo não podiam enganar-se ou iludir-se com outros nomes salvadores ou mediadores, para adjudicar prerrogativas entre o céu e a terra.
Se o Procônsul que governava Pérgamo estava investido do mais amplo poder civil e religioso, representado pela espada de dois fios (duplo poder), tendo também recebido do rei destronado o título de “Pontífice Máximo” (Sumo Pontífice), podemos concluir que - alí estava estabelecido o TRONO de SATANÁS.

0126 - O que podemos entender por: E reténs o meu nome e não negaste a minha fé?
R/ Os cristão de Pérgamo, que habitavam onde Satanás tinha estabelecido seu trono, mesmo assim RETINHAM o nome de Jesus Cristo.
Apesar de todos esses obstáculos que alí haviam, Jesus era tido como SALVADOR e não negavam a fé, debatendo com os que apontavam outros mediadores contrários ao cristianismo.
Isso consistia o não negar a fé de Jesus Cristo.

0127 - Quem, Jesus sita aqui nesta carta, que tinha sido morto por causa da fé?
R/ A fiel testemunha aqui mencionada é Antipas - martirizado na época do governo de Deocleciano.

0128 - Que poucas coisas tinha Jesus contra aquela igreja?
R/ Eram os cristãos perguenses que seguiam as doutrinas dos nicolaitas, que Jesus aborrecia.

0129 - Qual era a doutrina de Balaão, ensinada ao rei Balac que lançava tropeço aos filhos de Israel e que os perguenses não aderiram?
R/ Os filhos de Israel de outrora, comiam carne dos sacrifícios da idolatria dos midianitas, aconselhados por Balaão, através do rei Balac.
Prostituíam-se com as filhas dos midianitas - o que muito desagradou ao SENHOR, que só retirou a sua ira depois que Finéias varou com sua lança aqueles “Príncipes” (então principais líderes tribais israelitas), que não podiam dar maus exemplos.
Na igreja de Pérgamo haviam aqueles que NÃO aceitavam tais abominações, aos quais Jesus, elogiou.

0130 - Qual a exortação de Jesus aos que estavam seguindo tais doutrinas errôneas?
R/ Eram exortados a se arrependerem daquilo, porque Jesus poderia vir em breve a batalhar contra eles.

0131 - Com que instrumento de batalha Jesus os ameaçou?
R/ Com Sua espada de dois fios; tipo de arma que os perguenses bem conheciam e temiam, pois cortava pelos dois lados (como uma lâmina de barbear).

0132 - Como á a espada de Jesus ?
R/ A espada de Jesus não é literal, mas sim, uma espada profética - é a Palavra de Deus, que sai da Sua boca. (Ef. 6:17)

0133 - Que conhecida advertência é feita à esta igreja?
R/ Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

0134 - Podemos entender melhor esta advertência?
R/ É uma gloriosa promessa que Jesus faz, de dar a comer do MANÁ escondido e de dar um novo nome escrito numa pedra branca e que ninguém conhece, senão aquele que o recebe (será uma senha).

0135 - Onde se encontra escondido este maná?
R/ Na peregrinação pelo deserto, quando Israel recebeu o Maná, Deus ordenou a Moisés conservar um pouco num gômer de ouro, para memória das gerações futuras. (Êx. 16:31-34)
O gômer de ouro com o Maná, foi depositado dentro da Arca do Concerto. (Hb. 9:4)

0136 - E onde está a “Arca do Concerto”?
R/ Esta “Arca do Concerto” sumiu, quando Nabucodonosor (rei de Babilônia), cercou, invadiu, tomou Jerusalém e levou cativos os judeus.
Então, esta “Arca” foi escondida pelo profeta Jeremias - numa caverna do monte Nebo, no qual Moisés subiu para ver a terra que Deus dava a Israel.

0137 - Que provas há desse episódio, se nos 66 livros da Bíblia considerada inspirada pelos LXX > nada é relatado sobre esse fato?
R/ Exatamente. Entretanto, no livro “II Macabeus 2:1-8” é que encontramos esse precioso conteúdo histórico literário (que não é inspirado, mas é uma simples prova testemunhal) - embora seja um livro considerado apócrifo.

0138 - Como é o texto do conteúdo histórico literário, acima citado?
R/ “Ora, nas relações do profeta Jeremias se acha escrito que ele aos que iam da Judéia para um país estrangeiro, lhes mandou que tomassem o fogo, como já ficou indicado e como ele prescreveu aos que eram levados cativos”.
E o mesmo profeta lhes deu a lei, para que eles se não esquecessem dos preceitos do Senhor, nem se extraviassem nos seus espíritos vendo os ídolos de ouro, e de pedra, e os seus adornos.
E dando-lhes outros avisos semelhantes a estes, os exortava a que não apartassem do seu coração a lei.
Continha-se outrossim no mesmo escrito, como este profeta, por ordem particular que tinha recebido de Deus, mandou que levassem com ele o tabernáculo, e a arca, até que chegasse ao monte, a que Moisés tinha subido, e do qual ele viu a herança de Deus.
E tendo ali chegado Jeremias, achou naquele lugar uma caverna; e meteu nela o tabernáculo, e a arca, e o altar dos perfumes, e tapou-lhe a entrada.
Alguns porém dos que o seguiam, se chegaram juntos para notarem este lugar; e não puderam achá-lo. E quando isto soube Jeremias, repreendendo-os, disse: Sabei que este lugar ficará incógnito, até que Deus reuna a congregação do povo, e se lhe mostre propício.
E então descobrirá o Senhor estas cousas e aparecerá a majestade do Senhor, e ver-se-á uma nuvem, como também se manifestava a Moisés, e assim como apareceu a Salomão quando pediu que o templo fosse santificado pelo grande Deus.”
(II Macabeus 2:1-8 > Versão Vulgata Latina - Antônio Pereira de Figueiredo)
Assim, o MANÁ escondido, se encontra depositado na ARCA do Concerto. Um dia, aquela Sagrada ARCA será retirada do lugar onde foi escondida pelos homens liderados pelo profeta Jeremias e dela, tomado o gômer (vaso) de ouro com o MANÁ e daí comerão todos os vitoriosos; evidentemente, presenciaremos mais um milagre de multiplicação.
Essa ARCA (toda forrada de ouro por dentro e por fora) que além do maná, contém as tábuas da “Lei Moral” (os Dez Mandamentos dados a Moisés) e ainda, a vara de Arão, que floresceu - é o maior tesouro oculto na terra, sendo o seu valor, incomensurável.

0139 - Falou-se de livro APÓCRIFO; o que é isso?
R/ APÓCRIFO é tudo aquilo (títulos, acréscimos de porções e mesmo livros inteiros), que constam nas Bíblias católicas - considerados pelos LXX judeus, como não inspirado pelo Espírito Santo; entretanto, possuem um precioso conteúdo histórico literário.

0140 - Quem foram estes LXX judeus?
R/ Foram 70 judeus rabinos, exegetas e escribas - contratados por Ptolomeu Filadelfo (rei do Egito entre 287–247 a. C.), para traduzir o Cânon Sagrado - do hebraico para o grego, destinado à Biblioteca de Alexandria (Egito), donde os prosélitos judeus de todo o mundo pudessem buscar a primeira versão do TORAH, fora de sua pátria.

0141 - Quais algumas razões apresentadas pelos 70 judeus contratados?
R/ Assim julgaram os LXX judeus:
I - A Igreja judaica - nega, porque nenhum desses 16 livros (e porções), possui o original em hebraico; a inspiração é dos próprios autores.
(Prólogo ao Eclesiástico, I Macabeus 4:46; 9:27; II Macabeus 2:23; 15:38)
II - Nada deles se encontra no TORAH - cânon hebreu e alguns deles trazem doutrinas contraditórias com os demais livros canônicos.

0142 - Poderemos saber um pouco mais sobre os livros apócrifos?
R/ Assim julga a verdadeira Igreja Cristã:
I - Nunca foram citados por Jesus Cristo.
II - Não se encontram referências diretas a eles feitas pelos apóstolos ou pelos discípulos.
III - As verdadeiras igrejas cristãs primitivas, permitiam a sua leitura, como elemento de edificação histórica e os recomendavam aos catecúmenos, porém os excluíam do cânon. Este proceder teve foros de autoridade durante a Idade Média e ainda hoje serve de regra a várias igrejas protestantes.
IV - A Igreja Cristã da Inglaterra, no sexto de seus 39 Artigos, em 1562 a. D., declara que os livros apócrifos podem ser lidos para exemplo de vida e norma de costumes, porém, não reconhece neles autoridade doutrinária.
V - A Confissão de Westmeister, em 1643 a. D., declara como matéria de fé, que os “livros e porções apócrifas” não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura Sagrada e portanto, não são de autoridade na Igreja de Deus, e que não tem mais valor do que quaisquer outros livros de humana produção.

0143 - Quais os livros e porções apócrifos adotados pela igreja católica?
R/ O Concílio de Trento, em sua sessão de 15-04-1546, decretou que onze dos dezesseis livros e porções apócrifos são canônicos, a saber: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e os dois livros de Macabeus + acrescentando ainda o Repouso de Ester ao respectivo livro canônico, incorporando a história de Suzana, a história dos Três Mancebos e a história de Bel e o Dragão ao livro canônico de Daniel.
Este Concílio também, pronunciou anátema (maldição ou excomunhão) contra qualquer que contrariasse as suas decisões; desde então, a Igreja Católica adota esta crença.

0144 - Quem introduziu na Bíblia católica, tais apócrifos?
R/ O primeiro introdutor desses livros, foi S. Jerônimo (335-420 a. D.), criador da versão Vulgata Latina.
Os Livros Apócrifos foram introduzidos na versão inglesa católica, por Coverdale, em 1535 a. D. e publicados na versão do rei Tiago, mas começaram a ser omitidos em 1629 a. D.

0145 - Teria S. Jerônimo autorização de Deus, para assim proceder?
R/ Simplesmente, NÃO.

0146 - O que diz a Bíblia, a esse respeito?
R/ A Bíblia é bem clara e diz, não somente aos cristãos romanos, mas a todos os que quiserem aprender a VERDADE de Deus, o seguinte:  Segundo o que dizem alguns homens santos de Deus.
Paulo assim escreveu aos romanos:  Que tem pois de mais o judeu? Ou que utilidade é a da circuncisão?
Muita vantagem logra em todas as maneira; principalmente porque lhes foram por certo confiados os oráculos de Deus. (Rm. 3:1 > Versão Vulgata Latina)
Em que se avantaja o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão?
Muita, em todos os aspectos. Principalmente porque lhes foram confiados os oráculos de Deus. (Rm. 3:1 > Versão Beneditina)
Qual é a vantagem do judeu? Ou, qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda a maneira, porque primeiramente as palavras de Deus lhe foram dadas. (Rm. 3:1 > Versões Almeida)
Os apócrifos ocupavam a parte final do Antigo Testamento e isso motivou uma série de controvérsias entre os anos de 1821 e 1826 a. D. - do que resultou a sua exclusão de todas as edições da Bíblia, publicadas pela Sociedade Bíblica de Londres.
Examinemos mais, o que é dito sobre o nada ACRESCENTAR ou o nada OMITIR da Palavra de Deus - desde Moisés, passando por David, Salomão, Malaquias, Paulo de Tarso e João conferindo as seguintes citações: Dt. 4:2; Sl. 111:7e8 (versões Almeida) ou Sl. 110:7e8 (versão Beneditina); Pv. 30:6; Ec. 3:14; Ml. 3:6; Hb. 10:28 e Ap. 22:18e19.

0147 - Continuando a abordagem do Apocalípse - que “pedra branca” é essa, na qual será escrito “um novo nome” que ninguém sabe, senão aquele que o recebe?
R/ Cremos que na pedra branca haverá uma senha especial (como cartão magnético, por exemplo).
No Velho Testamento há várias pessoas que receberam novo nome:
Abrão = Abraão; Sarai = Sara; Jacó = Israel; José = Zafenat-Paneía; Daniel = Beltessazar; Hananias = Sadrac; Misael = Mesac; Azarias = Abed-Nego.
No Novo Testamento também há exemplos de pessoas que receberam novo nome:
Simão = Cefas (Pedro); Saulo de Tarso = Paulo.

Hoje:
As pessoas ao casarem recebem por opção o acréscimo de um novo nome, do conjugue.
Quem tira “doutorado” recebe o acréscimo de um novo nome, o de “Doutor”.
Os militares ao concluírem suas Escolas ou suas Academias recebem o acréscimo de um novo nome (Sargento ou Aspirante a Oficial) e depois seguem recebendo novo nome na medida em que vão sendo promovidos.
Na política, também há os acréscimos de um novo nome, de: Delegado, Juiz, Promotor, Desembargador, Prefeito, Vereador, Governador, Deputado Estadual, Presidente, Ministro, Embaixador, Chanceler, Deputado Federal, Senador - porque ninguém nasce feito.



* 14 - QUARTA CARTA - A TIATITA

Ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chamas de fogo e os pés semelhante ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, a tua caridade, o teu serviço, a tua fé, a tua paciência e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.  Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensina e engana os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. Ferirei de morte a seus filhos, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. Darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Mas eu vos digo a vós, aos restantes em Tiatira, a todos quantos não tem esta doutrina e não conhecem, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes retende-o até que eu venha. Ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações. Com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. Dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 2:18-29)

0148 - Podemos sintetizar a história da igreja de Tiatira?
R/ Desta feita, a carta é dirigida ao anjo da igreja de Tiatira (Akhisar), cidade que floresceu pela indústria na manufatura do latão e do bronze, assim como na tinturaria de tecidos.
Era famosa a tinturaria de Tiatira, especialmente da púrpura. Paulo, quando pregou na Macedônia, conheceu Lídia - vendedora de púrpura de Tiatira. (At. 16:14)
Em Tiatira, imperava a idolatria, cuja principal divindade era “Apolo” (o deus Sol), adorado num majestoso templo.
Em Tiatira, havia uma enorme miscegenação, dado ao prestígio de seu imenso comércio de produtos manufaturados.
A carta de Tiatira, corresponde ao quarto período histórico profético da igreja cristã (de 538 até 1516 a. D.) - ao início da REFORMA de Lutero.
A palavra TIATIRA significa - Sacrifício de contrição, o que define muito bem a perseguição contra a igreja cristã de Tiatira, movida pela sanguinária igreja de Roma, a vergonhosa santa inquisição (coordenada pelo santo ofício).

0149 - Quais os detalhes dAquele chamado “Filho de Deus” de olhos chamejantes e os pés como latão reluzente, são mencionados?
R/ Confronte-se com a resposta da questão 0053; entretanto, é a primeira e única vez em todo o Apocalípse, que ELE se apresenta como Filho de Deus - naquele lugar (Tiatira), onde seria usurpado pelo “filho da perdição”.
Aquela igreja deveria ter consciência que pertencia ao Filho de Deus ... O qual tinha os olhos chamejantes ... que via tudo e a todos ... incontaminado do mundo, mesmo tendo trilhado os mais árduos caminhos ... trazia os pés limpos e reluzentes como o latão, quando recém saído da fornalha ...
Pela quarta vez Jesus diz conhecer as obras de Sua igreja; conhecia bem as primeiras obras de caridade, de trabalho cristão, da fé, da paciência - qualidades indispensáveis numa Igreja viva.

0150 - Que elogio importante, Jesus dá àquela igreja?
R/ Que as últimas obras eram melhores do que as primeiras.
Comparando-se as épocas de 538 até 1516 a. D. - veremos que no final, inicia o vergonhoso e deprimente santo ofício - perseguidor dos verdadeiros cristãos, para obrigá-los a prestar-lhe obediência.
As igrejas valdenses em sua pureza e simplicidade, assemelhava-se à igreja dos tempos apostólicos; rejeitando a supremacia da igreja de Roma, mantinham as Escrituras Sagradas, como única regra de fé.
Os líderes valdenses eram diferentes dos altivos líderes da igreja de romana; não viviam em opulência, mas seguiam aquilo que O Mestre mandou, abraçando a humildade, congregando-se, não em suntuosas catedrais mas ao abrigo das árvores e das montanhas nos vales alpinos.
Eis uma amostra do testemunho de Jesus de que, as obras da verdadeira igreja de Tiatira, eram maiores do que no período anterior.

0151 - Quem era Jezabel, mulher que havia na igreja de Tiatira?
R/ Jezabel era uma mulher profetiza, que Jesus era contra porque ela ensinava aos Seus servos a se prostituírem e a comer dos sacrifícios da idolatria.
Complementando:
O vocábulo Mulher em profecia, designa - igreja; se fala de uma mulher amante da verdade - está se referindo à verdadeira igreja; entretanto, se fala de uma mulher prostituta - está se referindo à falsa igreja.

0152 - É possível uma melhor explicação sobre o complemento do assunto acima?
R/ A Bíblia nos fala de uma mulher pura, que Deus é o Seu Esposo; esta mulher, era a pura congregação israelita, santa e sem mácula. (Is. 54:1-17)
Fala-nos também, de uma mulher que se prostituiu e se tornou a grande meretriz. (Ez. 16:1-63)
Fala-nos ainda, de uma mulher como sendo a Esposa do Cordeiro, a nova e verdadeira Igreja, a Esposa Jesus Cristo. (Ap. 21:9)

0153 - Então, quem era a Jezabel mencionada nesta carta?
R/ No Velho Testamento, encontramos a história duma mulher chamada Jezabel, casada com Acab, perverso rei israelita (I Rs. 16:29), pai do rei Ocozias. (II Rs. 22:52). - Essa Jezabel exercia poderes sobre 850 falsos profetas; 450 dos quais, o profeta Elias desafiou. (I Rs. 16:29-33; 18:13-19)
A Jezabel de Tiatira era uma mulher perversa e má, que desafiava o próprio Deus, desviando Seus filhos da sã doutrina, se dizia profetiza, ensinava enganosamente os servos de Deus a se prostituírem com falsos dogmas e praticarem a idolatria, tornando-se numa falsa igreja.

0154 - Conhecendo a história das Jezabel do Velho Testamento, como identificar a Jezabel do período profético (538 – 1516)?
R/ Sabendo-se que ambas as Jezabel fizeram coisas detestáveis aos olhos de Deus.
Sabendo-se que a Jezabel profética (a falsa igreja cristã romana), instituiu a santa inquisição (coordenada pelo santo ofício) - aparece a verdade cristalizada diante de nossos olhos.

0155 - Que provas há de que a Jezabel de Tiatira, representava a falsa igreja da época de 538 até 1516?
R/ Tais provas testemunhais não mais se pode encontrar, porque os mártires mortos não falam e nem os antigos manuscritos dos editos eclesiásticos romanos - porque, foram queimados, para não mais sair do oculto.
Entretanto, a história da igreja romana, glorificada pelos Césares, nos mostra pela aquisição de hábitos pagãos, abomináveis a Deus e aborrecíveis a Jesus Cristo.
Eis alguns hábitos pagãos:
Paramenta sacerdotal em púrpura e escarlate vermelha do carmesim; pompa opulenta na base do ouro; adoção do “Domingo” em substituição ao SÁBADO - o sinal do Deus vivo. (Êx. 31:13-17; Ez. 20:12e20)

0156 - Que falsa igreja é essa, hoje?
R/ Essa falsa igreja e o seu principal líder, não são difíceis de serem identificados.
Faça uma pequena “oração silenciosa” agora, que o Espírito Santo te revelará neste momento, já.
Agora, faça uma outra oração agraciada pela revelação, mas não com palavras decoradas, te assemelhando aos hipócritas que presumem, que muito falar serão ouvidos. (Mt. 6:7)
Toda oração deve ser:
1º Pensada; 2º Meditada; 3º Agradecida; 4º Peticionada segundo a vontade de Deus; 5º Expontânea; 6º Com fé, em nada duvidando; 7º Crendo que vais ser ouvido e atendido.

0157 - Mas, e as PROVAS; quais são?
R/ Confira os escritos do grande historiador Edward Gibbon, na sua obra:
“The History and Fall of the Roman Empire” - capítulos 28, 49 e 50 - onde se lê:
“A sublime e simples teologia dos primitivos cristãos, foi gradualmente corrompida e a monarquia do céu, já nublada pelas subtilezas metafísicas, degradou-se pela introdução de uma mitologia popular, que tendia a restaurar o reino politeístico.”
“O cristianismo do sétimo século, tornara-se insensivelmente, uma semelhança do paganismo; seus votos públicos e privados eram dirigidos às relíquias e imagens que desonravam os templos do oriente; o trono do Todo-Poderoso era obscurecido por uma nuvem de mártires.”
“No princípio do oitavo século ... os mais timoratos gregos, foram despertos por uma apreensão, sob o disfarce de cristianismo ...”
À seguir, o testemunho de três importantes cardeais da igreja católica romana:
“É permitida à religião, usar para propósito de devoção, as cerimônias que os pagãos usaram, para propósito de impiedade, em uma religião supersticiosa, depois de ter primeiro expiado eles, por consagração, a fim de que o Diabo possa receber uma maior ofensa, do emprego em honra de Jesus Cristo, daquilo que seu inimigo tinha destinado para seu próprio serviço.”
(Eclesiastical Annals - cap. 36 - “Signs of the Times” de 28-01-1947 > citado pelo cardeal Baronius)
“Do poderoso cristianismo, para resistir a infecção do mal e transmutar os mesmos instrumentos e dependências do culto ao demônio, para um uso evangélico ... Constantino, afim de recomendar a nova religião aos pagãos, transferiu a ela os ornamentos exteriores, com os quais, eles (o povo) estava acostumado em sua religião própria.”  (Dvelopment of Christian Doctrine - págs. 372e373, “Signs of the Times” de 28-01-1947, citado pelo cardeal Newman).
O Papismo em Aliança com o Paganismo, fez a seguinte e franca confissão:
“Desejo, no momento, conceder-vos inteira extensão de vossas apropriações e premissas; desejo admitir que todos os fatos que tendes apresentado, são verdades e todos os paralelos que tendes estabelecido entre os nossos ritos e os do paganismo, são corretos; e convosco desejo chegar ao resultado de vossas conclusões.” (“Signs of the Times” de 28-01-1947 > citado pelo cardeal Nicholas Wiseman)

NOTA:
A igreja desses cardeais, ao invés de procurar herdar de Deus as Suas promessas para o futuro, buscou herança no seio pagão; que triste herança, seus líderes legaram aos seus seguidores!

0158 - Por que, Jesus após advertir que não tolerava Jezabel, se mostrava longânime, dando tempo à igreja de Tiatira?
R/ Para que se arrependessem.

0159 - Qual será a sorte da Jezabel de hoje, por não ter seguido os divinos ensinamentos?
R/ Será a mesma sorte de Jezabel do Velho Testamento, que lhe serviu de símbolo - terá a inexorável destruição. (II Rs. 9:30-37)

0160 - Essa foi a sentença dada por Jesus?
R/ As palavras de Jesus, foram:
Eis que porei numa cama, e sobre os que adulteraram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem da suas obras. Ferirei de morte a seus filhos e todas as igrejas saberão que Eu sou Aquele que sonda rins e corações.

0161 - Por que Jesus declara, que é Aquele que sonda rins e corações?
R/ Porque, naquela época, o povo em geral afirmava que o ser humano pensava com os rins e que o centro de nossa vida residisse no coração.

0162 - Como entender: E darei a cada um de vós, segundo as vossas obras?
R/ Essa filosofia de recompensa, Jesus tinha dado a conhecer, enquanto vivendo com os apóstolos, quando dizia: Porque o Filho do Homem virá na glória de Seu Pai, com os anjos e então dará a cada um, segundo as suas obras. (Sl. 28:4 (Almeida); Sl. 27:4 (Beneditinos); Mt. 16:27; Rm. 2:6)

0163 - Há uma parte dos seguidores da igreja de Tiatira que não se prostituíram com a Jezabel profética?
R/ Sim. São os que restaram, que não adotaram ou, desprezaram as doutrinas de Jezabel; são os que receberão segundo as suas obras.

0164 - O que mais, os militantes da igreja de Tiatira não conheceram?
R/As “profundezas de Satanás.”

0165 - O que são: “As profundezas de Satanás”?
R/ Para entendermos o que são “profundezas de Satanás” - é necessário primeiro que entendamos > o que são “as profundezas de Deus”.
Paulo escreveu aos Coríntios, o seguinte:
Mas, como está escrito em Isaías 64:4: As coisas que olho não viu, o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou aos que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda AS PROFUNDEZAS DE DEUS.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também, ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente, por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Mas, o que é espiritual discerne bem tudo e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas, nós temos a mente de Cristo. (I Co. 2:9-16)

Estimados leitores!
Entendemos por essa explicação de Paulo, que as coisas espirituais se discernem espiritualmente; que, as coisas que se passam pelo espírito do homem, nenhum outro homem pode perceber, senão ele.
Passamos a entender as coisas espirituais de Deus, a partir do momento que ELE nos permite, mas ELE só dá a permissão deste entendimento, quando nós estamos seguindo a Sua santa vontade; aí, passamos a entender um pouco das PROFUNDEZAS DE DEUS.

Por exemplo:
Deus tem um plano contigo, estimado leitor, esteja certo disso. Tu fostes escolhido por ELE, para saber das Suas Profundezas; dos Seus planos; do Seu particular interesse sobre o nosso futuro; esta, é a razão do “por quê” tu estar lendo e estudando este trabalho sobre O FIM DO MUNDO (que está próximo).
Tu está entendendo sem perceber, das coisas espirituais de Deus, porque o teu espírito esta discernindo espiritualmente, coisas que não sabemos falar com palavras de sabedoria humana, pode crer!
O Altíssimo está penetrando no teu espírito, nas tuas profundezas que só o teu espírito sabe; é claro que Deus sabe tudo, ELE é onisciente.
Saiba agora, que tu está entendendo nas tuas profundezas, um pouco ... sobre AS PROFUNDEZAS DE DEUS e podes então, entender um pouco das PROFUNDEZAS DE SATANÁS.

CONCLUSÃO:
Para se entender melhor sobre “as profundezas de Satanás”, é necessário ser seu adepto ... seu parceiro ... seu súdito ... seu servo ...
Paulo, escreveu:
Não sabeis vós que, a quem vós apresentardes por servos, sois servos daqueles a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência, para a justiça?” (Rm. 6:16)
Entendido amigo?
Ou te tornas servo do Deus vivo e conhecerás um pouco “das profundezas de Deus”; ou serás tido como servo do Diabo e conhecerás alguma coisa “das profundezas de Satanás” - assim foi com os habitantes de Tiatira, não há outra opção.

0166 - Que promessa de Deus, é esta: Não pôr outra “carga” sobre os que não conhecem “as profundezas de Satanás”?
R/ A palavra “carga” é traduzida do vocábulo grego BAROS e significa - “Responsabilidade definida, concernente à vida cristã”; daí, conclui-se que, quem não conhecer as profundezas de Satanás, NÃO SERÁ responsabilizado por tal particularidade, na vida cristã de cada um.

0167 - Como entender: Mas o que tens, retende-o até que Eu venha?
R/ O que a igreja de Tiatira devia entender e o que nós também devemos, é:
Reter fielmente a verdade pura do evangelho que nos foi confiada e não nos desfazer deste glorioso patrimônio, regado com o sangue de Jesus Cristo.
Precisamos, cada vez mais amar, prezar, viver, defender e propalar as verdades bíblicas, que são a “Palavra de Deus” até que Ele venha buscar os seus escolhidos. (Mt. 24:31)
Queira Deus, que tu e eu, meu estimado leitor, estejamos entre os seus escolhidos. Amém!

0168 - Qual é a “promessa final” constante nesta carta?
R/ Ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações e com vara de ferro às regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de Meu Pai.

0169 - Que “poder sobre as nações” é este aqui mencionado?
R/ Será o “poder de julgar” que receberemos de Jesus Cristo, durante os mil anos (doutrina que estudaremos mais adiante), quando juntamente com Jesus, receberemos dEle o encargo de JUÍZES - para julgar as nações (seus indivíduos), que rejeitaram a salvação que lhe foi oferecida. (Ap. 2:4)
Também, depois do referido julgamento milenário, receberemos o privilégio de participar com Cristo, na execução da sentença sobre os ditos condenados.
É assim que, com vara de ferro ou “justiça inflexível” regeremos e quebrantaremos juntamente com Cristo, as nações e povos que renegaram ao Salvador e Sua gratuita salvação.

0170 - Como entender: Como também recebi de Meu Pai?
R/ Simplesmente, porque Jesus estava transmitindo uma incumbência que tinha recebido de Instância Superior; de Seu Pai, o Altíssimo e Todo-Poderoso.

0171 - Que promessa é feita por Jesus, ao vencedor da igreja de Tiatira?
R/ Estes, receberão a ESTRELA da MANHÃ; a estrela da manhã (ou estrela matutina) é a estrela Vênus (ou estrela d’Alva), que anuncia o amanhecer do dia; é uma estrela branca e clara, de brilho fascinante; Jesus à tomou como emblema Seu. (Ap. 22:16)

0172 - Qual é a última advertência que Jesus faz, nesta carta?
R/ Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Devemos prestar atenção e praticar os Ensinamentos dados por Jesus Cristo, bem como ensiná-los.


--- ::: o ::: ---



Capítulo III

Introdução:

O terceiro capítulo é a continuação da 1ª visão, com Jesus dirigindo-se as 3 ultimas igrejas:
SARDO - de 1517 até 1754 a. D. - Da Reforma de Lutero até ao terremoto de Lisboa.
FILADÉLFIA - de 1755 até 1843 a. D. - Do Terremoto de Lisboa até o Reavivamento espiritual.
LAODICÉIA - de 1844 até . . . . a. D. - Do Reavivamento espiritual até o Fim do Mundo.



* 15 - QUINTA CARTA - SARDO

Ao anjo da igreja que está em Sardo, escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e confirma os restantes que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de DeusLembra-te pois do que tens recebido, ouvido, guarda-o e arrepende-te. Se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos.  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 3:1-6)

0173 - Qual é a conhecida recomendação inicial de Jesus?
R/ Escreve ao anjo da igreja de Sardo.

0174 - Podemos saber algo, sobre a cidade de Sardo?
R/ Sardo de outrora é a mesma “Sart” de hoje (Turkia).
Era uma cidade da Ásia Menor, situada no sopé setentrional do monte Tmulos, a 75 quilômetros do Mar Egeu, edificada sobre uma rocha arenosa, a 450 metros de altitude; para lá chegar, havia somente uma estrada que parecia ser facilmente guarnecida, porque ao redor da cidade haviam três muralhas inexpugnáveis.
Era famosa pelas suas riquezas e no passado atraiu grandes conquistadores, que em várias oportunidades a tomaram; em duas ocasiões foi tomada da mesma forma; fortemente guarnecida pelas três muralhas e localizada em local privilegiado pela natureza, tendo somente um caminho de acesso, tornava-se inatingível; mas, a astúcia da guerra sempre acha um meio e com Sardo, não seria diferente.
Nos anos de 549 a. C. e 219 a. D., à noite, um soldado escalava a montanha, transpunha as três muralhas e abria os portões da cidadela, para que os seus camaradas adentrassem por alí, ao combate derradeiro a à vitória.

0175 - À qual período histórico profético, liga-se o tempo de Sardo?
R/ De 1517 até 1754 a. D. e sua definição quer dizer - “Cântico de Alegria”.
Daniel, referindo-se aos maus tempos que adviriam à igreja futura, diz na sua profecia, que ela seria ajudada com um pequeno socorro causando-lhe alegria por este auxílio. (Dn. 11:34)
A maioria dos comentadores (exegetas) bíblicos, convém que - SARDO fora de qualquer dúvida, é o emblema da REFORMA. Sua obra se manifesta nas igrejas Protestantes e suas resultantes; pois, nenhum outro sucesso do cristianismo se identifica tão perfeitamente com a carta à igreja de Sardo, como o da REFORMA e suas conseqüências.
Sem dúvida, foi a REFORMA de Lutero, uma Sardo ou Cântico de Alegria, para a igreja que estava sob o tacão impiedoso da Jezabel romana; mas, infelizmente e para vexame do Salvador, esta igreja de Sardo e suas sucessoras, estão entregues a si mesmas, jactando-se de pertencer a Cristo e no entanto, ignorando que já dois períodos proféticos às sucedem.
Como Sardo lembra, se orgulha da impotência e riqueza que possuía, sendo hoje apenas lembrada como uma aldeia deserta de ruínas que recordam o seu esplendor, a Sardo moderna que é o protestantismo europeu, vangloria-se de como nasceu da REFORMA de Lutero. Prosperou muito contra Jezabel romana, orgulhando-se ainda hoje do local onde fez nova fixação (América do Norte), mas espiritualmente falando está deserta, quanto ao verdadeiro cristianismo está em ruínas, havendo somente a aparência de religiosidade entre elas e por vezes até inimizades, fruto de uma rivalidade entre seus líderes sem tato, sem religião interior, sem Cristo, sendo verdadeiros adeptos de uma Jezabel Protestante.

0176 - Como Jesus se apresenta à esta igreja?
R/ Ordenando a João, que escrevesse ao anjo da igreja de Sardo, como: Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas.
Cristo aqui se apresenta com a plenitude do Seu poder sobre as sete estrelas e sobre os sete Espíritos de Deus.

0177 - O que disse Jesus saber e conhecer, desta igreja?
R/ Como das demais igrejas, Jesus disse saber e conhecer as obras desta igreja, também.
Esta declaração de Jesus, bem ilustra o estado atual das igrejas que sucederam à Sardo (protestantes); elas tem a aparência de estarem vivas, existem os seus templos, seus dirigentes e os mais diversos corpos de serviços dos membros, mas não existe um verdadeiro trabalho espiritual, desprendido e missionário, comparado ao verdadeiro espírito altruístico cristão; em suma, alí Cristo não vive nos membros e se não vive é porque está morto, ou sendo crucificado novamente.
Os protestantes não divulgam mais o evangelho, como antes; quer pelo seu trabalho, como pelas suas obras e ações. Não divulgam mais a temperança que Jesus ensinou, baseada no Velho Testamento. (Lv. 11:1-47; Is. 66:17)
Não pregam a Segunda vinda de Jesus, como deve ser e será - anunciada pela Bíblia em várias passagens, como segue: Mt. 24:29-31; Jo. 14:1-4; At. 1:11; II Tm. 1:7; Hb. 9:28; Ap. 1:7.
Não divulgam mais o quanto uma pessoa poderá ser abençoada, em devolver ao CRIADOR, o Dízimo, como segue: Dt. 14:22e23; Ne. 10:38; Pv. 3:10; Ml. 3:10.
No que concerne à Lei de Jeovah (apresentada em Êx. 20:3-17), dizem que foi abolida por Cristo, baseado em Romanos 10:4, onde se lê: Porque o FIM da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Não procuram examinar as Sagradas Escrituras (Jo. 5:39), que bem examinando Romanos 10:4, veremos que o vocábulo grego TELOS - não significa FIM, de ponto final; é o mesmo TELOS de Fp. 3:14 e de I Tm. 1:5 > podendo ser: alvo, mira, objetivo ou desígnio.
São condutores cegos, que muitas vezes coam um mosquito e engolem camelos. (Mt. 23:24)
Profanam o Sábado do Senhor (Mc. 2:28), o SINAL perpétuo do Criador.  (Ex. 31:13-17; Ez. 20:12e20)
Esquecem-se o que Jesus Cristo afirmou: Não vim revogar a Lei, mas cumprir (Mt. 5:17e18) porque, jamais cairá um “til” ou um “jota” da Lei - até ao Fim do Mundo.
Apegam-se, que a salvação não é conquistada por obras, sem se importar com Tiago 2:20e26; que o justo (Rm. 3:10) viverá pela fé (Rm. 1:17), mudando a verdade de Deus em mentiras (Rm. 1:25), dizendo que, pela fé a “Lei de Deus” não tem mais valor e é anulada em Cristo, sem dar atenção aos sagrados ensinamentos, onde se lê: Que não anulamos a Lei, pela Fé. (Rm. 3:31)
Apegam-se à epístola aos romanos, para criticar aos católicos, porque os ROMANOS não agem como deveriam, ensinando e admoestando aos filhos (membros) de Cristo, de que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus. (Rm. 10:17)
Não ensinam que transgredir a Lei é pecado. (Rm. 3:20; 4:15; I Jo. 3:4)
Que, o salário é a morte. (Rm. 6:23)
Que todos os membros da igreja e o mundo inteiro é pecador. (R. 5:12e13)
Nós, estando em pecado estaremos destituídos da glória de Deus. (Rm. 3:23)
Onde não há Lei, não há transgressão (Rm. 4:15); reina a discórdia, a violência e a morte, essa mesma morte que reinou desde Adão até Moisés - porque, por Adão entrou o pecado no mundo. (Rm. 5:12-14)
O abolido com o sacrifício de Cristo, foi a “Lei de Ordenanças” (Ef. 2:15; Cl. 2:14e20), era a lei dos holocaustos ou lei dos sacrifícios (Lv. caps. de 1 a 7). Pois, Cristo se ofereceu uma vez por todas (Hb. 9:27e28); de Cristo para cá, estamos avalizados pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, não havendo mais a necessidade do oferecimento de sacrifício de sangue ... de holocaustos. (Rm. 5:15-21)
Arrematando, concluímos:
Que a Lei Moral é Santa e os (Dez) Mandamentos são Santos, justos e bons. (Rm. 7:12) e que, a fé sem obras é morta. (Tg. 2:20e26)

0178 - Quais são as “Obras da Fé”?
R/ As obras da fé, são: Andar, como Jesus andou. Viver, como Jesus viveu. Pregar, como Jesus pregou. Morrer para o mundo, como Jesus morreu. Em síntese, as obras pelas quais importa que sejamos salvos, são: Viver como Jesus Cristo ensinou.

0179 - Como entender: “Que tens nome de vivo e estás morto”?
R/ Da seguinte maneira:
A linha demarcatória que existia entre a igreja da Reforma (Sardo) e o mundo, deixou de existir; parece mentira mas é verdade que, a igreja reformista a tocha flamejante do evangelho, administradora do “dar ao povo a Bíblia na língua vernácula”, seja considerada pelo grande médico Jesus Cristo, como morta.
A igreja de Sardo (a Reforma), que acusava a Jezabel romana, de ensinar falsas doutrinas e de fé corruptível, não está em melhores condições perante Deus; ambas as igrejas (de Sardo, da Reforma e o Protestantismo) estão mortos.

0180 - O que o Protestantismo?
R/ O Protestantismo - é o movimento que rompeu com o catolicismo e mais tarde deu origem à Reforma de Lutero (monge católico alemão).

0181 - Como e onde, iniciou o Protestantismo?
R/ O PROTESTANTISMO iniciou na Inglaterra, com John Wiclef (1320-1384). Este líder religioso foi professor de Teologia na Universidade de Oxford (Inglaterra), protestou e defendeu com idéias revolucionárias na época (aderidas pelo alemão Johann Huss (1369-1415) que adotou-as, escrevendo-as em diversos livros no idioma alemão). Wiclef, combateu com veemência inúmeros aspectos que considerava errados na igreja católica, como:

I - A cobrança de tributos eclesiástico.

II - A posse particular de bens terrenos, por parte de ordens religiosas e sacerdotes.

III - O comércio de indulgências plenárias, dando direito ao céu.

IV - O culto à virgem Maria, aos santos e às suas relíquias.

V - O celibato clerical.

VI - Negou a doutrina da transubstanciação.

VII - Apresentou a Bíblia como única Regra de Fé.

VIII - Traduziu a Bíblia para o inglês.

As pregações de Wiclef, coincidiram com o chamado “Cativeiro de Avinhão” (França), onde o papa esteve preso, período de grande crise no seio da igreja católica, fato que explica a relativa liberdade de que gozou, para a propagação de suas idéias.

Deste protestantismo (britânico), surgiram:

I - O anglicismo de Henrique VIII.

II - O metodismo dos irmãos John e Charles Wesley.

III - O batistismo de Thomas Helwys.

0182 - O que é a “Reforma de Lutero”?
R/ Martinho Lutero (1483-1546), foi um monge católico alemão, influenciado pelos livros de Johann Huss (seguidor do inglês John Wiclef), que serviram de base para a sua doutrina reformista.
Martinho Lutero, é o autor da Tese protestante (também assinada pelos Príncipes alemães, elucidados por Lutero)
A referida TESE composta por 95 artigos, protestava contra a venda de indulgências plenárias; contra a penitência, tais como subir escadas de joelhos ou andar de joelhos e outras espécies de mortificações desnecessárias (Mc. 12:33); contra o celibato clerical; contra o culto à virgem Maria, aos santos e às suas relíquias; contra a confissão aos sacerdotes; contra o sacrifício incruento da missa; contra a prática das orações decoradas (Mt. 6:7); contra o rosário; contra a idolatria da prestação de culto à imagens e estátuas; e contra muitas outras práticas que Deus as considera verdadeiras abominações católicas.
Tal TESE foi afixada na porta da catedral de Wittenberg (Alemanha), em 31-10-1517 cuja síntese era >
“Resolvemos com a graça, manter a pura e exclusiva pregação de Sua Santa Palavra, tal como ela está contida nos livros bíblicos do Velho e do Novo Testamentos, sem acrescentar alguma coisa que possa contrariá-la. Esta Palavra é a única verdade; é a regra segura de toda de toda a doutrina e de toda vida, e jamais pode falhar ou enganar-nos.
Aquele que edificar sobre este fundamento, permanecerá contra todos os poderes do inferno, enquanto toda a vaidade humana, erguida contra ela, cairão perante a face de Deus.”
“History of the Reformation” - D’Aubigné - IV vol. cap. 6 - págs. 6 e 13
As principais obras literárias de Martinho Lutero, são:

I - A nobreza cristã na nação alemã.

II - O cativeiro da Babilônia (ataque ao papado).

III - Da liberdade de homem cristão.

IV - Pequeno Catecismo.

V - Grande Catecismo.

VI - De servo arbítrio (contra o humanismo de Erasmo).

VII - Contra a Bula do anti - Cristo.

VIII - Exortação à Paz.

Por essa razão Martinho Lutero é considerado o “Pai” da REFORMA; esse movimento (iniciado em 31-10-1517), só foi oficializado à igreja católica romana, pela DIETA DE ESPIRA, em 19-04-1529.

A data oficial de fundação da “Igreja Luterana Alemã” é 1536.

0183 - Diante do exposto, então o protestantismo de hoje não é mais o mesmo?
R/ Lamentavelmente, NÃO; quão diferente é daquele genuíno protestantismo!

0184 - Que exortação é dada à igreja de Sardo (Protestantismo)?
R/ Sê vigilante e confirma os restantes que estavam para morrer, vocábulo que vem do grego APOTHNESKO, significa - morte espiritual. (I C. 15:31)

0185 - Ao invés de elogios à Sardo, que outra denúncia faz Jesus?
R/ Dizendo: Porque não achei as tuas obras perfeitas, diante de Deus.
É isso mesmo, a igreja de Sardo (Protestantes), que vangloriava-se de ter desmascarado a igreja romana, no que tange aos seguimentos denunciados como Jezabel (Babilônia religiosa) - hoje, nada mais está seguindo senão à imagem destas, praticando obras imperfeitas.

0186 - Que apelo é feito por Jesus, aos seguidores da igreja de Sardo (Protestantes)?
R/ Em primeiro lugar, Sardo é exortada a lembrar-se do que recebera e ouvira. Naqueles dias tenebrosos advindas da Jezabel romana, Sardo recebera no seu castiçal, a pura luz do evangelho de Cristo, que lhe fôra entregue pelos primitivos baluartes da reforma; Sardo, ouvira maravilhas daqueles poderosos servos de Deus, dirigidos pelo Espírito Santo.
Em segundo lugar, Sardo é exortada a guardar (viver em harmonia) aquele glorioso patrimônio que já cedo esquecera, volvendo-se aos padrões do mundo e perdendo de vista a cristalina verdade que a iluminara, naqueles densas trevas católicas.
Em terceiro lugar, Sardo é exortada a arrepender-se, para que não fosse roubada como o ladrão aos comerciantes, sem avisar.

0187 - Que outra classe de pessoas existia na Sardo de outrora e que existe na Sardo de hoje?
R/ Jesus, disse: Existe em Sardo algumas pessoas que não se contaminaram,
possuem suas vestimentas brancas e com Ele andarão de branco.

0188 - Qual é a promessa final de Jesus, à igreja de Sardo?
R/ Uma tríplice bênção.

0189 - Qual é esta tríplice bênção?
R/ A primeira - “E o fino vestido branco.”
A segunda - “É a conservação de seus nomes escritos no Livro da Vida.”
A terceira - “É a confirmação do nome do vencedor, diante de Seu Pai e dos anjos.”
Está escrito: Qualquer que me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai, que está nos céus. Mas, qualquer que me negar diante dos homens, Eu o negarei também, diante de Meu Pai que está nos céus e diante dos anjos.  (Mt. 10:32e33)
Confessar, é - Expressar aceitação de Jesus, como nosso Advogado e Salvador.

0190 - Como é encerrada esta carta à Sardo?
R/ Com as mesmas palavras que Jesus encerrou as outras:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



* 16 - SEXTA CARTA - À FILADÉLFIA

Ao anjo da igreja que está em Filadélfia, escreve: Isto diz o que é Santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de David; o que abre e ninguém fecha; fecha e ninguém abre. Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta e ninguém a pode fechar, tendo pouca força; guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus e não são, mas mentem. Eis que eu farei que venham e adorem prostrados a teus pés, saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, Eu o farei coluna no templo de meu Deus e dele nunca sairá; escreverei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus e também o meu nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 3:7-13

0191 - Desta vez, à igreja de qual cidade Jesus ordena que seja enviada uma carta?
R/ À igreja da cidade de Filadélfia, cujo período profético foi de 1755 até 1843 a. D.
Era uma cidade da Lídia (Ásia Menor), edificada sobre uma parte do monte Tmulos.
Dominava a vasta e bela planície, fértil e bem regada do rio Hermus (Êrmo); fundada por Átalo Filadelfo, rei de Pérgamo (159–138 a. C.), cuja intenção, foi a propagação da cultura grega, sendo bem construída, tornando-se comercialmente, próspera.
O paganismo, tinha em Filadélfia o seu “culto ao sol” com seus altares e seus templos, quando em fins do século I (de nossa era), foi escrito o Apocalípse, o seu estado religioso era florescente.
Foi a última cidade da Ásia Menor a cair em mãos dos turcos, em 1390 a. D.; hoje, Filadélfia chama-se Alahsehir, que em turco significa Cidade de Deus; mas o nome Filadélfia, quer dizer Amor Fraternal.

0192 - De que maneira, Cristo se introduz em Filadélfia?
R/ Jesus, identifica-se com Santo; Cristo se apresenta como Santo e deseja que a Sua igreja seja Santa. (I Pe. 1:13-16; I Co. 1:2)
Também se apresenta como verdadeiro (se Ele não fosse verdadeiro, não teria triunfado sobre os Seus inimigos).
Sua igreja, só poderá ser santa e verdadeira, se permanecer em Cristo - sem Mim, nada podeis fazer. (Jo. 15:5)
Disse ter a Chave de David.

0193 - O que é a “Chave de David”?
R/ O Espírito de Deus acompanhava o grande movimento de Filadélfia, dando-lhe poder e forças aos que formavam fileiras para esquadrinhar profundamente a Palavra de Deus, que fala sobre do passado mais remoto da Criação até aos nosso dias e até ao “Fim do Mundo” - ao mundo futuro, à terra renovada, que é chamada de “Nova Terra” (assunto que abordaremos no capítulo XXI).
Mas, para se saber pela Bíblia estes fatos do passado e do futuro, é necessário abrir-se a porta da história e a porta do por vir; para abrir-se estas portas, os cristãos de Filadélfia precisavam (como nós também), da CHAVE de DAVID que é a Chave da ciência - mencionada por Jesus, assim:
Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes e impedistes os que entravam. (Lc. 11:52)
Tal chave da ciência abre e fecha o cofre onde estão guardadas “outras chaves” tais como: as chaves do Reino dos Céus (Mt. 16:19); as chaves da morte e do inferno (Ap. 1:18); a chave do poço do abismo (Ap. 9:1).
O emblema chave aqui mencionado, trata-se de AUTORIDADE; sempre que um governo (municipal, estadual ou federal) recebe uma visita ilustre e quer prestar-lhe uma homenagem, entrega-lhe uma chave como símbolo do poder anfitrião, hospitaleiro.
Aqui, Jesus usa deste mesmo hábito, pertencente ao mundo inteiro e que vem desde a mais remota antigüidade.

0194 - Qual autoridade digna de honra, Jesus diz ter com esta chave?
R/ Ele é Aquele que, com aquela chave “abre o que ninguém pode fechar” e “fecha o que ninguém pode abrir” - isso, é uma AUTORIDADE inigualável e insuperável.

0195 - Como às demais igrejas, também desta Jesus disse que sabia o que?
R/ Disse que sabia suas obras; que a igreja de Filadélfia (apesar de pequena), era uma igreja que só tinha boas obras; por essa razão, dava-lhe um privilégio.

0196 - Qual privilégio Jesus disse ter dado à Filadélfia?
R/ Era uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia, que ninguém poderia fechar. Sabendo-se que o período profético desta igreja ocorreu entre 1755 e 1843 a. D., conclui-se que:

I - Não era a porta da igreja que estava aberta, mas sim, uma porta aberta diante, à frente (no por vir).

II - Esta porta estaria aberta após o seu período profético concluído; isto é, após o ano de 1844 a. D.

0197 - Que “pouca coisa” tinha esta igreja?
R/ Esta igreja tinha pouca força; esta “pouca força” não implicava em pouca fé, ou pouco poder do alto, mas sim, em “poucos recursos” pouca influência perante o mundo material e que, nem por isso deixou de guardar e ensinar a Palavra de Deus; e que, apesar de enfrentar diversos obstáculos, jamais tinha negado o nome precioso de Jesus.

0198 - A que espécie de gente, Jesus se refere nesta carta?
R/ Aos da sinagoga de Satanás, que se diziam cristãos e não eram, sendo falsos e mentirosos.

0199 - Que imposição à esta espécie de cristãos, será feita?
R/ Jesus fará com que, os da sinagoga de Satanás e os falsos cristãos, venham e se prostrem aos pés da igreja de Filadélfia, para a adorarem.

0200 - Esta profecia já se cumpriu?
R/ Não; há muitas profecias que ainda não se cumpriram.

0201 - O que, disse Jesus que os crentes de Filadélfia tinham guardado?
R/ A Palavra da Paciência; daquela Santa Paciência ou resignação que Jesus demostrou possuir, quando estava sendo interrogado por Anás, Caifás, Herodes e Pilatos.
Não se exasperando, quando recebia acusações injuriosas e infames, pronunciando palavras doces, mas cheias de sabedoria e verdade. (I Pe. 2:23)

0202 - Como, os cristãos de Filadélfia tinham guardado esta Paciência e que recompensa eles receberiam?
R/ Eles seriam protegidos (guardados) durante o período da hora da tentação, que virá sobre todo o mundo.

0203 - Que “hora da tentação” é esta?
R/ Para entendermos melhor esta profecia, teremos que lembrar daquela “Regra de Deus” (já estudada nas questões 0108-0113). Um dia em profecia, eqüivale a um ano. (Nm. 14:34)
Logo, se um dia profético eqüivale a um ano literal e um ano literal possui 360 dias literais (12 x 30 = 360).
Dividindo-se os 360 dias por 24 horas (um dia), obtém-se - 15 dias literais, para uma hora profética.

0204 - Esta “hora profética” (15 dias literais), já passou?
R/ Ainda não e só acontecerá nos últimos dias, antes do “Fim do Mundo”.
Será um dos últimos acontecimentos antes da segunda vinda de Jesus - que estudaremos no * 134.

0205 - Qual advertência Jesus faz aqui?
R/ Jesus adverte que virá sem demora; de surpresa como o ladrão surpreende as suas vítimas.

0206 - Que admoestação é feita aos cristãos de Filadélfia?
R/ Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Sabemos que todo o salvo receberá uma coroa ... do Reino dos Céus.

0207 - Que promessa é dada ao vencedor, na igreja de Filadélfia?
R/ Os vencedores serão feitos “colunas vivas” no Templo de Deus - com três gloriosos destaques e jamais sairão ...

0208 - Como entender esta afirmativa: O cristão ser feito coluna VIVA do Templo de Deus e jamais sair?
R/ Diz a Bíblia, que:
O Templo de Deus somos nós, os verdadeiros cristãos. (I Co. 3:16e17)
Coluna - aqui se entende por pessoas tidas como verdadeiros baluartes da verdade, como foram considerados Tiago, Cefas e João. (Ga. 2:9); não é dito que os cristão serão transformados em colunas, mas - farei coluna ...; o mesmo que - farei baluarte ...
Comparando filosofias: Farei de fulano o meu cavalo de batalha. - O fulano não será transformado em cavalo, mas feito um cavalo ... maneira de comparar algo.

0209 - Quais os três destaques gloriosos que serão percebidos nos vencedores?
R/ Neles, Jesus escreverá o Nome de Deus; o nome da Cidade de Seu Deus; e o Seu Nome.

0210 - Como podemos entender, estas três denominações?
R/ Comparando com as afirmativas da Bíblia.
Comer palavras (Jr. 15:16); comer livro (Ez. 3:1) - são figuras de linguagem.
Noutras passagens, está escrito: Porei as minhas Leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus e eles me serão por povo. (Hb. 8:10)
Pergunta-se: Como escrever no entendimento e no coração? - isso, é figura de linguagem.
Escrever sobre o vencedor, é fazer com que ele grave (memorize), decore, para não mais esquecer dos três destaques em questão.

0211 - Como então, memorizar esta mensagem?
R/ A Bíblia nos diz, que: A fé é pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.
Noutras versões, está escrito assim: A fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo. (Rm. 10:17)
Forma-se um círculo que habitua a mente e os ensinamentos são divulgados (muitas vezes), sem o pregoeiro perceber o bem que está fazendo ao semelhante.

0212 - E quanto às inscrições, como se explica?
R/ Quanto ao Nome do Deus e de Jesus - podemos dizer que, é um nome grande em força (Jr. 10:6); e jamais, um ser humano poderá igualar.
Mesmo juntando os nomes de todos os maiores líderes do mundo, não alcança uma ínfima percentagem da grandeza do nome do Deus e de Jesus.
O Todo-Poderoso, O Altíssimo, O Criador de tudo, O Grande Arquiteto do Universo, O Onipotente, O Onisciente, O Onipresente - são alguns dos grandes nomes do Deus de Jesus, que devemos memorizar, ter sempre em mente, difundir e explicar aos que nos cercam, tamanha grandeza.
Memorizar, para bem divulgar o grande acontecimento futuro, a descida do céu do Deus de Jesus, da Cidade do Deus de Jesus, que é a Nova Jerusalém celestial > que abordaremos no capítulo XXI.
Sobre o novo nome de Cristo, ainda não foi revelado entre os homens um nome que induza maior força do que o nome de JESUS, O Filho de Deus, O Salvador do Mundo, O Messias, O Prometido, O Ungido do Senhor, O Príncipe da Paz, O Desejado de Todas as Nações, O Rei dos reis, O Senhor dos senhores > que preferiu ser chamado de amigo (Jo. 15:15), que granjeou amigos até entre os inimigos (Mt. 11:19), pelo que foi acusado; teve muitos amigos pobres (Lázaro – Jo. 11:11); ricos (José de Arimatéia – Mt. 27:57); homem de posição importante no governo e que não quis ser visto de dia, em companhia do Mestre, por isso foi à noite, para uma reunião entre amigos (Nicodemos – Jo. 3:1-21); preferiu ser comparado à uma simples videira, que necessita de apoio para ficar de pé (Jo. 15:1e5) ao invés de se comparar à importante árvore denominada Carvalho de Basã (Zc. 11:2), ou ao altivo Cedro do Líbano (Is. 2:13).
É, verdadeiramente um GRANDE e humilde Advogado - que temos no céu do Deus de Jesus, para interceder por nós (I Jo. 2:5), que não podemos deixar de divulgar o que puder, a Seu respeito.

0213 - Como encerra a carta à igreja de Filadélfia?
R/ Com a mesma recomendação dada às demais igrejas: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



* 17 - SÉTIMA CARTA - À LAODICÉIA

NOTA:
Como esta carta à igreja de Laodicéia corresponde exatamente ao período profético de 1844 a. D. ao FIM DO MUNDO, vamos fazer um exame mais detalhado dela, diferente do que fizemos com as demais cartas, às outras seis igrejas - porque é o Tempo do Fim (ou, Último Período da História).

Ao anjo da igreja que está em Laodicéia, escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Oxalá fôras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, estou enriquecido, de nada tenho falta, não sabes que és um desgraçado, miserável, pobre, cego e nú; aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; vestidos brancos, para que te vistas e não apareça a vergonha da tua nudez; que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele.  Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim com Eu venci e me assentei com Meu Pai, no Seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 3:14-22)

0214 - À igreja de qual cidade, Jesus ordena que seja enviada esta carta?
R/ À igreja de uma antiga cidade, Laodicéia.
Era uma cidade rica, situada na encruzilhada de duas importantes estradas que atravessavam a Ásia; talvez por isso, desfrutava de um grande mercado de manufaturados.
Era tradicionalmente conhecida por “Cidade de Banqueiros”; naturalmente, por causa de seus orgulhosos cidadãos, arrogantes e satisfeitos consigo mesmos.
Perto da cidade haviam fontes de águas minerais frias, quentes e mornas, que muitos criam serem terapêuticas para banhos, porém, não eram potáveis; as águas quentes, por serem quentes; as frias, por serem mal cheirosas e as mornas, por causarem náuseas que provocam vômitos. Entretanto, estas fontes atraíam diversos visitantes de toda parte.

0215 - Por que, chamava-se a cidade de Laodicéia?
R/ LAODICÉIA, originalmente chamava-se “Dióspolis (cidade de Zeus); depois, “Roas”; mais tarde, Antíoco II Teus (260-247 a. C.) rei da Síria chamou-a de Antioquia - porque Seleuco Nicátor, em 300 a. C., tinha assim designado por honra a Antíoco I (seu pai).
A primeira referência à Antioquia mencionada na Bíblia encontra-se em I Mb. 3:37; no livros de Atos dos Apóstolos, há várias referências (At. 11:19-30), porém, a mais importante de todas e que merece ser mencionada é At. 11:26, porque foi nesta cidade que os apóstolos e discípulos de Jesus - pela primeira vez foram chamados de cristãos.
O rei Antíoco II, ampliou e engrandeceu a cidade, mudando seu nome para LAODICÉIA, em homenagem à sua esposa Laodice.

0216 - Qual era a importância de Laodicéia?
R/ Laodicéia era importante pelo comércio industrial, sendo principal o de lanifício, onde havia muita ovelha na região.
Tapetes finos, vestidos sem costura que era um orgulho para os laodicenses; haviam também, a indústria do famoso “Pó Frígio” indicado para a cura da oftalmia (afecção inflamatória do globo ocular, acompanhada de vermelhão na conjuntiva que, se não tratada, causa conjuntivite).

0217 - Qual é o nome de Laodicéia, hoje?
R/ Hoje chama-se ESKI HISSAR que designa - Velho Castelo (deriva da condição em que os turcos a deixaram como velhos castelos, quando apoderaram-se dela em 1255 a. D. e Tamerlão a arrasou totalmente em 1402 a. D.

0218 - Quanto à igreja de Laodicéia, o que podemos saber?
R/ Em Laodicéia, existiu nos tempos do Apocalípse (98-100 a. D.), uma igreja cristã fundada por Paulo; este discípulo a menciona em quatro oportunidades na sua carta aos Colossenses.
Era próspera, fervorosa e florescente; entretanto, a carta apocalíptica nada tem a ver com a carta de Paulo e muito menos com aquela igreja que ele enaltece.
A igreja referida no Apocalípse, assinala a sétima e última igreja cristã que abrange o período profético de 1844 a. D. ao FIM do MUNDO - por ocasião da segunda vinda de Jesus.

0219 - O que significa “Laodicéia”?
R/ LAODICÉIA vem de Laodice (esposa do rei Antíoco II) - nome grego provindo de dois vocábulos: LAOS = Povo + DIKE = Juízo.
Arrematando:
Daí, o corretivo da palavra ser formada para LAODICÉIA = Povo do Juízo (Povo do Julgamento > ou, da Época Final da Humanidade = Tempo do Fim).
Assim, explica-se exatamente a época derradeira que João vislumbrou pela “Porta Aberta” do Céu (Ap. 4:1) - aberta por Aquele que abre ... o que ninguém consegue abrir.

0220 - Inicialmente, o que disse Jesus ao anjo da igreja de Laodicéia?
R/ Ele fez advertências aterradoras, dirigidas ao anjo da igreja de Laodicéia. Esta carta não contém nenhum elogio, é estritamente voltada ao anjo simbólico e visa a vida espiritual interna da igreja, cujo corpo docente era negligente.
Apesar disso, Jesus diz que a ama e que está à porta dos corações, para dar chance do arrependimento a encontrar o Seu Salvador.

0221 - Como, Cristo se apresenta à igreja de Laodicéia?
R/ Inicia com o Amém; depois, se apresenta como a Testemunha Fiel e Verdadeira; após, como o Princípio da Criação de Deus.
Jesus, é verdadeiramente o ALFA e o ÔMEGA - O Princípio e o Fim; é o Agente da causa da Criação de Deus. (Cl. 1:16)

0222 - Como das demais igrejas, o que Jesus disse conhecer de Laodicéia?
R/ As suas obras.
1 - Éfeso - amargurou Jesus, por ter deixado o primeiro amor.
2 - Smirna - fiel nas perseguições, estava cheia de polêmicas desastrosas.
3 - Pérgamo - estava o trono de Satanás e permeada de idolatria.
4 - Tiatira - permitia a obra ímpia de Jezabel romana.
5 - Sardo - estava morta.
6 - Filadélfia - a única que alegrou o Mestre, por estar sem ruga.
7 - Laodicéia - veremos agora, está morna e será vomitada.

0223 - Por qual razão, Laodicéia estava para ser vomitada?
R/ Porque os seus membros optaram pela escolha das águas mornas.

0224 - A que espécie de povo se aplica a mensagem contida nesta carta à Laodicéia?
R/ Aos que acham como Juízes.
Professam crer na “Verdade única” e são uma congregação morna.
Têm o nome de cristãos, mas não são zelosos pela vida cristã.

0225 - Que povo é esse?
R/ Esse povo é parte de um todo, como Jezabel romana é; como Sardo protestante é; não é o total desta ou daquela igreja (religião), não são pagãos e nem adeptos de Babilônia religiosa. É o povo da Laodicéia moderna.
A maioria desse povo morno de Laodicéia, são os descendentes do reavivamento espiritual da América do Norte (espalhados por todo o mundo), que tem o SINAL do Deus vivo e o Testemunho de Jesus Cristo em suas testas - mas lhe falta em seus corações o amor e as verdadeiras obras de fé.

0226 - Em que condições está esse povo, da Laodicéia moderna?
R/ Esse povo da Laodicéia moderna, por seus atos, sua falta de trabalho espontâneo à causa dAquele que sabe as obras de todas as igrejas, - está conformado com o mundo e inteiramente satisfeito consigo mesmo, jactando-se de ter a verdade, sem fazer por onde esta verdade prossiga para o alvo, para a soberana vocação de Deus e de Jesus.
Essa Laodicéia está morna (indiferente), para com o sagrado; tornou-se repulsiva ao seu Senhor, como algo de má qualidade, morno, nauseabundo, sendo abjeto a Cristo este seu cristianismo de palavras frívolas e falto de sentimento cristão.

0227 - Por que, Deus despreza a mornidão espiritual?
R/ O calor e a frieza espiritual são preferíveis diante de Deus. Há mais esperança da parte de quem ignora o evangelho, do que aqueles que se tenham tornado mornos (tíbios).

0228 - Podemos analisar a frase: “vomitar-te-ei da minha boca”?
R/ Os termos gregos CHLIAROS = morno + EMEO = vomitar - só aparecem uma vez no Novo Testamento e ambos são aplicados à igreja de Laodicéia.
Semelhantemente à água morna da antiga Laodicéia, que causava náuseas e vômitos - assim é a Laodicéia moderna, na presença de Jesus, a quem ela pretende servir.
Sua condição atual, causa repugnância ao Salvador, que ameaça vomitá-la de Sua boca.

0229 - Convicta de ser rica na Verdade bíblica, ao que, Jesus comparou a Laodicéia moderna?
R/ Como uma miserável, pobre, cega e nua.
Essa Laodicéia moderna, tem a pretensão de ser o que não é; contemplando-se a si mesma, orgulha-se de ter a guarda do puro evangelho de Cristo; de ser a legítima depositária da luz verdadeira, para o atual século; de ser a legítima igreja de Jesus, desta última época da humanidade; de sua inigualável organização religiosa; de sua grandiosa obra missionária mundial; de suas numerosas instituições; de seus processos financeiros; de suas várias obras assistenciais; de seu magnífico corpo de ministros; com todas estas características, para ganhar mais e mais pessoas para Cristo, num trabalho altruístico, sem paixão humana, assim não procede.
Verdadeiramente, a Laodicéia moderna assemelha-se aos fariseus hipócritas; por fora parecem sepulcros lindamente caiados, mas interiormente estão cheios de ossos, podridão e imundícia, em seus corações cheios de ódio, inveja e ladronices. (Mt. 23:27)  - São verdadeiras paredes branqueadas. (At. 23:3)

0230 - Donde vem esta conclusão?
R/ Do vocábulo grego TALAIPÕROS que revela desgraça espiritual - MISERÁVEL, POBRE, CEGA e NUA.

0231 - E os dirigentes da Laodicéia moderna, não percebem esse estado miserável, no qual se encontram?
R/ Estão CEGOS, se apegando aos seus próprios e obsoletos métodos, muitas vezes aconselhados por paredes branqueadas, esquecendo-se das diretrizes de Cristo - se fixam em manuais e regulamentos mornos que enxergam o exterior, ignorando o interior das pessoas, como recomendam os Sagrados Oráculos do Deus de Jesus.
Estão POBRES de espírito, se apegando a pequenas candeias (luzeiros menores), deixando de buscar o maior luzeiro (a Bíblia) - que tudo ensina e que não necessita de nenhum acréscimo, conforme consta nos Sagrados Oráculos do Deus de Jesus. (Dt. 4:2; Pv. 30:6; Ec. 3:14; Ap. 22:18e19)
Estão NUS, pois em sendo pobres de espírito, não possuem o ouro puro de Cristo e não tem como comprarem a vestimenta recomendada pelos Sagrados Oráculos do Deus de Jesus.

0232 - O que dizer de alguns dirigentes da Laodicéia moderna, que julgam seus membros?
R/ Há na Bíblia, uma terrível sentença aos dirigentes que não se arrependerem de julgarem seus membros, como segue:
Ai dos pastores que destruem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor. (Jr. 23:1-4 confirmado por Ez. 34:2-31)
Alguns dirigentes da Laodicéia moderna, se precipitam e executam a tarefa que será dada aos anjos; veja-se esta parábola:
O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o inimigo e semeou joio no meio do trigo, retirando-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele , disseram-lhe: Senhor! Não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro. (Mt. 13:24-30)
Depois de despedir o público, JESUS em particular, explicou os detalhes desta parábola aos seus discípulos:
O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente sãos filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo é o diabo; a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mt. 13:36-39)
Noutra feita, JESUS estava sendo censurado pelos fariseus hipócritas, porque o Mestre comia junto com pecadores (os doentes do espírito) e assim disse-lhes:
Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes. Ide, pois e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque, eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Mt. 9:11-13)

0233 - Que três necessidades imperiosas, tem hoje a Laodicéia moderna que comprar?
R/ Deixar o orgulho de suas jactâncias, abastecer-se no MERCADO VERDADEIRO, suprindo-se do que lhe falta, como segue:
Comprar OURO puro provado no fogo por Jesus, o melhor ourives.
Comprar VESTIDOS brancos, oferecidos pelo sério comerciante Jesus.
Comprar COLÍRIO puro de Jesus o melhor farmacêutico.

0234 – O que podemos notar nas admoestação de Jesus, à Laodicéia moderna?
R/ O quanto Jesus ama a Laodicéia moderna; Seu propósito não é condená-la, mas salvá-la.
Está escrito:  Deus repreende a todos quanto Ele ama (Jó 5:17; Pv. 3:11e12; 6:23; Hb. 12:5e6)

0235 - Como Jesus expressa o Seu amor, pela Laodicéia moderna?
R/ Ele diz:  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta, entrarei em sua casa, com ele cearei e ele comigo.
A porta do nosso coração, só abre por dentro; a iniciativa de abri-la, deve ser nossa.

0236 - Qual é o apelo de Jesus, à Laodicéia moderna?
R/ Jesus quer entrar em nosso coração, para confraternizar.

0237 - Qual é a razão da insistência do Salvador, para entrar em nosso coração?
R/ É que - Deus enviou o Seu Filho ao mundo, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo. 3:16)

0238 - Qual é a pretensão de Jesus, se conseguir entrar em nossa vida?
R/ Cear conosco, manjando as iguarias celestiais.

0239 - Ao encerrar a carta aos laodicenses, que gloriosa promessa Jesus faz?
R/ Assentarem com Ele, em Seu trono celestial e participar com Ele no Seu reino.

0240 - Qual é a mensagem final de Jesus, nesta carta?
R/ Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


--- ::: o ::: ---



Capítulo IV


Introdução:


Neste capítulo estudaremos a segunda visão de João, que trata na Majestade, da Corte do Universo e do Trono do Todo-Poderoso.
A Majestade do Altíssimo e a vigilância absoluta dos Seus domínios, são manifestas por meio do 
Espírito Santo.
Apenas um vislumbre da indiscritível Glória do Eterno e deve nos levar à união com os que anelam participar de Sua Corte.



* 18 - O INÍCIO DA SEGUNDA VISÃO

Depois destas coisas, olhei e eis que estava uma porta aberta no céu: e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. (Ap. 4:1)

0241 - Como entender: “Depois destas coisas”?
R/ Entenda-se - Depois das coisas mostradas anteriormente reveladas e descritas na primeira visão, estudadas nos três primeiros capítulos deste trabalho.

0242 - Que algo extraordinário, João viu agora?
R/ Na primeira visão (já estudada), João viu Jesus como Sumo Sacerdote oficiando entre os sete castiçais (sete igrejas) - no primeiro Céu.
Nesta segunda visão, João vê (depois do lugar onde Jesus oficiava), UMA PORTA ABERTA - que dá para o segundo Céu, onde se encontra o TRONO do Altíssimo, do Deus de Jesus e Sua Corte.
Comparando esta descrição, com a descrição dos Santuários terrestres (Tenda da Congregação + Tabernáculo do Testemunho + Templo de Salomão + Templo de Zorobabel + Templo de Herodes), tem-se um entendimento paralelo das habitações do Deus de Jesus.
Todos os Santuários eram divididos em dois compartimentos: O “lugar santo” destinado aos israelitas e o “lugar santo dos santos” onde o Sumo Sacerdote entrava apenas uma vez ao ano. (Êx. 25:8e9; 26:1-37; I Rs. 6:1-38; II Cr. 3:1-17)
Essa PORTA ABERTA é a que separa os dois compartimentos do Templo do Céu: O > 1º Compartimento é o lugar Santo onde Jesus oficiou entre os sete castiçais.
O 2º Compartimento é o lugar Santo dos Santos (Santíssimo) onde se encontra o TRONO do Deus de Jesus, a habitação do Altíssimo.

0243 - Depois da visão da porta aberta, o que aconteceu?
R/ João, ouve a mesma voz de trombeta, que já lhe era familiar da primeira visão, pelo estudado nas questões 0044, 0055, 0056, 0123 e 0132 - sabemos que essa voz é de Jesus.

0244 - Por que, Jesus resolveu não só falar, mas mostrar como era o Céu?
R/ Porque eram tão solenes tais cenas do TRONO, que João precisava não só ouvir, mas ver a glória de Sua Majestade no lugar Santíssimo do Céu.

0245 - O que lhe disse aquela solene voz?
R/ Sobe aqui e mostrar-te-ei as coisas que depois destas, devem acontecer.



* 19 - A VISÃO DO ETERNO TRONO

Logo fui arrebatado em espírito e eis que um trono estava posto no Céu, e um assentado sobre o trono. O que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônia; o arco celeste estava ao redor do trono e parecia semelhante à esmeralda. (Ap. 4:2e3)

0246 - O que sentiu João, após ouvir aquela voz de trombeta?
R/ João, novamente foi arrebatado em espírito e entrou em êxtase.

0247 - O que viu João, por intermédio daquela porta aberta?
R/ João, viu o TRONO do Deus de Jesus.

0248 - O que mais, João viu?
R/ João, viu alguém assentado naquele TRONO.

0249 - Qual era a aparência dAquele que estava assentado no trono?
R/ Ao profeta João, não foi permitido contemplar o Eterno assentado em Seu TRONO; nenhuma tentativa é feita, para descrever o indiscritível SER - senão, somente a Sua glória, semelhante às pedras jaspe e sardônia.

0250 - Como é o parecer daquelas duas pedras?
R/ A pedra jaspe - é transparente e resplandecente (um silex duro - podendo ser de várias cores); em resumo é o BRANCO.
A pedra sardônia - é de uma variedade parda ou vermelho sangüíneo (da calcedônia). Em resumo é o VERMELHO.  Essas, são as cores da “Realeza do Universo”.

0251 - O que havia ao redor do trono?
R/ O “Arco Celeste” (Arco-íris).
Certa feita, o profeta Ezequiel também vislumbro o “Arco Celeste” ao redor do TRONO de Deus. (Ez. 1:28)

0252 - Como assemelhava-se aquele “Arco Celeste”, em sua aparência?
R/ Exatamente ao “Arco-íris” > com suas magníficas sete cores, na ordem de cima para baixo: Vermelha, Amarelão, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.

0253 - Como emblema, o que representa o “Arco Celeste”?
R/ Representa a ilimitada graça do Deus de Jesus; do oriente ao ocidente, como este se apresenta, assim a graça do Altíssimo alcança o pecador arrependido.
O “Arco Celeste” é o sinal da promessa que Deus fez ao homem, após o Dilúvio, que nunca mais a humanidade seria assim destruída.
O “Arco Celeste” testifica perante o universo, que Deus nunca mais abandonará Seu povo na luta contra o mal.



* 20 - A VISÃO DOS 24 ANCIÃOS

Ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; ví assentado sobre os tronos, vinte quatro anciãos vestidos de veste brancas e tinha sobre suas cabeças, coroas de ouro. (Ap. 4:4)

0254 - Quem são estes 24 anciãos?
R/ Sobre estes 24 anciãos, somente eles mesmos podem dizer; para tal, devemos perscrutar Ap. 5:8-11, por onde se vê, serem pessoas que aqui viveram, morreram e foram comprados para Deus, pelo sangue de Jesus.

0255 - Se são pessoas que aqui viveram e morreram, como poderiam ressuscitar e irem para o Céu?
R/ Por ocasião (no momento) em que Cristo morria na cruz, houve trevas, relâmpagos, o chão tremeu, fenderam-se as pedras e o véu (cortina) do Templo rasgou-se de alto a baixo.
Exatamente naquele instante, abriram-se sepulcros e muitos santos que dormiam (que estavam mortos), foram ressuscitados. (Mt. 27:52)

0256 - Quem seriam estes ressurrectos?
R/ A Bíblia não afirma que esses 24 anciãos seriam destes ressurrectos, mas deduz-se o seguinte:
I - Que os 24 anciãos, são santos que aqui viveram, morreram e foram comprados com o sangue de Cristo - isso, ela afirma.
II - Se foram comprados com o sangue de Cristo, não podem ser Enoch, Moisés e Elias, porque já desfrutavam da Corte de Deus; aliás, Moisés e Elias já tinham vindo por ocasião da transfiguração de Jesus. (Mc. 9:2-13) - Faltariam 21.

0257 - Para que fim, foram estes ressuscitados?
R/ Para a glória de Deus, saíram ressurrectos das sepulturas, entraram na cidade santa e apareceram a muitos, dando testemunho de que Jesus era de fato o Messias. (Mt. 27:53)
Assim foi imortalizada a verdade sagrada da ressurreição.
Enquanto os chefes judeus, procuravam ocultar a realidade da ressurreição de Cristo, Deus fez levantar dos sepulcros este grupo de santos (de todas épocas), para testemunhar ao povo, a realidade da ressurreição e declarar a Sua glória.
Quanto à sua vestimenta branca, já estudamos que o branco representa a pureza, ver questão 0187.
Quanto às coroas nas cabeças, ver questão 0206; que não mais morrerão e integram os 24 anciãos que fazem parte da Corte de Deus, no Céu.

0258 - Por que, são em número de 24?
R/ Porque Deus, achou por bem que sejam 24; o número em si, não trás nenhum mistério.
São 24, simplesmente, porque David dividiu os sacerdotes em 24 turmas, conforme verifica-se em II Cr. 24:1-19 e cada um, representa uma turma de sacerdotes que auxiliavam ao Sumo Sacerdote, no ofício do Santuário terrestre.
Assim, os 24 anciãos, são assistentes do Verdadeiro Sumo Sacerdote - Jesus Cristo, no Céu.



* 21 - OS SETE ESPÍRITOS

Do trono saíam relâmpagos, trovões, vozes e adiante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus. (Ap. 4:5)

0259 - Qual é a interpretação de relâmpagos, trovões e vozes?
R/ Vemos aqui, três maneiras de Deus Se fazer notar, pelos mortais:
I - Pelos relâmpagos, manifesta o Seu poder visível.
II - Pelos trovões, manifesta o Seu poder audível.
III - Pelas vozes, manifesta o Seu poder perceptível ao entendimento.
Desde quando Deus se manifestou ao homem, no Sinai, ELE vem usando estes três meios de Se manifestar aos mortais; de forma visível, audível e perceptível ao entendimento. (Êx. 19:16:19)

0260 - O que são as sete lâmpadas que ardiam diante do Trono de Deus?
R/ São os sete Espíritos de Deus, conforme o próprio texto interpreta.

0261 - Como podemos entender: “Sete Espíritos de Deus”?
R/ O número 7, é o número da perfeição, que forma um todo, uma plenitude.
Os “Sete Espíritos de Deus” são o ESPÍRITO SANTO na plenitude de Sua ação e poder.
Não devemos confundir, as sete lâmpadas de fogo que representam o Espírito Santo, com os sete castiçais que representam as sete igrejas; não há identidade nenhuma entre castiçais e lâmpadas.

0261 - É o Espírito Santo, uma terceira pessoa?
R/ NÃO. Em parte alguma da Bíblia, é dito que o Espírito Santo seja uma terceira pessoa; quem assim afirma, são as religiões e nós devemos nos orientar NÃO pela religiões que são coisas humanas, mas SIM e exclusivamente pela Palavra de Deus.
Os Oráculos de Deus não dizem que o Espírito Santo seja uma terceira pessoa e muito menos, fazer parte de uma tal trindade - palavra que também não consta dentro da Bíblia (a não ser nos títulos, subtítulos e nos textos apócrifos).

0262 - Então, o que é o Espírito Santo?
R/ O Espírito Santo é o PODER de Deus, para se comunicar com os humanos.
É o legítimo representante de Cristo, na terra e no meio da Sua igreja. (Jo. 15:26)
É o Consolador, enviado por Jesus (Jo. 14:26).
É o Veículo, pelo qual chegamos ao céu, com gemidos inexprimíveis. (Rm. 8:26)
É o poder de Deus, que opera o novo nascimento. (Jo. 3:3-8)
Não devemos entristecer o Espírito Santo, que é o ESPÍRITO DE DEUS. (Ef. 4:30)

0263 - E quanto à “Trindade” - o que podemos saber?
R/ Já frisamos que esta palavra não consta na Bíblia; é uma doutrina, um dogma não procedente dos Oráculos de Deus.
Na Bíblia, encontramos referências ao Altíssimo, como sendo o SER Supremo, Onipotente, Onisciente e Todo-Poderoso (veja questão 0212); nós somos pessoas semelhantes a ELE, não iguais. (Gn. 1:26)
Na Bíblia encontramos referências ao Nosso Salvador Jesus Cristo, como sendo uma pessoa DIVINA, que se fez carne e habitou entre nós, tornando-se uma pessoa humana, também. (Jo. 1:1-14)
Quanto ao Espírito Santo, é o que estudamos na questão anterior; não é um INDIVÍDUO, mas o poder de Deus.

0265 - Que exemplo mais simples podemos ter do Espírito Santo?
R/ Duas pessoas conversam entre si, à distância pelo telefone, sem se tocarem, pelo rádio ou pela televisão - não se sentem os seus odores; simplesmente, estes meios de comunicação existem, entretanto, não são pessoas.
Telefonam-se, irradiam-se ou televisam-se sem que aqueles instrumentos sejam pessoas legítimas, mas sim - veículos de comunicação.
Assim é o Espírito Santo, é o meio de comunicação entre Deus e os humanos - nunca uma terceira pessoa que haja neste meio, entre Deus e os humanos.
I - Quando baixou sobre Jesus, saindo ELE das águas do batismo, foi em forma de uma pomba. (Mt. 3:16).
I - A voz que se ouviu nessa ocasião, foi de Deus e não foi da pomba. (Mt. 3:17)
III - A forma, como o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos no Pentecostes foi em línguas de fogo e não em indivíduo ou pessoa e o som que se ouviu foi de um vento impetuoso. (At. 2:1-4)
IV - O Espírito Santo é ALGO que Deus pode dar. (Jo. 7:39)
V - O Espírito Santo é a instrumentalidade que Deus usa, para se comunicar com os mortais. (Lição da Escola Sabatina de 15-10-1978 - pág. 23)



* 22 - AS QUATRO CRIATURAS VIVENTES

Havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal e no meio , ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. O primeiro animal era semelhante a um leão, o segundo animal semelhante a um bezerro, o terceiro animal tinha o rosto como de homem e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.Os quatro animais tinham cada um de per si, seis asas ao redor e por dentro estavam cheios de olhos e não descansavam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir. (Ap. 4:6-8)

0266 - O que vem a ser este “Mar de Cristal”?
R/ É o lugar puro e cristalino diante do Trono de Deus, onde no futuro estarão os inúmeros vitoriosos sobre o poder do mal.

0267 - Que 4 animais são este, que estavam no meio e ao redor do Trono de Deus?
R/ O profeta Ezequiel, responde, com a maior simplicidade, dizendo serem: Quatro Querubins. (Ez. 10:20)

0268 - Quais são as características destes 4 animais viventes?
R/ Eram cheios de olhos por diante e por detrás; e cada um tinha de per si, 6 asas.

0269 - O que representam os rostos destes 4 animais?
R/ Representam emblemas do caráter do Trono de Deus e do Seu governo.
A quantidade de olhos, representa a vigilância permanente do governo de Deus e Seus ilimitados domínios no universo, que se manifesta plenamente pelo número incomum de olhos (ao redor, por diante e por detrás - enquanto uns miram numa direção, outros observam noutra), que tem os 4 Querubins
É uma demonstração de que o governo de Deus sobre o universo, não está acéfalo, no abandono, mas sob vigilância e cuidado, perfeito do Todo-Poderoso.

0270 - O que mais destaca-se nos 4 animais?
R/ João e Ezequiel dão a mesma descrição: O que mais se destaca, são os rostos como de: Leão, Bezerro, Homem e de Águia - comparar com Ez. 10:14.
No Leão, temos a figura do rei, da majestade; no Bezerro, temos o emblema de serviço, de servidão; no Homem, temos a imagem da sapiência, retidão racional; e na Águia, temos a insígnia da contemplação panorâmica do universo, da perspicácia e das atenções imediatas, com grande tirocínio.

0271 - O que demonstram as quatro criaturas viventes?
R/ Eles demonstram estar atentos aos quatro característicos de Jesus, apresentados nos quatro evangelhos, que relatam a Sua vida terrestre.
Mateus - apresenta Jesus como REI (o Leão de Judá – procedente do rei David).
Marcos - apresenta Jesus como SERVO (o Bezerro serviçal da humanidade).
Lucas - apresenta Jesus como HOMEM (o Médico da humanidade.
João - apresenta Jesus como AERONAUTA (a Águia que transita nas alturas).

0272 - Qual é o tema ininterrupto, pronunciado pelas quatro criaturas viventes?
R/ Um enaltecimento ao CRIADOR e Todo-Poderoso, dizendo:
Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir.
I - João e Isaías dizem que tais criaturas viventes, tinham seis asas e Ezequiel viu 4 asas nessas criaturas que voavam e tornavam rápidas, semelhantes a relâmpagos. (Is. 6:2; Ez. 10:21)
Existem pseudo exegetas afirmando que a Bíblia fala a respeito de OVNIs (Ez. 10:1-19) - objetos voadores não identificados; interpretam o texto acima mencionado como vaticínios a futuros discos voadores (engenhos) extra terrestre, o que não está em harmonia com os Sagrados Oráculos de Deus.
II - O profeta Isaías referindo-se à uma visão semelhante, elucida bem esta questão, afirmando que se trata do séquito celestial - Serafins, Querubins, Arcanjos e Anjos - aos “miríades” (milhares de milhares); estes, de maneira ininterrupta, cortejam ao Todo-Poderoso. (Is. 6:1-3)
Portanto, se trata de OVIs - objetos voadores identificados. (Ez. 10:20)
III - O profeta João descreve esta mesma visão, dando-nos uma preciosa idéia de como as criaturas celestiais encaram o poder do “REI do Universo”, ao pronunciarem incessantemente esta saudação Santíssima - Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.



* 23 - A ATITUDE DOS 24 ANCIÃOS

Quando os animais davam glória, honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono e adoravam o que vive para todo o sempre. Lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, honra e poder; porque tu criaste todas as coisas, por tua vontade são e foram criadas. (Ap. 4:9-11)

0273 - Qual era a atitude dos 24 anciãos, diante do Todo-Poderoso?
R/ Eles não ficaram indiferentes ao tributo de honra e louvor prestado pelos anjos do REI Eterno; também adoraram a Deus, lançaram sua coroas diante do trono do Todo-Poderoso e O louvaram, como DIGNO de receber glória, honra e poder.

0274 - Por que, o Todo-Poderoso é digno de receber glória, honra e poder?
R/ Porque ELE tudo criou e tudo mantém.
Mantém as galáxias onde estão, o sol no lugar central da nossa galáxia, os planetas em suas órbitas solares; tudo continuando como desde o princípio, quando o CRIADOR os criou e deu o “Primus movens” (Primeiro movimento); tudo continua obedecendo ao mando DAQUELE que ordenou e tudo se fez.
A Terra continua a 149.504.201 Km de distância do sol, com a sua inclinação de 23º 30’ proporcionando as quatro estações climatológicas, no ano > com os seus exatos movimentos de (rotação com 23 horas, 56 minutos e 04 segundos; e translação com 365 dias, 05 horas e 48 minutos); gerando vida vegetal e contribuindo para o desenvolvimento da vida animal.
A Lua continua na sua órbita terrestre com 28 dias, 12 horas, 44 minutos e 05 segundos; não se afasta mais do que 408.200 Km e nem se aproxima mais do que 357.200 Km, da terra e > não há ninguém e nem forças que possam alterar tais ordenações Divinas.

0275 - Este é o motivo de todas as criaturas deverem honra, louvor e glória ao Criador?
R/ SIM. Se no céu é assim, na terra não pode ser diferente.


--- ::: o ::: ---



Capítulo V

Introdução:


Este capítulo encerra a segunda visão, sobre o Santuário Celestial.
Agora, desenvolveremos o tema sobre o LIVRO SELADO com sete selos, que em todo o Universo só foi encontrada uma pessoa digna de remover os selos e abri-lo.
Tal pessoa digna é cognominada de Leão de Judá e em todo o Universo, os viventes prorromperam em uníssono coro inigualável, numa gloriosa tributação de louvor e honra ao Todo-Poderoso e a Seu Filho, o Cordeio, que desata os sete selos e abre o misterioso Livro.



* 24 - UM LIVRO À DESTRA DE DEUS


Ví na destra do que estava assentado sobre o trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. (Ap. 5:1)

0276 - O que João viu, que estava ao alcance do que estava assentado sobre o trono do Todo-Poderoso?
R/ Um LIVRO, escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

0277 - Se o livro estava “selado”, como pôde ser visto estar escrito por dentro e por fora?
R/ Precisamos analisar as ORIGENS “do que é Livro” > ao tempo dos antigos livros em que o Apocalípse foi dado.
Os livros primitivos, eram tabuletas de argila ou, cilindros de terra-cota, nos quais, assírios, egípcios e babilônicos - conservaram gravados em caracteres pictográficos, rupestres, quipos, ideográficos, acrofônicos, hieráticos, demóticos, hieroglíficos e ou, cuneiformes - relatos de seus feitos históricos, suas leis, códigos e suas obras literárias.
No Egito é que vamos encontrar o que pode ser considerado o mais direto antepassado do livro moderno - o ROLO ou Livro.

0278 - Como era esse tipo de “rolo”?
R/ Eram cortadas folhas da planta papirus (encontrada em abundância nas margens do rio Nilo e arredores da cidade de Biblos (Líbano); do miolo do caule formava-se uma massa, prensava-se e secava-se ao sol, formando longas lâminas que eram cortadas, bitoladas de sete tamanhos e enroladas em bastonetes chamados umbílicus, formando um ROLO, conforme a tabela abaixo:

TOMUS (tamanho) LARGUS (largura) LONGUS (comprimento)

Librinus (I) ¼ côvadus (16,50 cm.) 1 côvadus (0,66 m.)
Libritinus (II) 1 palmus (22,00 cm.) 2 côvadus (1,22 m.)
Libretus (III) 1 pesus (30,48 cm.) 3 côvadus (1,98 m.)
Librus (IV) ½ côvadus (33,00 cm.) 4 côvadus (2,64 m.)
Libretanus (V) 1 cúbitus (55,00 cm.) 5 côvadus (3,30 m.)
Libretatus (VI) ¾ côvadus (59,50 cm.) 6 côvadus (3,96 m.)
Librorum (VII) 1 côvadus (66,00 cm.) 7 côvadus (4,62 m.)

Os umbílicus possuíam acabamento especial nas extremidades, denominados cornus (uma espécie de carretel), nos quais eram amarrados etiquetas denominadas index, em que eram arrolados os capítulos, que mencionavam os títulos.

O ROLO de papirus e mais tarde também, de pergaminho, caraterizou-se nas civilizações grega e romana, época do Apocalípse; nesses ROLOS grafava-se a escrita, empregando-se alfabetus (hebraico, egípcio, persa, grego ou, romano), era cursiva feita no sentido do comprimento da lâmina, dividindo-se a matéria em colunas com um palmo ou, com um pé, de largura - podendo ser elaborada pelos dois lados; daí, o por dentro e por fora.

0279 - O que se pode saber sobre os “sete selos”?
R/ Os “sete selos” com os quais o LIVRO estava selado, é uma nova seqüência profética, composta por sete partes.

0280 - Como são dispostos os “sete selos”?
R/ Os “sete selos” eram atados de maneira que não necessitassem de remoção, para que o LIVRO pudesse ser lido (enrolando-o ou desenrolando-o) até aquela parte, a fim de ser revelado o seu conteúdo.
Tais selos, cobriam apenas aquela parte e não o LIVRO todo.



* 25 - UM DESAFIO AO UNIVERSO

Ví um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? Ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. Eu chorava muito, porque ninguém fôra achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. (Ap. 5:2-4)

0281 - Por quem, é lançado o “desafio ao universo”?
R/ Por um preeminente e poderoso anjo.

0282 - Qual era o “desafio ao universo”?
R/ Quem, é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
O anjo não perguntou - Quem é capaz? Mas sim: Quem é digno?

0283 - Como, o universo inteiro se mostrou diante daquele desafio?
R/ Todo o universo quedou-se em silêncio, porque ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro e nem olhar para ele.

0284 - O que sucedeu ao profeta João, diante da indignidade de todo o universo?
R/ João chorava muito, porque ninguém fôra achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para o tal livro.



* 26 - A PESSOA DIGNA É ENCONTRADA

Disse-me um dos anciãos: Não chores: eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de David, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. Olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes, entre os anciãos, um Cordeiro, como havendo sido morto, tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados a toda a terra. Veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. (Ap. 5:5-7)

0285 - Quem, veio consolar ao profeta João?
R/ Um dos (24) anciãos.

0286 - Como lhe consolou este ancião?
R/ Dizendo: Não chores: eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de David, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

0287 - Quem, é este Leão da tribo de Judá?
R/ É nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador.  (Gn. 49:9e10; Is. 11:1e10; Rm. 15:12; Hb. 9:14)

0288 - Por que, são dados tais títulos a Jesus Cristo?
R/ Porque:
LEÃO, é o rei dos animais; RAIZ de David, porque toda planta necessita de raiz, para alimentar-se.
Ora, sendo Jesus designado pelo Todo-Poderoso, para ser REI dentre os homens, bem como alimentá-los - é dever de todo “rei” prover o sustento de seu povo, nada mais comparativo do que os títulos de Leão da tribo de Judá e de Raiz de David, para Jesus.

0289 - Qual é a razão da “dignidade” encontrada em Jesus?
R/ Sua dignidade é dada ao fato de que ELE venceu e triunfou na batalha contra Satanás e seus seguidores; por esta razão, Jesus foi achado digno de abrir, desatar os sete selos e ler o que está escrito no livro em questão, revelando à Sua Igreja, as maravilhas alí escritas.

0290 - Ato contínuo, após, o que viu o profeta João?
R/ João olha e vê no meio do trono do Todo-Poderoso, entre os quatro animais viventes e entre os (24) anciãos - um CORDEIRO, como havendo sido morto.

0291 - O que simboliza este cordeiro?
R/ Simboliza - A união do Onipotente Poder e do sacrifício de amor, personalizado em Jesus Cristo, o nosso Salvador - que foi morto pelos nossos pecados, ressuscitou e está assentado no céu à destra do trono do Todo-Poderoso.

0292 - Que características apresentava o cordeiro?
R/ Tinha sete pontas (chifres) e sete olhos.

0293 - O que representa as “sete pontas” e os “sete olhos”?
R/ O contexto responde, são: Os sete Espíritos de Deus, enviados à toda a terra.

0294 - O que simbolizam as “sete pontas”?
R/ As “sete pontas” simbolizam a “Plenitude do Poder de Deus”.

0295 - O que simbolizam os “sete olhos”?
R/ Os “sete olhos” simbolizam a vigilância completa que Deus exerce por toda a terra, através do Espírito Santo.

0296 - Como se explica a ação do Cordeiro, tomar a livro da mão de Deus e ler?
R/ Não é o símbolo que realiza o ato, mas sim - O simbolizado.



* 27 - O OFÍCIO DOS 24 ANCIÃOS

Havendo tomado o livro, os quatro animais, os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus sete selos; porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus, homens de toda a tribo, língua e nação; para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes e, eles reinarão sobre a terra. (Ap. 5:8-10)

0297 - O que aconteceu, quando o Cordeiro tomou o livro para abrir e desatar os sete selos?
R/ Os assistentes da corte Celeste, que são os quatro animais viventes e os 24 anciãos, prostraram-se diante do Cordeiro.

0298 - O que, tinham esses assistentes?
R/ Tinham harpas e salvas (bandejas) de ouro, cheias de incenso.

0299 - O que representa o "incenso” que enchia as tais salvas?
R/ São as orações dos santos.

0300 - O que mais, faziam os assistentes do Cordeiro?
R/ Cantavam “um novo cântico”.

0301 - Que dizia este novo cântico?
R/ Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos.

0302 - Qual a justificativa de Jesus ser achado digno, para tal?
R/ Porque tinha sido morto e com Seu sangue comparado para Deus, homens de toda a tribo, língua e nação.

0303 - Para que fim, Jesus comprou com Seu sangue, homens para Deus?
R/ Para os fazer reis e sacerdotes ao Todo-Poderoso.

0304 - Onde reinarão estes comprados como o sangue de Jesus?
R/ Nesta terra, após a sua renovação. (Ap. 5:10; e cap. 21)



* 28 - A VOZ DE MILHÕES DE MILHÕES

Olhei, ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, dos animais e dos anciãos; era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares, que com grande voz, diziam: Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e as ações de graça. (Ap. 5:11e12)

0305 - João olhou e ouviu a voz de quem?
R/ De muitos anjos ao redor do trono, dos animais e dos anciãos.

0306 - Qual era o número de anjos, de quem ele ouviu vozes?
R/ A interpretação desses números, não é literal.
Calculando-se .................................................   1.000 x 1.000 =        1.000.000
                                                            1.000.000 x 1.000.000  = 1.000.000.000
Somando-se ...........................................................................  =  1.001.000.000
Imaginemos um CORAL integrado por 1.001.000.000 (um bilhão e um milhão) de anjos, cantando a cinco vozes (soprano, contralto, tenor, barítono e baixo); é uma beleza indiscritível.

0307 - Qual era o cântico entoado por este coral?
R/ Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, a riqueza, a força, a glória e a as ações de graças.

0308 - Podemos saber um pouco mais sobre o ministério dos anjos?
R/ As diversas categorias de criaturas celestiais, tem um ministério santo a cumprir.
MIGUEL é o arcanjo da criação. (Dn. 10:13:21; Jd. 9; Ap. 12:7)
GABRIEL é o anjo assistente de Deus. (Dn. 8:16; 9:21; Lc. 1:19e20; Lc. 1:26-38)
Há entre os anjos, diversas categorias: Arcanjos (I Ts. 4:16; Jd. 9);
Querubins (Gn. 3:24); Serafins (Is. 6:1-3); Anjos Guardiões (Mt. 18:10).
Segundo as Sagradas Escrituras, os anjos são sêres reais, corpóreos, sendo as primeiras criaturas de Deus; certamente, para o nosso bem, não nos é permitido vê-los; foram criados com glória e poder, um pouco acima do homem. (Sl. 8:4e5; Hb. 2:7)
Se necessário, movem-se numa velocidade superior à da luz. (Dn. 9:20e21)
São magníficos em poder, são fiéis em cumprir as ordens do Seu Criador. (Sl. 103:20)
Não se casam e nem se dão em casamento. (Mt. 22:30)
Estão ligados com todo interesse ao “Plano da Salvação” do homem. (I Pe. 1:11e12)
Alegram-se indizivelmente, quando um pecador se arrepende e aceita a Jesus, como seu Salvador. (Lc. 15:10)
Os anjos servem a favor dos que hão de herdar a Salvação. (Hb. 1:14)
No passados, os anjos assistiram diversos homens santos de Deus:
Ló e sua família. (Gn. 19:15e16)
Jacó e sua família. (Gn. 32:1e2)
Elias foi socorrido em sua aflição. (I Rs. 19:6-8)
Eliseu foi guardado de perecer. (II Rs. 6:11-17)
A cidade de Jerusalém foi protegida. (II Rs. 19:35)
Daniel foi guardado dos leões, uma noite inteira. (Dn. 6:22)
Assistiram no Ministério de Jesus Cristo. (Mt. 2:13; 4:11)
Os apóstolos foram libertos por anjos. (At. 5:17-20)
Paulo recebeu a visita de um anjo. (At. 27:28)
Os anjos foram enviados a muitas outras pessoas, com mensagens especiais.
Hoje, muitas pessoas recebem anjos e como são mal doutrinados, atribuem tais aparições à nossa senhora(s), sendo que muitas vezes são anjos maus transfigurados. (II Co. 11:14)



* 29 - A ADESÃO FINAL

Ouví a toda a criatura que está no céu, na terra, debaixo da terra, no mar e a todas as coisas que nelas há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, honra, glória e poder, para todo o sempre e os quatro animais, diziam: Amém.  Os vinte quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre. (Ap. 5:13e14)

0309 - O que mais ouviu o profeta e apóstolo João, após o cântico em coro dos anjos?
R/ Ouviu o universo inteiro, prorromper numa ovação total a Deus e ao Cordeiro, em ações de graças, honra, glória e poder, para todo o sempre.

0310 - Quem aplaudiu esta ovação?
R/ Os quatro animais viventes.

0311 - Quem mais se prostrou a Deus e ao Cordeiro?
R/ Os vinte quatro anciãos.

0312 - Que afirmativa final é feita?
R/ JESUS - o Cordeiro, vive para todo o sempre.


--- ::: o ::: ---



Capítulo VI

Introdução:


O Cordeiro abre o livro e os seis primeiros selos, seqüência profética relacionada com a Igreja Cristã, anunciando o 2º Advento do Salvador e o aparecimento do próprio Jesus Cristo em glória e majestade.
Ao serem abertos os selos, ouvem-se vozes, deparam-se personagens cavalgando eguariços de várias pelagens, empunhado instrumentos diversos, mortandade, astros escurecendo, astros caindo, a natureza cambaleando como um ébrio, montes e ilhas desaparecendo e os próprios homens apavorados ante a intervenção de Deus e Seu Filho.
É fascinante a cena viva ali, descrita por Deus, para os Seus filhos sem que os inimigos entendam.



* 30 - A ABERTURA DO 1º SELO

Havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem e vê. Olhei e eis um cavalo branco e o que estava montado sobre ele, tinha um arco; foi-lhe dada uma coroa, saindo vitorioso e para vencer. (Ap. 6:1e2)

0313 - Qual é o primeiro fato que o profeta João vislumbra agora?
R/ João vê o Cordeiro abrindo o 1º Selo.

0314 - Que voz, como que de trovão, João ouve?
R/ Era a voz de um dos 4 animais viventes.

0315 - O que dizia a referida voz?
R/ Dizia: Vem e vê.
Foi um convite ao profeta, para ver de perto, cenas que estavam ocultas e que já não eram mais mistério.
O profeta que estava ansioso por conhecer o conteúdo do livro, atendo o convite; também nós, apreciemos a remoção dos selos e observemos bem para entender as cenas.

0316 - O profeta João e o que viu?
R/ Viu um cavalo branco.

0317 - O que simboliza “o cavalo branco”?
R/ Nos antigos exércitos, a cavalaria era a principal arma de guerra e a mais temível de todas, porque dava uma força e investia ao seu cavaleiro (guerreiro), de uma coragem ímpar, no conflito.
O branco era o “emblema de vitória” e o costume naqueles dias entre os romanos, nas comemorações de recepção aos vencedores e triunfantes, era de que fossem vestidos de branco e os comandantes montassem cavalos brancos, para desfilarem perante o imperador, diante do povo.

0318 - Qual é o paralelo que podemos traçar, desta visão?
R/ Sem dúvida, o primeiro cavalo (branco) é uma vívida figura dos triunfos da Igreja Apostólica, em sua campanha evangelizadora, no decurso dos anos, de 30 até 100 a. D. atestando a pureza de fé e a mensagem naquele começo da Igreja Cristã.
Os cristãos primitivos eram puros no viver e na anunciação do evangelho, sem mescla de erros e superstições.

0319 - Quem foi visto pelo profeta, montando o cavalo branco?
R/ Um cavaleiro (guerreiro) armado.

0320 - Quem está simbolizado neste cavaleiro?
R/ Este cavaleiro, era o símbolo de CRISTO, que é O guia de Sua Igreja; O Comandante do Exército cristão, que saiu para vencer; ELE é o Chefe e cabeça da verdadeira Igreja, estará com ela até ao fim do mundo, na consumação dos séculos. (Mt. 28:20)

0321 - Que arma portava o cavaleiro (guerreiro)?
R/ Um arco (com flechas mortíferas).

0322 - O que significa este arco?
R/ Este arco significa o poder do cavaleiro (guerreiro), no desfecho de batalhar e lutar até a vitória; em suma, significa “bem dirigir uma arma de ataque e conquista.”

0323 - Qual o paralelo de direção (diretriz), que podemos traçar?
R/ A Igreja, na era apostólica, foi pura na doutrina e na vida cristã, porque deixou Cristo dirigir os seus destinos.
É com tristeza que veremos na abertura dos demais selos, que os homens destituíram Cristo da direção de Sua Igreja - trazendo a corrupção para dentro dela, no atribuir poderes de mudança no seu seio, por homens que não seguiram os “Mandamentos do Todo-Poderoso.”

0324 - O que mais recebeu Cristo?
R/ E Lhe foi dado uma coroa; ao sair para a peleja, o cavaleiro recebeu uma coroa.
Naqueles tempos, os vencedores recebiam uma coroa de louros, após o regresso vitorioso; a Cristo, o cavaleiro do 1º Selo, é concedido a coroa antecipadamente, como evidência segura da vitória, na Sua notabilíssima e nova empreitada de conquista.
Tal foi a triunfal arrancada da Igreja Cristã, com Cristo na direção; e graças a ELE, ela vitoriou-se em viver, em proclamar a justiça do evangelho da Divina graça e em enfrentar os muitos e tremendos sistemas de erros, contra os quais teve que lutar.

0325 - Como se explica o fato de um cavaleiro-arqueiro receber a “coroa da vitória”, antecipadamente?
R/ No final da passagem, lemos: Saindo vitorioso e para vencer.
Aqui, são atribuídas duas vitórias a Cristo; uma já conquistada (quando venceu a morte), outra por conquistar (no final dos tempos).



* 31 - A ABERTURA DO 2º SELO

Havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem e vê. E saiu outro cavalo (vermelho); e ao que montava foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. (Ap. 6:3e4)

0326 - O que o profeta João percebe, quando o Cordeiro abre o 2º Selo?
R/ Ele ouve o segundo animal repetir-lhe o convite feito pelo primeiro animal, no ato deste 2º Selo ser aberto pelo Cordeiro, qual seja: Vem e vê.
Tal convite era, para que João contemplasse as cenas da abertura do 2º Selo.

0327 - Qual é a cena que João, contempla?
R/ Ele vê sair outro cavalo de pelagem diferente e cavaleiro diferente do 1º Selo.

0328 - Qual era a pelagem deste cavalo?
R/ Era vermelha.

0329 - O que representa esta pelagem vermelha?
R/ O 1º Selo apresentou o cavalo branco que revela a Igreja Original de Cristo, em sua pureza virginal.
O 2º Selo apresenta o cavalo vermelho, que é emblema de pecado. (Is. 1:18)

0330 - O que mais podemos entender sobre a igreja corrupta, simbolizada pelo cavalo vermelho?
R/ Os sagrados princípios da pura fé do imaculado evangelho, foram corrompidos pela aceitação por parte da igreja, de ensinos errôneos, de idéias e tradições humanas, em desarmonia total com os verdadeiros ensinamentos Sagrados.
A igreja abandonou a sua primitiva beleza espiritual, renunciou a simplicidade evangélica, incorreu em vários erros, incorporou doutrinas pagãs e, o pior eliminou quase todas as verdadeiras doutrinas da grande fé cristã.

0331 - Qual é o paralelo que pode ser traçado, com relação ao 2º Selo e ao seu período histórico, correspondente?
R/ O período histórico do 2º Selo, foi de corrupção dos princípios básicos da igreja, entre 101 até 312 a. D.

0332 - O que foi outorgado ao 2º Cavaleiro?
R/ Foi-lhe dado poder, para que tirasse a paz da terra e que matasse uns aos outros.

0333 - Como podemos entender ou , de que maneira isso aconteceu?
R/ É que, a partir de 101 a. D. - surgiram na igreja, falsos ensinos e falsas doutrinas.

0334 - Quais foram esses falsos ensinos e falsas doutrinas?
R/ Enquanto ainda viviam os apóstolos de Cristo, já operava o “Mistério da Injustiça”.
Todavia, eles enfrentaram com denodo, a onda Malsã (mal satânico) que tentava corromper a fé e a verdadeira doutrina.
Paulo advertiu aos anciãos da igreja, que - surgiriam entre os conversos, homens que falariam coisas perversas e introduziriam falsos ensinos, na igreja. (At. 20:28-31)
Paulo advertiu aos coríntios, contra os - falsos apóstolos, que eram obreiros fraudulentos, transfigurados em apóstolos de Cristo. (II Co. 11:13-15)
Paulo advertiu aos gálatas, contra um falso evangelho de homens que procurariam transtornar o evangelho de Cristo. (Ga. 1:6-9)
Podemos concluir que zelos fanáticos sem entendimento ou aprovação Divina, estavam se manifestando.
O teor das cartas dos apóstolos às igrejas, é evidência clara de que eles estavam prevendo por inspiração divina, a onda que se avizinhava no “Ministério da Injustiça” que viria ocasionar a corrupção da fé primitiva.

0335 - Ao que, foram abertas as portas da igreja primitiva?
R/ O manancial da revelação Divina, foi abandonado em favor das “criações filosóficas humanas e os ensinos pagãos.”
O verdadeiro ensino - recebido de Deus e de Jesus, pelos profetas e apóstolos, foram trocados pelos tais ensinos de homens que possuíam mentes corruptas e falíveis.

0336 - Que base histórica, relativa a esta época, podemos encontrar?
R/ Segundo o historiador Eusébio (cognominado Pai da História da Igreja), diz daquele período de transição da igreja, o seguinte::
“Porém, quando a santa comitiva dos apóstolos deixou de existir de diferentes maneiras, e estava morta aquela geração que havia tido a honra de ouvir, com seus próprios ouvidos, a sabedoria Divina, começou então a ensinar-se na igreja o erro ímpio mediante o engano de falsos mestre.
Estes, começaram então a pregar a falsamente chamada gnosis desde o momento em que não havia já nenhum apóstolo em vida, opondo-se assim com todo descaramento à pregação da verdade.”
(História de la Iglesia - Vol. III - cap. 23)

0337 - Que falsos mestres foram estes, mencionados por Eusébio e que surgiram durante o período histórico entre 101 e 312 a. D.?
R/ Foram os Pais Doutrinários da Igreja Romana.
Os principais, são: Marciano (marcianismo do II século); Montano (montanismo do II século); Tertuliano (convertido ao cristianismo no fim do II século); Orígenes (intérprete do III século); Paulo de Samosata (bispo de Antioquia, 260-272); Noeto de Smirna; Sabélio (Roma, 215); Calixto (Roma); e muitos outros falsos teólogos.

0338 - O que é GNOSIS?
R/ É “conhecimento” - é o radical de um dos primeiros grandes erros que transtornaram a igreja, na época de 101 até 312 a. D.; o erro ou, doutrina é chamada de gnosticismo.

0339 - No que consiste o gnosticismo?
R/ Esse erro afastou a igreja da pureza e santidade apostólica.
Forjou várias concepções errôneas sobre a pessoa de Cristo, opiniões que negavam a Sua verdadeira humanidade e Sua morte expiatória, pelo pecador.
Ensinou, que Cristo não viera em carne, mas em espírito; que ensinou Seus apóstolos sempre como um Ser celestial e nunca em carne e osso; que ELE, jamais participou da natureza material.
Ensinou ainda, que o Deus criador do mundo, não é o mesmo Deus do Velho Testamento, que Cristo revelou; assim sendo, o Seu Deus não era o do Velho Testamento e o seu Cristo não nascera, não morrera e não ressuscitara.
O gnosticismo, outra coisa não foi senão, a combinação da filosofia helênica e a especulação oriental com as crenças primitivas dos cristianismo, baseando-se sempre em conhecimentos místicos, pagãos e sobrenaturais.
Foi em suma, um ARDIL que Satanás usou, para minar os alicerces da igreja primitiva, introduzindo dúvidas futuras, como a preparar o terreno, às mentes de outros falsos mestres que em breve adviriam.

0340 - No que consiste o marcianismo?
R/ O marcianismo consiste num perigoso movimento provocado pelo gnosticismo, que separava o verdadeiro cristianismo de seus alicerces históricos divinos; negava a encarnação de Cristo; condenava o Velho Testamento e seu Deus.
Marciano (seu organizador), fundou uma igreja própria para ele e seus seguidores, movimento que alcançou até ao quinto século.

0341 - No que consiste o montanismo?
R/ Este movimento consiste numa filosofia herética, que começou no segundo século, ensinando que a “Promessa de Cristo” - já havia sido cumprida e, que começava a dispensação do Espírito Santo.
Possuía duas profetisas (falsas), que anunciavam a proximidade do “Fim do Mundo” e que a Jerusalém celestial estava para ser estabelecida na Frígia, local para donde todos os crentes deviam seguir.
Recomendou ainda, um tremendo ASCETISMO (doutrina moral), que consistia no desprezo do corpo (ASCESE = ioga), o celibato, a abstinência de carne, a penitência por promessas, caminhar de joelhos e outras espécies de mortificações muito em moda em nossos dias > Ioga, que tantos defendem, aprovam e praticam, mesmo entre pessoas ligadas ao clero romano e outras igrejas.

0342 - Que doutrina ensinou Irineu?
R/ Esse “teólogo” (padre católico 120-202 a. D.), ensinou em sua nova teoria que, CRISTO era o cabeça da humanidade, acrescentando a sugestão de que Maria (mãe de JESUS) era uma segunda Eva e que, a desobediência da primeira Eva foi desfeita pela obediência da segunda; o que a virgem Eva amarrou pela incredulidade (dizia Irineu), a virgem Maria soltou pela fé.
Foi exatamente aí que, começou a EXALTAÇÃO à Maria (mãe de Jesus). Logo depois da morte dos apóstolos, no período da decadência da igreja primitiva, nascia a doutrina mariológica que, deu origem à mariologia e que, consiste na assunção de Maria ao céu - sendo logo após coroada como Rainha do Céu - fato desconhecido pelos apóstolos e que não é verdadeiro, senão o próprio João a quem JESUS incumbiu a guarda de Sua mãe (Jo. 19:25-27) que já era idosa naquela época, teria revelado; Maria veio a falecer não muito depois (54a.D.), enquanto João era vivo e ele nada relata a este respeito.

0343 - Que falsa doutrina ensinou Tertuliano?
R/ Tertuliano era solteiro e gostava de promover festas licenciosas somente com rapazes, em homenagem a “Baco” (deus do vinho - daí, bacanais), numa verdadeira comelança de carnes (festas designadas por carnavalis); este réprobo era sodomita.
Tais bacanais e carnavais foram denominados - Tertúlias (festas de Tertuliano).
Tertuliano (155-200 a. D.) nascido em Cartago, mais tarde tornou-se célebre escritor e estudou jurisprudência; convertido ao catolicismo no fim do segundo século, ensinava (entre outras coisas), que há um só Deus (o que é verdade), que Pai e Filho são aspectos do mesmo Deus único, e que NÃO dão a idéia de serem personagens distintos.

0344 - Que falsa doutrina ensinou Orígenes?
R/ O exegeta Orígenes interpretava a Bíblia em termos de pensamento helênico.
Dizia que o universo visível, foi criado por Deus, como lugar de punições e reforma para o aperfeiçoamento espiritual, onde colocava espíritos caídos na proporção da gravidade dos seus erros e crimes.
Ensinou que Cristo, na ascensão, como na ressurreição, perdeu a natureza humana, recebendo a glória de Sua divindade.
Pregava que, todos os homens e demônios (incluso o próprio Diabo), serão salvos, sendo isso a restauração de todas as coisas - doutrina erradíssima, pois a Bíblia diz que: Satanás (o Diabo) e seus comparsas, serão aniquilados e destruídos totalmente, no “Fim do Mundo”. (I Co. 5:5; I Ts. 5:1-3)

0345 - Que outras heresias de falsos teólogos, adentraram na igreja neste período de (101 até 312 a. D.)?
R/ Numerosas falsos teólogos, perverteram a igreja primitiva, além de viverem uma vida perversa.
Introduziram a adoração do sol; o culto aos mortos; o batismo de crianças; a presença física de Cristo na eucaristia, ignorando que Jesus morreu uma vez por todas (Hb. 9:28); sacrifícios de penitência, coisas que Deus abomina (Hb. 10:6); o celibato clerical (Pedro tinha sogra e se tinha sogra, era casado), Mt. 8:14.
Era um verdadeiro dilúvio de práticas contrárias ao são evangelho, inundando a igreja primitiva - obra do cavaleiro do cavalo vermelho, que afogava a fé apostólica cristã e verdadeira.

0346 - E quanto à “tradição romana” - o que podemos saber sobre falsos teólogos?
R/ Que o cavaleiro do cavalo vermelho não parou por aí, mas continua e continuará até ao “Fim do Mundo” incutindo naqueles de pouco saber bíblico, uma filosofia denominada de CRISTOLOGIA, como segue:
Paulo de Samosata, ensinou que Jesus era um homem nascido de uma virgem e que sua união com Deus era apenas moral e por meio desta união ressuscitou dos mortos, recebeu uma espécie de divindade delegada; foi afinal, excomungado e expulso da igreja.
Noeto de Smirna, ensinou que Cristo era o próprio Pai, que o Pai nasceu da virgem Maria, sofreu e morreu.
Sabélio, ensinou que o Pai, o Filho e o Espírito Santo - são manifestação de uma única entidade pessoal; no Seu caráter de Criador, revela o Pai; no de Redentor, revela o Filho; e agora, revela o Espírito Santo; este, foi também excomungado em Roma.
Calixto, ensinou que o Pai e o Filho devem ser considerados uma só pessoa e por conseqüência, um só Deus.
Essa CRISTOLOGIA, foi uma verdadeira “babilônia religiosa” (confusão). Assim, compreende-se o “por que” do abandono paulatino da verdadeira fé apostólica e da adoção de hábitos e costumes tradicional pagão, tingindo de vermelho a igreja primitiva dessa época - que passou a ser liderada pela igreja de Roma, quando o cavaleiro do cavalo vermelho se instala na cidade que os gentios chamam-na de “cidade eterna”.

0347 - Como o cavaleiro do cavalo vermelho, exerceu tamanha influência sobre os líderes das demais cidades do “Império Romano” - a ponto de tornar-se o líder dos líderes e fixar o seu trono em Roma (a cidade eterna)?
R/ Os líderes (Bispos) das grandes cidades do “Império Romano” tinham grande influência política no império, iam adquirindo uma certa superioridade sobre os demais, destacando-se perante o Imperador romano e o líder (Bispo) de Roma, por estar próximo ao César, passou a exercer uma maior influência sobre o tirano, bem como sobre o seu território, mais do que os outros, assim projetando-se sobre todos.
Era uma visível superioridade jurisdicional de Roma, sobre - Alexandria, Antioquia, Cartagena, Corinto, Éfeso, Filipos, Colosso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia, Laodicéia, Galácia e Tessalônia; entretanto, a igreja de Jerusalém, por sentimentos religiosos de origem, tinha grande preeminência no império romano, mas Roma tinha mais do que todas as demais.
A igreja de Roma aderia com rapidez aos costumes pagãos, introduzidos no seu seio, para captar a simpatia tão importante do férreo Imperador de Roma, resultando de tais adesões, a adoção das abomináveis heresias que redundaram numa apostasia total, relegando a SÃ DOUTRINA, unindo-se ao Estado romano, tornando-se a “igreja mãe” (líder), maior sobre as demais e assim permanece até hoje - sem que a maioria de seus adeptos saibam como surgiu essa liderança.

0348 - Então, foi à partir dessa época (101-312 a. D.), que a igreja de Roma passou a liderar sobre as demais igrejas?
R/ NÃO. Na verdade, a igreja de Roma começou a impor-se sobre as demais, mesmo antes do fim do primeiro século.
Clemente (93-97 a. D.), escrevendo aos coríntios em nome de toda a congregação, falava como quem contava com a obediência desses.
Irineu de Lyon escrevendo em 185 a. D., dá expressão ao sentimento geral do ocidente no seu tempo, quando declara que, aquela igreja fôra fundada por Pedro e Paulo e por necessidade, todas as demais deviam concordar com ela.

0349 - Segundo a “tradição” a liderança da igreja de Roma, começou em 30 a. D., por Pedro; qual é o certo?
R/ Perfeitamente. Entretanto, o PODER TEMPORAL (episcopado monárquico), começou com o Bispo Aniceto (155-166 a. D.), então, quando a influência deste líder cresceu rapidamente na luta gnóstica e com este prestígio, veio a primeira asserção (influência superior) geral, de autoridade deste Bispo, sobre os demais.
Nessa época (155 a. D.), o costume na Ásia Menor era comemorar a Páscoa com a “Ceia do Senhor” na tarde do dia 14 do mês de Nisã, hábito transmitido dos conquistadores assírios e babilônios (Ne. 2:1; Et. 3:7), embora a data oficial dos israelitas seja 14 de Abibe = Abril, 1º mês do ano. (Êx. 12:1-6)
O costume adotado por Roma, era celebrar a Páscoa sempre num domingo, sem considerar o 14º dia do mês de Abibe (Abril) - determinado por Deus e assim permanece o costume pagão, até ao dia de hoje.

0350 - Como ficou a polêmica da Páscoa?
R/ Em 190 a. D., essa polêmica festa religiosa (para comemorar a libertação dos hebreus, do tacão egípcio) azedou-se de tal forma, que foram convocados SÍNODOS, em Roma, Palestina e outras localidades, decidindo a favor da prática de Roma - devido a influência romana no Império; entretanto, Policarpo (Bispo de Éfeso, Ásia Menor), não se conformou, ao que Victor I (189-199 a. D.) excomungou as congregações recalcitrantes.
Esse arrojado ato, despertou protestos por toda parte, notadamente de Irineu de Lyon, mas ficou como uma notável afirmação da igreja de Roma; o prestígio de Alexandria e Cartagena como centro de pensamento cristão, já não mais podiam tirar de Roma a sua posição maioral.

0351 - Podemos traçar um paralelo entre as pelagens dos dois primeiros cavalos apocalípticos?
R/ O primeiro Cavalo = BRANCO, representa a igreja primitiva, na sua pureza de fé; o segundo Cavalo = VERMELHO, representa a igreja que adotou as heresias.

0352 - Que ARMA foi dada ao cavaleiro, do cavalo vermelho?
R/ Lhe foi dado uma ESPADA.

0353 - Para que, foi dada uma grande espada?
R/ Para que se matassem uns aos outros.
Com a onda de excomunhões, surgiram pesados ódios e rancores, consumados com a morte dos mais fracos e a paz foi tirada da terra (Império Romano) - assim, cumprindo-se a profecia.



* 32 - A ABERTURA DO 3º SELO

Havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem e vê. Olhei e eis um cavalo preto; e o que montava, tinha uma balança na mão. Ouvi uma voz vinda do meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, três medidas de cevada por um dinheiro; não danifiques o azeite e o vinho. (Ap. 6:5e6)

0354 - Quando o Cordeiro acabou de abrir o 3º Selo, que voz o profeta João, ouve?
R/ João, ouve a voz de um terceiro animal, que lhe repete o mesmo CONVITE = “Vem e vê” - feito pelos animais do 1º e 2º Selos.

0355 - O que avistou o profeta João, nesta ocasião?
R/ João olhou e viu um cavalo preto montado por um outro cavaleiro.

0356 - Qual é a figuração que podemos entender do “cavalo preto”?
R/ Em princípio devemos dizer, que o cavalo preto representa o LUTO, prato, dor, fome e em se tratando de espiritualidade, designa - ERRO, trevas, apostasia da fé e dos princípios da moral cristã; tal foi a condição da igreja nos séculos IV, V e VI.

0357 - A qual período da história, corresponde a época do “cavalo preto”?
R/ Corresponde à época de 313 até 537 a. D.
A despeito da luta interna e dos assaltos, das perseguições do paganismo nos séculos II, III e parte do IV, a igreja não estava ainda totalmente corrompida (pois a pelagem do cavalo não era preta, mas vermelha); entretanto, as polêmicas e as rivalidades internas naquela época do cavalo vermelho, que haviam dado lugar a muitas heresias, abriram por fim a porta para confundir estas e estabelecer uma avalanche de erros tais, que a apostasia lavrou e carcomeu a vida espiritual da igreja, enegrecendo-a fatalmente.

0358 - Que outras heresias foram adotadas nessa época?
R/ Nasceu a extravagante VENERAÇÃO pelos santos mortos.
Aquelas absurdas noções de certo fogo chamado purgatório (imaginação de Dante Alighiri - autor da obra “Divina Comédia), destinado a purificar as almas desencarnadas.
O culto à imagens tidas como deusas, às quais é prestado “culto de veneração” e mesmo de “adoração” sendo inclusive carregadas em procissões ruidosas, nas quais os sacerdotes dão “vivas” de enaltecimento > coisas que Deus abomina e que Jesus aborrece.

0359 - Quem é o cavaleiro do cavalo preto?
R/ O cavaleiro do “cavalo preto” é o Imperador Romano.
A igreja corrompida e apóstata tornou-se imperial, em lugar da Igreja Cristã, prostituindo-se.

0360 - O que, tinha na mão o cavaleiro do cavalo preto?
R/ Uma BALANÇA - símbolo da justiça.
O Imperador Romano, não satisfeito em exercer o juízo civil de seu império ocidental, arvorou-se “Juiz da Igreja” - usurpando esse poder que jamais foi conferido a um governo civil ou militar.
Depois de cair o Império Romano do Ocidente, o Imperador do oriente pretendeu essa mesma supremacia, até que Justiniano I, em 533 - transferiu ao Bispo de Roma.

0361 - O que mais ouviu João, na visão do cavalo preto?
R/ Uma VOZ no meio dos quatro animais, que dizia:
Uma medida de trigo, por um dinheiro e três medidas de cevada, por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.

0362 - O que simbolizam o trigo e a cevada?
R/ Trigo e cevada, são cereais alimentícios muito parecidos; ambos, são produzidos em espigas semelhantes, mas não iguais.
O TRIGO representa a pura verdade do evangelho de Cristo.
A CEVADA representa as tradições e as falsas doutrinas que penetraram na igreja.

0363 - E os valores em dinheiro, como entender?
R/ Havia escassez de “trigo” (alimento forte), por isso era mais caro; entretanto, sobrava “cevada” (alimento fraco), por isso era mais barata.

0364 - Qual é o paralelo exegeta, entre o trigo e cevada?
R/ A igreja romana ainda hoje, apresenta mais “cevada” do que “trigo”.
O “trigo” - verdades fundamentais de Deus.
A “cevada” - erros tradicionais do paganismo.

0365 - O que simbolizam o azeite e o vinho?
R/ São alimentos líquidos, desiguais.
O “azeite” - simboliza o Espírito Santo. (Zc. 4:1-6)
O “vinho” - simboliza o Sangue purificador de Jesus Cristo. (Mt. 26:27)

0366 - Como entender a expressão: Não danifiques o azeite e o vinho?
R/ É uma declaração figurada, de que o “Espírito Santo” (o azeite) e o “Sangue de Cristo” (o vinho) > não deviam ser invocados como graça purificadora e santificadora, enquanto a igreja permanecesse naquele estado deliberado de corrupção da fé verdadeira e das verdadeiras doutrinas, fiéis aos princípios do são cristianismo apostólico, no decorrer desse período profético.



* 33 - A ABERTURA DO 4º SELO

E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê. Olhei e eis um cavalo amarelo (baio) e o que montava tinha por nome morte; o inferno o seguia. Foi lhe dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, fome, peste e com as feras da terra. (Ap. 6:7e8)

0367 - Ao que João foi convidado a ver, quando da abertura do 4º Selo?
R/ João olha e vê um cavalo amarelo (baio), montado por um outro cavaleiro.

0368 - Que instruções, nos ajudam a entender melhor esta parte da visão?
R/ Este, é o último cavalo da visão dos sete selos.
O vocábulo grego CHLOROS (Cloro) designa a cor do pêlo deste cavalo; e o cloro, quando em estado gasoso é da cor “amarelo-esverdeado” (pálido), que é a pelagem BAIA.
Em dissolução ou em estado gasoso, o cloro destrói a parte corante dos vegetais e animais, daí a razão de ser usado em piscinas, para purificar ou matar vidas microbióticas que por ventura, alí existam.
Também é usado na indústria têxtil, para branquear tecidos.

0369 - Quanto ao símbolo “amarelo” (baio), o que podemos saber?
R/ Neste símbolo “amarelo” (baio), podemos deduzir sem sombra de dúvidas, está simbolizado a MORTE ESPIRITUAL da igreja, conforme se lê, no próprio contexto.

0370 - Qual é o nome do cavaleiro deste cavalo amarelo (baio)
R/ O seu nome é MORTE.

0371 - A que período da história da igreja, corresponde o 4º Selo?
R/Corresponde exatamente ao período de 538 até 1516 a. D..

0372 - Qual o poder temporal que dominou o mundo, neste período 538 à 1516 a. D.?
R/ Foi o poder do chefe da igreja romana.

0373 - Que fatos comprovam a afirmativa acima?
R/ Há duas espécie de fatos comprobatórios:
Os fatos ESPIRITUAIS e os fatos TEMPORAIS.

0374 - Quais os principais fatos espirituais?
R/ São aqueles fatos que atingiram mais diretamente a alteração doutrinária básica da igreja, quais sejam:
01 - Início do poder temporal ........................................................................ 155 a. D.
02 - Oração pelos mortos .............................................................................. 300
03 - Sinal da cruz ........................................................................................... 300
04 - Decreto dominical ................................................................................... 321
05 - Dogma de santificar o Domingo ............................................................... 364
06 - Elevação do Papa ................................................................................... 538
07 - Culto em latim ......................................................................................... 600
08 - Doutrina do Purgatório ............................................................................ 602
09 - Culto à Maria e aos Santos ..................................................................... 788
10 - Adoração da cruz, imagens e relíquias ..................................................... 788
11 - Batismo de sinos ..................................................................................... 965
12 - Abstinência de carne vermelha às sextas-feiras santas .............................. 988
13 - Instituição da Missa ............................................................................... 1000
14 - Instituição do santo rosário .................................................................... 1001
15 - O celibato sacerdotal ............................................................................. 1079
16 - Venda de indulgências plenas ................................................................. 1190
17 - Transubstanciação ................................................................................. 1215
18 - Confissão auricular ................................................................................ 1215
19 - Adoração da hóstia ............................................................................... 1226
20 - Primeira procissão ................................................................................. 1336
21 - Proibição do vinho aos fiéis (na comunhão) ............................................ 1414
        Após o período em referência, continuou . . .
22 - Adição dos livros apócrifos, na Bíblia .................................................... 1546
23 - O papa é destituído do poder temporal .................................................. 1798
24 - Imaculada conceição de Maria .............................................................. 1864
25 - Infalibilidade do papa ............................................................................ 1870
26 - Adoção da assunção de Maria ao céu e sua coroação como rainha ........ 1950

0375 - Quais os fatos temporais?
R/ O poder de matar a quarta parte da terra, com espada, com fome, com peste e com as feras da terra e o inferno o seguia.
O chefe da igreja romana (o papa), recebeu de Justiniano e executou sem piedade.
O nome do cavaleiro representa sua obra nefasta, realizada pela igreja romana e o hades (inferno, sepultura) o seguia.

0376 - A história confirma tais morticínios praticados pela igreja romana?
R/ Sim. Basta ler algumas obras que se reportem àquela época, como por exemplo:
Source Book for Biblie Students - pág. 408

0377 - O que mais nos relata a história?
R/ O autor da obra acima citada, afirma:
Pelo que ele viu, a igreja romana transformou o vale de Lucena, onde habitavam os valdenses > num verdadeiro MATADOURO.

0378 - Que outras afirmativas, relata este historiador?
R/ Ele afirma categoricamente que - Roma é assassina.

0379 - Em que outras parte da Bíblia é falado deste chefe carniceiro?
R/ Na Bíblia encontramos muitas passagens que falam deste poder satânico, manifesto em mortais; confira Daniel 7:21e25; Apocalípse 13:7.

0380 - E a igreja, ainda continua a defender tais poderes?
R/ Parece incrível, mas a igreja romana ainda se arroga as mesmas pretensões de MATAR.
Institutes of Public Ecclesiastical Loww - Signs of the Times (04-02-1947)

0381 - Quais os instrumentos usados, para tal matança?
R/ Foram: a espada, a fome, a peste e as feras da terra.
A ESPADA das cruzes, contra os valdenses, albigenses, huguenotes e outras vívidas testemunhas do Salvador.
Os satânicos cárceres dos tribunais da “Santa Inquisição” tem muito a dizer sobre a terrível FOME e as assoladoras EPIDEMIAS (pestes), que levaram multidões de santos encarcerados, à morte.
Homens iguais às “feras da terra” ou piores que elas, não saciavam-se da carnificina do sangue dos seguidores de Jesus.
Os maiores crimes da história, contra os santos, encontram-se na história dos “chefes eclesiásticos romanos”.

0382 - E quanto à quarta parte da terra, que teria sido morta; o que podemos saber?
R/ Esta “quarta parte da terra” que foi ensangüentada, podemos entender, da seguinte maneira:
As profecias das trombetas, fazem referências apenas à “terça parte da terra” - conhecida na época (Europa, Ásia e África).
Nos dias em que a “espada romana” fazia as suas vítimas, Cristóvão Colombo descobrira “mais uma parte da terra” a América - totalizando quatro partes (Europa, Ásia, África e América); assim, a carnificina romana era efetuada somente numa “quarta parte da terra” ou seja, na Europa.



* 34 - A ABERTURA DO 5º SELO

Havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram e clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. (Ap. 6:9-11)

0383 - Qual período da história, reporta-se a abertura do 5º Selo?
R/ Ao período de 1517 até 1754 a. D.

0384 - O que vê João, ao ser aberto o 5º Selo?
R/ João vê debaixo do altar, as almas (corpos dos santos mortos) dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram da verdadeira fé cristã.

0385 - Como pudera João ver as almas dos mártires debaixo do altar?
R/ Em primeiro lugar vamos dissertar sobre o tema ALMA e mais adiante, sobre o tema ALTAR.

0386 - O que significa o termo ALMA?
R/ A palavra ALMA vem do grego PSYCHE e ocorre 103 vezes no Novo Testamento - significando apenas vivente vivo, animado.
José mandou chamar ao Egito, seu pai Jacó e a toda a sua parentela, que eram setenta Psyche. (G. 46:27; Dt. 10:22)
É mencionado que Psyche descansa, come, bebe e folga. (Lc. 12:19)
Pedro relata o fato, que a ALMA (Psyche) de Jesus, não foi deixada no Hades (sepultura). (At. 2:27 e 31)
É dito que num só dia > agregaram-se à igreja 3.000 Psyche à igreja. (At. 2:41)
Diante desses testemunhos da Palavra de Deus, João vislumbra as próprias pessoas (seus corpos) dos mártires das perseguições romanas, sob o altar - e não, algo desincorporado, mesmo porque nem as perseguições haviam iniciado naqueles dias em que foi dado o Apocalípse.

0387 - O que saber sobre o mencionado altar?
R/ O altar em referência é o local em que foram mortas aquelas pessoas. Não consta que no céu haja um altar de sacrifícios humanos.

0388 - No Apocalípse há referência de que lá exista um altar; como se explica?
R/ O altar que existe no céu é - um ALTAR de incenso (também denominado de “Altar de Orações”).

0389 - O que endossa esta afirmativa?
R/ Paulo diz de si mesmo: “porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício” (II Tm. 4:6); seu martírio já se tornava realidade aqui na terra, onde ele estava, onde finalmente seus oponentes o sacrificaram em Roma.
Também o Senhor Jesus foi sacrificado aqui na terra, na cruz - o ALTAR do Seu martírio.

0390 - Qual é a razão da expressão de João?
R/ A expressão de João - que viu debaixo do ALTAR as almas dos que foram mortos no período da opressão despótica do chefe da igreja romana, deve ser entendida como uma afirmativa de que eles (mártires), estavam “debaixo da terra” - o ALTAR em que eles foram sacrificados.

0391 - Por que, o chefe da igreja de Roma, martirizou os santos?
R/ Simplesmente - eles amaram a Palavra de Deus; e por amor do testemunho que deram.

0392 - Qual o testemunho que deram?
R/ Eles honraram ao Criador e ao Salvador, em suas verdadeiras Doutrinas.

0393 - Que grande clamor, João ouviu dos mártires?
R/ João ouviu uma grande voz (dos mártires) clamar, dizendo:
Até quando, ó Verdadeiro e Santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue, dos que habitam sobre a terra?

0394 - Como explicar a evidência desse grande clamor?
R/ Descontentamentos e intranqüilidade no céu, são inadmissíveis porque lá é o lugar da eterna glória.

0395 - Quando será vingado este clamor e por quem?
R/ Será vingado no devido tempo, que só Deus sabe; quando toda a terra será queimada e purificada pelo fogo eterno.
A vingança pertence a Deus e só Ele poderá vingar tais assassinatos (R. 12:19; Hb. 10:30); tais afirmações de Paulo são baseadas em Dt. 32:35e36.

0396 - Qual é a sentença do Todo-Poderoso?
R/ Quem derramar sangue inocente, o seu sangue será derramado. (Gn. 9:6)

0397 - O que foi dado aos que clamavam com grande voz?
R/ Compridas vestes brancas.

0398 - O que mais foi dito aos que clamavam?
R/ Que repousassem um pouco de tempo.

0399 - Como entender esta resposta, se os mortos nada sabem?
R/ Exatamente.
Os mortos nada sabem, mas os seus parente vivos sabem e se os seus parentes já morreram, nós estamos sabendo.



* 35 - A ABERTURA DO 6º SELO

E, havendo aberto o sexto selo, olhei e eis que houve um grande tremor de terra; o sol tornou-se negro como saco de cilício, a lua tornou-se como sangue, as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando uma figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.  O céu retirou-se como um rolo (livro) que se enrola; todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.  Os reis da terra, os grandes, os ricos, os tribunos, os poderosos, todo o servo e, todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, escondei-nos do rosto dAquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande dia da sua ira e quem poderá subsistir? (Ap. 6:12-17)

0400 - Ao ser aberto o 6º Selo, João olhou e o que viu?
R/ João viu algo não relacionado com as sete igrejas da Ásia Menor; mas sim, com PORTENTOSOS acontecimentos revelados neste selo, que prenunciam o maior acontecimento da história humana > O segundo advento de nosso Senhor Jesus Cristo, em grande glória e suprema majestade.

0401 - Qual é o primeiro “portentoso” acontecimento futuro?
R/ A Bíblia diz que ao ser aberto o 6º Selo, ocorreria um GRANDE TERREMOTO marcando “o início” deste período profético.

0402 - Quando ocorreu este “grande terremoto”?
R/ Foi o GRANDE TERREMOTO de LISBOA, ocorrido em 01-11-1755.
Este abalo sísmico, jamais foi igualado.

0403 - Aconteceu somente naquela cidade portuguesa?
R/ Não; entretanto, Lisboa foi a maior vítima daquele grande cataclisma.

0404 - Podemos saber algo mais, sobre esse fato?
R/ Esse fato mostrou um quadro trágico e horroroso.
Naquele dia em Lisboa, ouviu-se um som como de trovão vindo do solo, seguido imediatamente de um violento choque que derrubou metade da cidade e num lapso de seis minutos, pereceram mais de 66 mil pessoas.
O mar, a princípio retirou-se deixando a barra seca, voltando numa onda de mais de doze metros acima do normal, tragando o cais e as pessoas que estavam alí, jamais flutuaram.
O horroroso choque derrubou prédios, todas as igrejas e mais da quarta parte das casas, nas quais irromperam incêndios durante três dias; como ocorreu num “dia santo” (segundo a igreja romana), as igrejas estavam repletas de fiéis que sucumbiram, cujos parentes ficaram além das lágrimas.
Calculou-se que mais de 90 mil pessoas perderam a vida, sendo sentido em toda a Europa, África e Américas
Assim Lisboa, um dos grandes centros da carnificina motivada pela “santa inquisição” - sofreu a ira da natureza.
Sabemos que tem ocorrido diversos terremotos de grande proporções no mundo inteiro, porém o GRANDE TERREMOTO de Lisboa (01-11-1755), sem dúvida nenhuma foi o da profecia apocalíptica > que nos proporciona a data incontestável da abertura do 6º Selo.

FONTES:
“O Conflito dos Séculos” - págs. 304e305.
“Los Videntes y lo Polvenir” - 396-397.
“A Verdade sobre as Profecias do Apocalípse” - pág. 166.

0405 - Que outro “sinal acontecido” seguiu-se ao grande tremor de Lisboa?
R/ Alguns anos depois, ocorreu o cumprimento do ESCURECIMENTO do sol.

0406 - Quando ocorreu “o escurecimento do sol”?
R/ Esse extraordinário fato ocorreu em 19-05-1780.

0407 - Podemos saber algo sobre esse extraordinário fato?
R/ Esse fato profético aconteceu sete anos depois de cessarem as perseguições da igreja romana - as quais, causaram “grande aflição” aos verdadeiros cristãos.

0408 - Que relatórios testemunham desse dia escuro?
R/ Segundo diversos dados comprobatórios, o escurecimento desse dia iniciou às 10:30 horas e perdurou até ao pôr-do-sol, que mostrava-se escuro como um “saco de cilício” (tecido grosso de pêlos de cabra ou camelo, fabricado na Cilícia).
Quase prevalecia a opinião de que o “Dia do Juízo Final” havia chegado; multidões acreditavam que estava chegando o FIM DO MUNDO; homens no campo, caíam de joelhos a orar; outros corriam às suas casas e às de vizinhos, para confessarem culpas e pedir perdão; gente corria aos templos em que ministros exortavam ao arrependimento.
Esse grande dia escuro foi visto na América do Norte, Europa, África e grande parte da Ásia.
As trevas daquele dia não foram causadas por um eclipse, pois a lua estava a mais de 150 graus do sol.
Só a Bíblia pode definir aquele fato, como sendo um precursor e extraordinário “sinal” > anunciando o segundo advento de nosso Senhor Jesus Cristo.

FONTES:
“Doze grande Sinais da volta de Jesus” - pág. 46.
“Nossa Época à Luz da Profecia” - pág. 90.
“Los Videntes y lo Polvenir” - pág. 401.
“Esperança do Mundo” - pág. 136.
“A Verdade sobre as Profecias do Apocalípse” - pág. 168.

0409 - Ocorreu outro “sinal” que evidencia a breve volta de Jesus?
R/ Sim; trata-se da QUEDA de ESTRELAS.

0410 - Quando ocorreu este “sinal”?
R/ A QUEDA de ESTRELAS ocorreu na madrugada da quarta-feira de 13-11-1833.

0411 - Que testemunhos podemos ter, desse fato?
R/ Esse fato também foi vaticinado por vários profetas e pelo próprio Jesus, como segue: Is. 13:10e11; Jl. 2:10e31; 3:15e16; Mt. 24:29; At. 2:20.
João descreve que tal queda seria semelhante como a figueira deixa cair seus figos verdes, quando abalada e agitada por fortes ventos. (Ap. 6:12)
Não se averiguou precisamente a inteira extensão dessa assombrosa exibição, mas ela compreendeu parte considerável da superfície da terra.
A primeira aparência foi como a de fogos de artifício da mais imponente grandiosidade cobrindo toda a abóbada celeste, semelhante aos juninos; suas coruscações eram brilhantes, resplandecente, incessantes e caíam densas como os flocos das primeiras nevadas.
O memorável CHUVEIRO de ESTRELAS cobriu considerável parte do globo terrestre, como um inolvidável testemunho do cumprimento da profecia apocalíptica

FONTES:
“O Raiar de um Novo Dia” - págs. 114 e 115.
“O Mundo Futuro” - pág. 260.
“Los Videntes y lo Polvenir” - pág. 407.
“Nossa Época à Luz da Profecia” - pág. 100.
"A Verdade sobre as Profecias do Apocalípse” - pág. 170.
A Bíblia prediz que “outros sinais acontecerão, antes daquele glorioso dia da volta de Jesus”.

0412 - Que outros “sinais” importante, anuncia a breve volta de Jesus?
R/ São vários “sinais” já acontecidos (os que acabamos de estudar) e por acontecer.

0413 - Quais alguns “sinais” que estão por acontecer e acontecendo hoje
R/ Podemos citar o mencionado pelo profeta Daniel:
E tu Daniel, fecha estas palavras e sela este livro até ao tempo do fim; muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará. (Dn. 12:4)
Sabendo-se que a época profética do 6º Selo é de 1755 até 1844 a. D. - sabe-se que o TEMPO do FIM iniciou em 1844 a. D. e desde essa época - a “ciência se multiplica” numa velocidade como nunca.
Grandes constatações, grandes descobertas, grandes invenções, viagens à lua, viagens interplanetárias, reimplante de membros, transplante de órgãos, informática, estuda-se “um meio de preservar a vida humana” (enviando um casal de humanos, para outro planeta, etc. e tal) e procuram um “caminho” para tal -
ignorando O VERDADEIRO CAMINHO.

0414 - Qual é esse “verdadeiro caminho”?
R/ É um “caminho único” que nos leva à salvação da destruição total e final da humanidade; é Jesus Cristo > Ele mesmo afirmou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por mim. (Jo. 14:6)

0415 - Há algum outro “sinal” acontecendo no mundo de hoje?
R/ Paulo, escrevendo ao seu afilhado Timóteo, assim advertiu sobre os últimos dias:
Sabe porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes, afasta-te. (II Tm. 3:1-5)

0416 - Mas, quando ocorrerá “a volta de Jesus”?
R/ Essa pergunta, os apóstolos também fizeram a Jesus e a resposta foi:
Quanto ao dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai. (Mt. 24:3e36)
O Salvador também disse, de como andaria o mundo moral antes da Sua volta.

0417 - Como andaria o mundo moral, no tempo do fim?
R/ Como nos dias de Noé: Estavam todos despreocupados com a vida eterna.
Comiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia que Noé entrou na arca e não perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos - assim será também a vinda do Filho do homem. (Mt. 24:38)

0418 - Quais algumas “multiplicações da ciência”?
R/ Segundo a “Enciclopédia Globo” - volume 6 > lê-se, sobre

INVENÇÕES ........................ a. C.
Uso do fogo ........................... 5000
Invenção da roda ................... 4000
Fusão do cobre ..................... 3000
Fusão do bronze .................... 3000
Navio à vela .......................... 3000
Invenção do papiro ................ 3000
Irrigação por canal ................. 2000
Criação do alfabeto ............... 1000
Adoção da alavanca ..............   200
Taquigrafia ............................     63
Calendário ............................     46

INVENÇÕES .......................  d. C.
Balões a gás ..........................     10
Papel ....................................      25
Lente de aumento .................      50
Porcelana .............................    650
Bússola ................................    675
Pólvora ...............................   1232
Canhão ...............................   1257
Microscópio .......................   1590
Álgebra ...............................  1591
Termômetro ........................  1593
Telescópio ..........................  1608
Logaritmos .......................... 1614
Triangulação .......................  1617
Máquina de calcular ............ 1623
Geometria analítica .............. 1637
Barômetro ........................... 1643
Sistema métrico ................... 1670
Máquina a vapor ................. 1705
Pára-raios ........................... 1752
Tear .................................... 1767
Navio a vapor ..................... 1787
Submarino .......................... 1797
Prelo .................................. 1803
Locomotiva ........................ 1814
Máquina de costurar ...........1830
Telégrafo ............................1832
Fotografia ...........................1839

TEMPO do FIM ................. a. D.
Telefone .............................. 1861
Máquina de escrever ........... 1864
Dinamite ............................. 1867
Lâmpada elétrica ................ 1878
Automóvel .......................... 1885
Gramofone ......................... 1887
Pneumático ........................ 1890
Cinematógrafo ................... 1895
Telégrafo sem fio ............... 1896
Vôo a motor ..................... 1903
Aeroplano ........................ 1906
Blindado de guerra ........... 1914
Helicóptero ...................... 1919
Rádio ............................... 1921
Rádio difusão ................... 1923
Televisão interna ............... 1924
Televisão externa .............. 1929
Vôo a jato ........................ 1939
Radar ............................... 1939
Bomba atômica ................. 1945
Supersônico ...................... 1947
Televisão a cores .............. 1951
Bomba de hidrogênio ........ 1952
Satélite artificial ................. 1957
Raio laser .......................... 1960
Viagens à lua ..................... 1969
Computador ...................... 1975
Canhão laser ...................... 1981
Transplantes ....................... 1990

0419 - Podemos saber alguma profecia que esteja na iminência de acontecer?
R/ Citaremos duas profecias por acontecer, relacionadas com a igreja de Filadélfia:
Questão 0200 - Jesus fará com que os habitantes da Sinagoga de Satanás, os falsos cristãos, adorem de joelhos aos cristãos verdadeiros (representados pela igreja de Filadélfia, única das sete igrejas, que Ele não estava descontente, porque guarda a Sua Palavra).
Questão 0204 - Pelo mesmo motivo, Jesus guardará da hora da tentação, aos cristãos verdadeiros.

0420 - Quando se cumprirão essas duas profecias?
R/ Nada está escrito sobre a época do cumprimento dessas duas profecias; somente sabemos que será ao final da HORA da TENTAÇÃO” (já estudado nas questões 0203 e 0204), quando Jesus virá; entretanto, sabemos o “sinal” que marcará o final dessa hora da tentação.

0421 - Que “sinal” marcará o final da hora da tentação?
R/ Será um GRANDE ESTRONDO (trovão tão grande, como nunca houve até agora) que a própria atmosfera (este céu azul, com suas nuvens), não resistirá, retirando-se ou ENROLANDO-SE como um livro e os elementos da terra, ardendo se desfarão ou derreterão e fundirão. (Is. 34:4; Hb 1:12; II Pe. 3:3-10; Ap. 6:14)

0422 - Há uma explicação científica, para essa iminente catástrofe?
R/ Não é necessário explicação científica para profecias; entretanto, diremos que há sim:
“Em novembro de 1983, após simular em computador os efeitos de uma pequena guerra nuclear limitada ao hemisfério norte, o famoso astrônomo Carl Sagan e outros cientistas americanos chegaram a “conclusões aterradoras” - como segue:
I - Um, em cada quatro habitantes da terra, morreria instantaneamente; em seguida, a devastação chegaria ao hemisfério sul.
II - A explosão de 5.000 megatons (menos de metade do arsenal nuclear das superpotências), jogaria na atmosfera 250 milhões de toneladas de poeira atômica, bloqueando 90% da luz solar; isso mataria toda a vida vegetal (mesmo de plantas resistentes à escuridão, morreriam de frio, à temperatura de 18 graus negativos); a quebra da cadeia de alimentos, destruiria a vida animal; rios brasileiros, ficariam congelados e haveriam diversos maremotos.
III - Essa poeira perduraria por três meses e somente após esse período o sol voltaria a brilhar, mas, apenas para completar o pesadelo, porque estaríamos sem a camada protetora de ozônio, destruída pelo óxido de nitrogênio liberado e os raios ultravioletas cegariam até ao último sobrevivente, que porventura ainda estivesse vivo.
Da obra: “Guerra na Paz” - I volume - pág. 40.
Tal acontecimento será o final da história da humanidade e está profetizado, não em palavras científicas, mas em palavras simples, sem grande rodeios, de uma forma direta.
O Criador diz, que:
Os céus, enrolar-se-ão como um livro. (Is. 34:4)
Se enrolarão como um vestido. (Hb. 1:12e13)
Os montes tremerão. (Jr. 4:24)
Ilhas desaparecerão. (Ap. 6:14)

0423 - Pelas profecias do capítulo seis de Apocalípse, em que parte estamos vivendo?
R/ Exatamente entre os versículos 13 e 14 (no que tange aos sete selos).

0424 - É possível se saber mais, do “enrolamento do céu”?
R/ Tal acontecimento futuro é um detalhe sumamente importante; dar-se-á no FINAL dos 15 dias literais ou, da “hora da tentação” .

0425 - Donde é vertida o vocábulo RETIROU-SE?
R/ O verbo “retirar” - vem do grego APOCHORIZOMAI e encontra-se em Atos 15:39, onde é traduzido por - se apartaram.
Mas, como é possível o céu “retirar-se”? - simplesmente, “apartando-se” (retirando-se) da superfície da terra (conforme o dissertado na questão 0422).
Quanto à expressão, de que o céu se “retirou” como um livro que se enrola dá a entender claramente que uma cortina (este véu azul da atmosfera), será removida para a contemplação de cenas futuras; de novas cenas relacionadas com o 7º Selo, sobre o que ocorrerá.
Ao cumprir-se a última profecia, referente à luta terrestre, o céu RETIRAR-SE-Á (ou, dará lugar), para que se contemplem as horripilantes cenas que darão FIM ao atual estado de vida, na terra.

0426 - E quanto à contemplação da profecia; o que podemos saber a remoção dos monte e ilhas, de seus lugares?
R/ Exatamente, como está escrito em Jeremias 4:24. Será um espetáculo aterrador, para os ímpios - porém, de majestosa beleza, para os santos.

0427 - E quanto aos reis e grande governantes da terra, o que é sabido deles?
R/ Essa gente, estará tomada de um grande desespero.

0428 - Por que, estarão desesperados os grandes da terra?
R/ “Os grandes da terra” estarão despojados de suas autoridades, porque - daquele momento em diante haverá um só MONARCA e um só governo em toda a terra.

0429 - O que mais diz as Sagradas Escrituras, sobre esse fato?
R/ Os ricos, que ajuntaram riquezas e tesouros na terra (e não no céu), verão que os seus bens não terão nenhum valor, nenhum poder para salvar sua gente.

0430 - Então, será o momento dos condenados pedirem aos montes, que caiam sobre si?
R/ Perfeitamente.

0431 - O que diz o Todo-Poderoso, a esse respeito?
R/ Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que EU não o veja? ... porventura, não encho EU os céus e a terra? (Jr. 23:24)



. . . continua . . .


FIM
 

NOTA:  Se você tem conta no "gmail" - eu gostaria de ter o seu comentário no espaço apropriado logo abaixo.  
                                                                                                                                                     O autor













Nenhum comentário:

Postar um comentário