segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O FIM DO MUNDO < 3 >

O  FIM  DO  MUNDO  - 3 -



PALAVRAS do AUTOR


Prezados leitores!

De 1969 para cá, quando lí a Bíblia pela primeira vez de capa a capa, despertou em mim algo estranho; senti um imenso desejo de conhecer melhor o futuro da humanidade, talvez, porque passei a saber com uma certa exatidão, quando e como ocorreram os fatos históricos desde aquela época até hoje.

Decidi me aplicar na cronologia bíblica, com o auxílio insubstituível das obras: “Testemunhos Históricos das Profecias de Daniel” e “A Verdade Sobre as Profecias do Apocalípse” do velho e sábio teólogo Araceli Silveira Mello.

Aprofundei-me no assunto nos citados trabalhos e aumentou a curiosidade sobre > quando e como ocorrerá O FIM DO MUNDO razão pela qual, tomei a decisão de escrever esta modesta obra, sem a pretensão de infalibilidade, porém, com o único objetivo de ajudar aos outros a conhecer melhor o futuro que nos espera logo alí, catastrófico para a grande maioria, é verdade, mas, para os que amam a Deus e guardam os Seus Mandamentos, o porvir será deveras fantástico e promissor, conforme atestam as palavras de nosso Salvador Jesus Cristo, por meio dos Sagrados Oráculos de Jeovah.

Finalizando digo que, se acaso o prezado leitor discordar no todo ou em parte, quanto às interpretações aqui dadas, rogo não abrigar uma atitude contrária para sempre, porém, reconsidere com sabedoria e oração, procedendo como a própria Bíblia ensina: Comparando ponto por ponto, passagem por passagem, um pouco aqui e um pouco alí, regra sobre regra, preceito sobre preceito. (Isaías 28:9e10)

Por derradeiro, rogo ao Altíssimo que derrame o Espírito Santo, o nosso Consolador - (Jo. 14:26) em profusão aos que lerem este trabalho, recebam sabedoria e entendimento para usufruírem do aqui exposto, porque esse atual estado de ódio, insatisfação, imoralidade, violência, hipocrisia e de tantos outros péssimos adjetivos que qualificam nosso saturado planeta terra, terá um “ponto final” - que está mais próximo do que muitos imaginam indubitavelmente, será O FIM DO MUNDO.

Cachoeira do Sul (RS), 05 de julho de 1988.

Otávio Peixoto de Melo





INTRODUÇÃO
“A palavra APOCALÍPSE é um vocábulo que vem do grego e significa REVELAÇÃO”.

Nos Evangelhos encontramos o relato da humilhação de Jesus Cristo, da Sua condescendência, dos Seus trabalhos e sofrimentos, da Sua paciência, dos escárnios e insultos que sofreu por parte daqueles que Lhe deviam prestar reverência e finalmente, da Sua morte na afrontosa e triste cruz - morte considerada naqueles tempos como a mais ignominiosa que se podia infligir.

No Apocalípse temos a boa nova da Sua entronização em glória, da Sua associação com o Pai no trono do domínio universal, da Sua dominadora providência sobre as nações da terra e da Sua vinda, não como estrangeiro apátrida, mas com poder e grande glória, para punir Seus inimigos e recompensar Seus seguidores.

Uma voz clamou no deserto: Eis o Cordeiro de Deus; uma voz proclamará em breve, desde o céu: Eis o Leão da tribo de Judah.

No Apocalípse nos são patenteadas cenas de glória que ultrapassam tudo o que a imaginação pode conceber. Apelos de raro poder são feitos aos impenitentes, nas suas sagradas páginas, com ameaças de castigo sem paralelo em qualquer outra parte da Bíblia.

Consolação que nenhuma língua pode descrever é nele dada aos humildes seguidores de Cristo, neste mundo, em gloriosas visões dAquele que os pode auxiliar - dAquele que possui a chave de David, que tem os Seus ministros na Sua destra, que, posto haja sido morto, agora vive para todo o sempre e nos assegura que é possuidor das chaves da morte e da sepultura (inferno), e que fez a cada vencedor a repetida promessa de andar com Ele vestido de branco, com uma coroa de vida, participando do fruto da árvore da vida que cresce no meio do paraíso de Jeovah e de ressurgir para se assentar com Ele no trono da Sua própria glória.

Nenhum outro livro nos arrebata de um modo tão rápido e irresistível, para qualquer outra esfera. Extensos panoramas nos são aqui patenteados, não circunscritos por quaisquer objetos terrestres, mas levando-nos até outros mundos. E se há temas de vibrante e impressivo interesse, repletos de grandiosidade e arrebatadoras imagens, de sublimes e magnificentes descrições, que possam convidar a atenção da humanidade, o Apocalípse convida-nos a um cuidadoso estudo das suas páginas, que nos despertam para as realidades de um futuro e de um mundo invisível.”“.

“As Profecias do Apocalípse” - de Uriah Smith



REFLEXÕES SOBRE O APOCALÍPSE
O Apocalípse é a obra prima das revelações proféticas das Sagradas Escrituras; é a culminância da Divina inspiração e a história simbólica da dispensação cristã, que encerra com chave de ouro a Bíblia, a Palavra de Deus aos homens de todos os tempos.

De todos os livros da Bíblia, nenhum outro é tão solenemente introduzido; nenhum outro começa com uma tão graciosa e definida promessa de bênçãos, para os que lêem, para os que ouvem e para os que guardam as coisas que nele estão escritas.

O futuro do mundo acha-se alí amplamente delineado através do Apocalípse. O Velho Testamento revela Cristo em profecias definidas; os quatro Evangelhos O revelam em Sua vida terrena, Seu ministério, sofrimentos, morte, ressurreição e ascensão; os Atos dos Apóstolos e as Epístolas revelam os triunfos da Igreja sob o ministério de Seu Espírito; e o Apocalípse encerra um panorama de Sua glória, da concretização de Sua vida sobre os Seus inimigos e da Sua entronização no trono do mundo, como soberano absoluto.

Excepcional harmonia existe entre os livros do Apocalípse e Daniel; o segundo é uma profecia e o primeiro é uma revelação. O livro que está selado (fechado ao nosso entendimento) não é o Apocalípse, mas aquela porção da profecia de Daniel que se refere aos últimos dias, antes do FIM DO MUNDO. (Da. 12:4)

A palavra APOCALÍPSE vem de dois vocábulos gregos: APO (ocultar); CALIPSE (descobrir). Perguntará alguém: Se o Apocalípse se destina a REVELAR, por que não foi escrito em linguagem clara, simples e comum? ... por que foi escrito com o uso de símbolos? ... Este “porquê” fundamenta-se no fato de que a época era desfavorável ao cristianismo; Domiciano (imperador romano), tencionava exterminar o cristianismo, exterminando as Sagradas Escrituras, que pelo Apocalípse fala contra o Império Romano, bem como fala também contra três grandes corporações religiosas; se estas organizações entendessem o Apocalípse, por certo teriam já há muito tempo destruído.

Depois da ascensão de Jesus, João se apresenta como um fiel testemunho ocular e fervoroso obreiro do Mestre; como escritor sacro, nenhum outro igualou João. Mais de meio século havia passado, desde a organização da igreja cristã, em cujo tempo uma forte oposição se havia criado, contra a mensagem do evangelho. Durante essas perseguições, João fez muito para fortalecer a fé do cristão: O que era desde o princípio, o que vimos e ouvimos e as nossas mãos tocaram ... isto vos anuncia. (I Jo. 1:1-4)

João viveu até ser muito ancião, sendo testemunha da destruição de Jerusalém (70 a. D.), predita por Jesus Cristo; os hebreus nutriam grande ódio por João, porque ele dava eloqüentes testemunhos dos milagres feitos por Cristo e queriam silenciar aquela testemunha; por esse motivo, João foi chamado a Roma, acusado de ensinar doutrinas contra o Império Romano; defendeu-se como pode, de maneira clara e convincente, com simplicidade e candor, que suas palavras tiveram um efeito poderoso, não achando os seus acusadores, razão para o matarem, senão, banirem do império, por ordem de Domiciano, após passar por uma caldeira de azeite fervendo (segundo a tradição) e depois, desterrado para a Ilha de Patmos (Ikaria), no Mar Egeu, lugar árido, insalubre e de solo estéril, para lá morrer junto com outros perigosos criminosos - o que não se consumou, porque o feroz imperador Domiciano foi assassinado dois anos depois e Nerva subiu a trono, concedendo anistia a todos os presos políticos.

Nessas circunstâncias João recebeu em visão o Apocalípse, foi liberto, retornou para Éfeso, onde o escreveu, bem como, o seu evangelho (97 a. D.), tendo morrido de morte natural aos 100 anos de idade, sendo a última testemunha pessoal de Jesus.

“A Verdade Sobre as Profecias do Apocalípse” - Araceli Silveira Mello





C O N S E L H O
Para que o estimado leitor tenha uma melhor idéia desta obra, é imprescindível que a leitura seja acompanhada e comparada na Bíblia, com os textos mencionados no momento onde aparecem as referências; antes, porém, é importante que o prezado leitor faça uma ORAÇÃO silenciosa, pedindo ao Altíssimo, por intercessão do único Mediador entre Deus e os homens, a saber Cristo Jesus (At. 4:12; I Jo. 2:1) - a Divina inspiração para um entendimento correto e perfeito, cheio de sabedoria e compreensão das profecias dos últimos tempos, feitas por Jesus (no Apocalípse), das coisas que hoje já passaram e as que hão de acontecer - trágico para uns, magnífico para outros, pois será O FIM DO MUNDO.









Capítulo XIV
do livro de Apocalípse, da Bíblia

Introdução:

A mensagem deste capítulo é dividida em três partes:
I - Os 144.000 na glória.
II - A tríplice mensagem angélica.
III - O céu intervém na terra.

Os detalhes são divididos em seis partes de suprema solenidade:
1 - A restauração do evangelho.
2 - A queda de Babilônia espiritual.
3 - A Besta e sua imagem censuradas.
4 - O vitorioso povo Santo.
5 - A sega da terra e a volta de Jesus.
6 - A vindima e o Lagar de Deus.



* 114 - OS 144.000 NA GLÓRIA


Olhei e eis que estava o Cordeiro sobre o monte de Sião; com Ele, cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome dEle e o de Seu Pai. Ouví uma voz do céu, como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão. Ouví uma voz de harpistas, que tocavam com suas harpas; cantavam um cântico novo diante do trono, diante dos quatro animais, dos anciãos e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Eles são os que não estão contaminados com mulheres, porque são castos; estes, são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que, dentre os homens, foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro e, na sua boca não se achou engano, porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. (Ap. 14:1-5)

0854 - Desta feita, o que o profeta João vê, inicialmente?
R/ O Cordeiro (Jesus Cristo), sobre o monte Sião e junto, os 144.000 selados com os nomes de Jesus e de Jeovah (Pai do nosso Salvador).

0855 - Quem são estes 144 mil selados?
R/ Conforme já estudamos no * 38, os 144 mil constituem os justos que estarão vivendo na terra, por ocasião da segunda vinda de Jesus.

0856 - Como, no monte Sião terá lugar para o Cordeiro e seus 144 mil selados?
R/ O monte Sião situa-se ao norte de Jerusalém (Sl. 48:2), onde erguia-se o Santuário Israelita (Templo de Salomão, depois ... o de Zorobabel ... e o de Herodes) e hoje, alí está edificada a “Mesquita da Rocha” (Mesquita de Omar).
Sobre este monte Sião, pairará a nova Jerusalém celestial - alí, Jesus instalará o Seu trono e dalí governará a nova terra.

0857 - Como entender que, os nomes do Filho e do Pai estarão escritos nas testas dos 144 mil selados?
R/ Os 144 mil, estarão selados na mente (testa) com o SELO de Jeovah (Deus Criador) e de Seu Filho, porque Jesus é também Senhor do Sábado. (Mc. 2:28)

0858 - O que ouviu João, nesta mesma visão?
R/ Uma voz do céu, como a voz de muitas águas, comparada com a voz de um grande trovão.

0859 - O que mais ouviu o profeta João?
R/ Uma voz de harpistas, que tocavam suas harpas e cantavam um cântico novo diante do trono do Cordeiro, diante dos quatro animais e dos anciãos.

0860 - Que novo cântico era este?
R/ Era um novo cântico que ninguém podia aprender, sendo exclusivo dos 144 mil.

0861 - Como entender que, os 144 mil foram comprados da terra?
R/ Foram comprados da terra (do pecado), pelo precioso sangue de Jesus.

0862 - Como entender a castidade (virgindade) destes 144 mil?
R/ O vocábulo MULHERES não é literal, pois significam IGREJAS.
Estes 144 mil, são as “primícias” - que não estão contaminados, porque foram purificados pelo precioso sangue de Jesus, ficando considerados castos (virgens).

0863 - Só os 144 mil serão lavados pelo precioso sangue de Cristo?
R/ Não. Todos os que seguem o Cordeiro por onde Ele vá, também serão purificados.

0864 - O que são estas “primícias”?
R/ Sobre “primícias” já dissertamos no * 38; entretanto, vamos adicionar mais conhecimentos.
Os 144 mil, serão as “primícias” - (os primeiros salvos) vivos e amadurecidos, a serem colhidos por Jesus, por ocasião de sua segunda vinda; depois, seguirá a colheita dos santos que jazem no pó da terra, nos mares e nas sepulturas.

0865 - Como entender que, este grupo (144 mil) terá um caráter imaculado?
R/ Porque na boca deles (144 mil), não se achou engano (já estarão lavados e purificados no sangue de Cristo); serão tidos como irrepreensíveis diante do trono de Deus.



* 115 - A MENSAGEM DO 1º ANJO

Ví outro anjo voar pelo meio do céu, com o evangelho eterno para o proclamar aos que habitam sobre a terra, a toda a nação, tribo, língua e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo; adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas. (Ap. 14:6e7)

0866 - Nesta visão, o que viu o profeta João?
R/ João, vê outro anjo voar pelo meio do céu, levando o evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra, a toda a nação, tribo, língua e povo.

0867 - Como entender esta proclamação do evangelho eterno, por um anjo?
R/ Os anjos não pregam o evangelho porque está escrito, em I Pe. 1:12.
Esta profecia é figurativa e representa a ação de homens santos e piedosos que pregam o evangelho eterno, iluminados pelo Espírito Santo.

0868 - Qual é a mensagem da proclamação citada?
R/ Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é hora do seu juízo.

0869 - Devemos “temer a Deus”?
R/ NÃO.
O Altíssimo pede o nosso amor por Ele; entretanto, aqui é dito que devemos TEMER a Deus - porque, o mundo (de um modo geral) “teme” aos homens, à suas tradições, aos dogmas das falsas igrejas e não “teme” aos juízos de Deus, anunciados no evangelho eterno, o que devemos “temer”.

0870 - Por que devemos temer aos juízos de Deus?
R/ Porque é vinda a hora do seu juízo - em que todo o mortal prestará contas de seus atos.

0871 - Qual é o apelo final da mensagem deste primeiro anjo?
R/ Adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.



* 116 - A MENSAGEM DO 2º ANJO

Outro anjo seguiu dizendo:  Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira de sua prostituição. (Ap. 14:8)

0872 - O que atesta a mensagem deste segundo anjo?
R/ Que - Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade; seu nome vem de “Babel” (torre erguida para atingir o céu, quando Deus alí confundiu as línguas dos homens).
Foi a primeira cidade edificada depois do Dilúvio; erguida para ser o centro religioso do mundo, como atesta o significado do seu nome - Porta para Deus.

0873 - Se a velha cidade de Babilônia estava destruída há mais de 500 anos, que Babilônia é esta?
R/ É a Babilônia espiritual (a confusão de religiões); é esta Babilônia que simboliza as falsas religiões do falso cristianismo, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.



* 117 - A MENSAGEM DO 3º ANJO

Seguiu-se o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem, receber o sinal na sua testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado no cálice da ira; será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. A fumaça do seu tormento subirá para todo o sempre e não terão repouso nem de dia, nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem; e, aquele que receber o sinal do seu nome. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Ap. 14:9-12)

0874 - O que é caracterizado na mensagem do terceiro anjo?
R/ Uma solene ameaça aos seguidores da besta (o papado) e de sua imagem (o protestantismo).

0875 – Qual o castigo infligido aos seguidores da besta, da sua imagem e aos assinalados com o seu sinal (o domingo)?
R/ Será um castigo duplo, conforme segue:
I - Beberão do vinho da ira de Deus - as sete últimas pragas.
II - Serão atormentados com fogo e enxofre - serão mortos por ocasião da volta de Jesus, após os mil anos do juízo final ressuscitarão para receberem a sentença deste tormento e depois, receberem a sua segunda morte para sempre.

0876 - Qual é o final da mensagem do terceiro anjo?
R/ Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

0877 - Como entender melhor, este final de mensagem?
R/ Paciência dos santos - é aquela perseverança tida pelos santos, por ocasião das perseguições movidas pela besta e que poderão lhes mover a imagem da besta e seus adoradores.
Fé em Jesus - é a firme convicção de que, só Jesus pode mediar entre Deus e os homens (entre o céu e a terra) e ninguém mais.

0878 - O que é “a fé em Jesus Cristo”?
/ Essa FÉ, é a que justifica - depois de ser fiel à Lei Moral, dos Dez Mandamentos.
Está escrito - . . . temos também crido em Jesus Cristo, para sempre justificados pela fé de Cristo; . . . (Ga. 2:16)
É por essa fé, que os fiéis seguidores de Jesus vivem no mundo, como está escrito - Mas o justo viverá pela fé. (Rm. 1:17)
A Fé em Jesus - é um “dom” do Espírito Santo. (I Co. 12:9)
A Fé em Jesus - é aquela dada aos santos apóstolos e após, aos discípulos. (Jd. 3)
A Fé - é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. (Hb. 11:1)



* 118 - OS MORTOS BEM-AVENTURADOS

Ouví uma voz do céu, que me dia: Escreve:  Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos e as suas obras, os sigam. (Ap. 14:13)

0879 - O que ouviu João, após presenciar as mensagens dos três anjos?
R/ Uma voz do céu, ordenando-lhe escrever sobre “os mortos bem-aventurados”.

0880 - Quem são esses mortos bem-aventurados?
R/ São aqueles que aceitaram o evangelho eterno e morreram no Senhor Jesus.

0881 - Por que esses referidos mortos, são bem-aventurados?
R/ Para que “ descansem dos seus trabalhos e as suas obras, os sigam”.

0882 - A qual conclusão podemos chegar?
R/ Os mortos repousam (dormem) em sepulturas na terra, ou no mar - nada sabem do que se passa debaixo do céu (Jo. 11:11; Ec. 9:5; Sl. 115:17; 146:4); entretanto, as suas obras os seguem.



* 119 - A SEGA DA SEARA DA TERRA

Olhei, eis uma nuvem branca e assentado sobre a nuvem, um semelhante ao Filho do homem que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro e na sua mão, uma foice aguda. Outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e sega; já é vinda a hora de segar, porque a seara da terra já está madura. E Aquele que estava assentado sobre a nuvem, meteu a sua foice à terra e a terra foi segada. (Ap. 14:14-16)

0883 - O que, o profeta João presenciou nesta visão?
R/ João viu um semelhante ao Filho do homem, assentado sobre uma nuvem branca; tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro e na sua mão, uma foice aguda.

0884 - Quem é esse Filho do homem?
R/ É Jesus Cristo vindo à terra pela segunda vez - desta feita, não como um humilde ser humano, mas sim como o Rei da glória; por isso, Ele é visto com uma coroa de ouro sobre a sua cabeça.

0885 - O que mais podemos saber, sobre a segunda vida de Jesus?
R/ Todos os profetas, desde Enoch (o 7º depois de Adão), falaram da segunda vinda de Jesus Cristo. (Jd. 14)
O Salvador falou muitas vezes e de muitas maneiras, sobre o seu segundo advento; sua mais importante e confortante promessa, é:
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E seu Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver, estejais vós também. (Jo. 14:1-3)
No Novo Testamento, há 318 vezes a promessa do seu segundo advento.
ELE aparecerá segunda vez . . . aos que o esperam para a salvação. (Hb. 9:28)
ELE enviará os seus anjos, para ajuntar os escolhidos. (Mt. 24:31)
A volta de Jesus será vista pelos olhos de todos os vivos. (Ap. 1:7)
O dia e a hora de sua volta, ninguém sabe. (Mt. 24:36)

0886 - Que sega (ceifa), será esta?
R/ Será O FIM DO MUNDO e os ceifeiros serão os anjos não caídos. (Mt. 13:39)

0887 - O que os anjos virão ceifar?
 O TRIGO - o santo povo de Deus (os salvos), que viveram em harmonia com a Lei Moral (Dez Mandamentos).
Para um melhor entendimento, leia-se a “Parábola do Semeador”. (Mt. 13:24-43)

0888 - O que ensina, a parábola do semeador?
R/ Como será feita a sega (colheita) pelos anjos, no FIM DO MUNDO.
O “trigo” será recolhido - para ser depositado no celeiro.
O “joio” será recolhido - para ser queimado no fogo.
Não se deve arrancar o joio do meio do trigo - para não suceder que, arrancando o joio o trigo também seja arrancado.
O “trigo” (o cereal) - simboliza os santos.
O “joio” (o inço) - simboliza os pecadores.
Existem religiões que procuram eliminar (riscar) os faltosos (pecadores) da igreja: arrancam o joio do meio do trigo e assim arrancam também o trigo.
Pela Bíblia, Jesus ensinou que o pecador não deve ser riscado, mas - deve ser considerado GENTIO. (Mt. 18:15-17)

0889 - Como considerar “gentio” um irmão pecador?
R/ Não atribuindo-lhe cargo nenhum dentro da igreja.

0890 - Qual é a verdadeira religião?
R/ A verdadeira religião pura e sem mácula, é o “cristianismo verdadeiro” distinguido do “cristianismo falso” - pelo selamento com o SELO do Deus vivo.
O verdadeiro cristianismo adota o “monoteísmo”.

0891 - O que é monoteísmo?
R/ É a doutrina que crê em um só Deus; que entre Deus e os homens, há um só Mediador - Jesus, o melhor Advogado no céu, para interceder por nós. (Êx. 20:3; Jo. 14:6; At. 4:12; Rm. 8:34; I Tm. 2:5; Hb. 7:25; I Jo. 2:1)

0892 - O que é politeísmo?
R/ É a doutrina que crê em mais de um “deus” (diversos deuses).
Vem desde os mais remotos tempos, Assíria, Egito, Babilônia, Média, Pérsia, Grécia, Roma-pagã e Roma-papal.



* 120 - O LAGAR

Saiu do templo do céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda e saiu do altar, outro anjo que tinha poder sobre o fogo, clamando com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as sua uvas estão maduras. O anjo meteu a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. O lagar foi pisado fora da cidade, saindo sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. (Ap. 14:17-20)

0893 - O que viu João, nesta visão?
R/ O profeta viu sair do templo do céu, um anjo que tinha uma foice aguda; e saiu do altar, outro anjo que tinha poder sobre o fogo - clamando com grande voz ao primeiro anjo.

0894 - Qual foi o clamor deste segundo anjo, ao primeiro?
R/ Lança a tua foice aguda e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.

0895 - Qual foi o procedimento do primeiro anjo?
R/ O primeiro anjo meteu a sua foice aguda à vindima da terra e vindimou as uvas da vinha da terra, lançando-as no grande lagar da ira de Deus.

0896 - O que aconteceu no lagar da ira de Deus?
R/ O lagar foi pisado fora da cidade e saiu sangue do lagar, até ao freio dos cavalos.

0897 - Que vindima é esta?
R/ Será a “vindima” (colheita) dos ímpios.

0898 - Quem pisará o lagar da ira de Deus?
R/ Será o Cordeiro (Jesus), tendo em vista que as suas vestes estarão salpicadas de sangue. (Is. 63:2e3; Ap. 19:13)

0899 - Onde será este lagar da ira de Deus?
R/ Se localizará fora da cidade de Jerusalém.

0900 - Que mais, podemos saber sobre este lagar?
R/ Este lagar será inundado de sangue até altura do freio dos cavalos.

0901 - Qual será o “espaço” (área superficial), deste lagar?
R/ Está escrito, que este lagar será (ocupará) pelo ESPAÇO de 1.600 estádios.

0902 - Podemos calcular o quadrado e a capacidade do “espaço” deste lagar?
R/ O LAGAR = 1.600 estádios.

Estádio romano (procede do estádio grego) =
Comprimento: 1/8 de milha romana (1.480m divididos por 8) = 185,00m.
Largura: 1/32 de milha romana (ou 185m divididos por 4) = 46,25m.
Quadrado:  185,00m X 46,25m  =  8.556,25 m2

“História Universal” - II Volume, pág. 50 - Ed. Verbo Juvenil - Jean Monnier

A PROFECIA:
Espaço; 1.600 estádios X 8.556,25 m2 = 1.369 ha e 0.000 m2 >
Um quadrado com 3.700m em cada lado.

ESPAÇO: 13.690.000 m2 X 4 pessoas por metro = 54.760.000 almas


--- ::: o ::: ---



Capítulo XV

Introdução:

Este capítulo encerra dois grandes fatos ligados ao plano da salvação:
I - Uma introdução às sete últimas pragas, que assinalam o fim da Divina Graça.
II - Uma grandiosa visão dos salvos vitoriosos, vistos num glorioso lugar denominado de Mar de Vidro.
Também, somos advertidos aos próximos juízos de Deus; por outro lado, anima-nos com a maravilhosa esperança da vitória final em Cristo.



* 121 - OS SETE MENSAGEIROS DA IRA

Ví outro grande e admirável sinal no céu, sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque, nelas é consumada a ira de Deus. (Ap. 15:1)

0903 - Nesta feita, o que viu o profeta João?
R/ Um grande e admirável sinal no céu.

0904 - Que grande e admirável sinal, é este?
R/ São os sete anjos portadores das taças com as sete últimas pragas.

0905 - O que podemos saber sobre as sete últimas pragas?
R/ A expressão “últimas” - torna bem claro que, no passado outras pragas foram derramadas sobre a terra; as dez pragas sobre o Egito. (Êx. cap. 7 à 12)

0906 - Por que advirão as sete últimas pragas?
R/ Porque nelas, será consumada a ira de Deus.

0907 - Por que será consumada a ira de Deus, nas sete últimas pragas?
R/ Consumar, implica em “terminar” - isto faz crer, que os juízos de Deus, já desde algum tempo, estão caindo sobre a terra, vindo depois, as sete últimas pragas, para completar a ira de Deus, sobre esse mundo endoidecido e perverso.
Todas as calamidades geológicas, climatológicas e outras de caráter moral e físico, vem ao mundo por culpa do próprio homem; são, por assim dizer, os agentes de Deus, para açoitar a humanidade, desejando acordá-la do sono letárgico de sua perversão moral e de ingratidão, para com o céu.
A “consumação” da ira de Deus nas sete últimas pragas, não é uma revelação de ódio do Criador pelos impenitentes pecadores - mas sim, a inolvidável manifestação da justiça de Deus.



* 122 - O CÂNTICO TRIUNFAL DOS REMIDOS

Ví um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, da sua imagem, do seu sinal, do número do seu nome que estavam junto ao mar de vidro e tinham as harpas de Deus. Cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. (Ap. 15:2-4)

0908 - Nesta visão, o que viu o profeta João?
R/ João viu uma coisa semelhante como “Mar de Vidro” e também, os que saíram vitoriosos da besta, da sua imagem, do seu sinal e do número do seu nome, que estavam junto a este mar e que também, tinham as harpas de Deus.

0909 - Onde já estudamos sobre esse “Mar de Vidro” e dos que nele estarão?
R/ Sobre o “Mar de Vidro” estudamos na questão 0266 e sobre os que nele estarão, estudamos no capítulo XIII.

0910 - O que farão os personagens que estarão no “Mar de Vidro”?
R/ Eles estarão com as harpas de Deus, cantando o “Cântico de Moisés” e o “Cântico do Cordeiro”.

0911 - Quem serão estes vitoriosos?
R/ Serão aqueles 144 mil selados, que estarão vivos, por ocasião da segunda vinda de Jesus Cristo (dissertado no capítulo VII).

0912 - Que “Cântico de Moisés” é esse?
R/ Esse “Cântico de Moisés” foi aquele entoado pelo povo de Israel, quando atravessaram a pés enxutos, o Mar Vermelho. (Êx. 15:1-19)

0913 - Que “Cântico do Cordeiro” é esse?
R/ Sobre esse cântico, nada se sabe, nem a música e nem a poesia; entretanto, podemos afirmar que se trata de um “Novo Cântico” (que jamais foi cantado no céu ou na terra).

0914 - A qual conclusão, chegarão os “vitoriosos” harpistas e cantores?
R/ Eles dirão:
Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.



* 123 - AS TAÇAS DA IRA AOS SETE ANJOS

Depois disto olhei, eis que o templo do tabernáculo do testemunho, se abriu no céu e os sete anjos que tinham as sete pragas, saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, cingidos com cintos de ouro, pelos peitos. Um dos quatro animais deu aos sete anjos, sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre. (Ap. 15:5-7)

0915 - Que templo celeste é esse, visto pelo profeta João?
R/ Sobre esse templo, já estudamos no capítulo XI; é o lugar da habitação de Deus.

0916 - O que saiu do templo celeste?
R/ Saíram sete anjos, vestidos de linho puro e resplandecente, cingidos com cintos de ouro, pelos peitos.

0917 - O que acontece, no momento em que os sete anjos sairão do templo celeste?
R/ Um dos quatro animais (cap. IV) deu aos sete anjos, as “sete taças de ouro” cheias da ira de Deus.



* 124 - O FIM DA DIVINA GRAÇA

O templo encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; ninguém podia entrar no templo, até que se consumassem as sete pragas, dos sete anjos. (Ap. 15:8)

0918 - O que podemos deduzir, nesta profecia?
R/ Que, antes do derramamento das sete taças da ira de Deus - a misericordiosa PORTA da Divina Graça, será fechada.

0919 - Como tomar posse da divina Graça?
R/ Pela fé em Jesus Cristo como nosso Salvador; nosso Mediador; vivendo, segundo os Seus ensinamentos. (Ef. 2:8)

0920 - O que é a Graça?
R/ Graça, é a manifestação da misericórdia de Deus, trazendo a salvação a todos os homens. (Tt. 2:11)

0921 - Como podemos nos apoderar da Graça?
R/ Única e exclusivamente, por meio de Jesus Cristo. (Rm. 5:2; 3:23e24)

0922 - Quem poderá ser justificado pela Graça?
R/ Os que praticam a Lei de Deus. (Rm. 2:13)

0923 - Anulamos a Lei de Deus, pela prática da fé em Jesus?
R/ De maneira nenhuma, antes, estabelecemos a Lei. (Rm. 3:31)
A pessoa que possui uma Fé em harmonia com a Lei de Deus, é sem contradição alguma, o vivente capacitado para receber a GRAÇA, ser por ela justificado e salvo para a vida eterna.
O pecador é perdoado dos seus pecados e justificado pela GRAÇA do Salvador, não para continuar pecando e a violar os Dez Mandamentos > mas, para viver em harmonia com a Lei de Deus. (Rm. 6:14e15)
Acheguemo-nos com confiança ao “trono” da GRAÇA. (Hb. 4:16) - Se existe “trono” existe um reino; se existe “reino” existe a “lei” básica da sua justiça.


--- ::: o ::: ---



Capítulo XVI

Introdução:

Antes de Deus libertar o seu povo do cativeiro egípcio, fez cair dez pragas sobre aquele reino opressor; de igual maneira, antes do segundo reino de Jesus, fará cair sete pragas sobre os opressores de seus escolhidos.
Tais pragas cairão sobre os que posicionaram-se ao lado da besta, sua imagem e receberam o seu sinal, resultando daí a desobediência aos Dez Mandamentos.
As sete últimas pragas serão derramadas no mundo, sem mescla de misericórdia, ao fechar-se a porta da graça.



* 125 - A 1ª PRAGA

Ouví, vinda do templo, uma grande voz que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus. Foi o primeiro, derramou a sua taça sobre a terra e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta, que adoravam a sua imagem. (Ap. 16:1e2)

0924 - O que dizia a grande voz que João ouviu, vinda do templo?
R/ Ide e derramai sobre a terra, as sete taças da ira de Deus.

0925 - Qual será o alvo da 1ª Praga?
R/ Serão “os homens” - que tem o sinal da besta e os que adoram a sua imagem.

0926 - Como entender melhor, as conseqüências desta praga?
R/ Será uma grande EPIDEMIA possível de ser diagnosticada pela ciência médica, porém, sem a possibilidade de cura.
Esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém; a sua carne será consumida, estando eles de pé e lhe apodrecerão os olhos nas suas órbitas e lhes apodrecerá a língua na sua boca. (Zc. 14:12)



* 126 - A 2ª PRAGA

O segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto e morreu no mar toda a alma vivente. (Ap. 16:3)

0927 - Qual será o alvo da 2ª Praga?
R/ Será “o mar” - que vai se tornar em sangue fétido como de um morto e toda a alma vivente nele, morrerá.

0928 - Como entender melhor, as conseqüências desta praga?
R/ Está escrito que toda a alma vivente no mar, morrerá; por certo, um odor pestilento e repugnante vindo do mar, inundará a terra.



* 127 - A 3ª PRAGA

O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas que se tornaram em sangue. Ouví o anjo das águas, que dizia: Justo és tu Senhor, que és, que eras e santos és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. Ouví outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. (Ap. 16:4-7)

0929 - Qual será o alvo da 3ª Praga?
R/ Serão “os rios e as fontes das águas” - que tornar-se-ão em sangue.

0930 - Como entender melhor, as conseqüências desta praga?
R/ Ora - as chagas da primeira praga redundarão numa tremenda febre e com toda a certeza necessitarão de água, para suavizar aquele estado febril; buscarão água que estará transformada em sangue; cavarão cisternas e brotará sangue.
O anjo das águas, aclama a Deus, como justo, em dar sangue a beber aos matadores dos seus servos.



* 128 - A 4ª PRAGA

O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. Os homens foram abrasados com grandes calores e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas e, não se arrependeram para lhe darem glória. (Ap. 16:8e9)

0931 - Qual será o alvo da 4ª Praga?
R/ Será “o sol” - que se tornará abrasador e insuportável, como o fogo.

0932 - Como entender melhor, as conseqüências desta praga?
R/ Pelos seus efeitos, ela aumentará as conseqüências das pragas anteriores.



* 129 - A 5ª PRAGA

O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta e o seu reino se fez tenebroso; eles mordiam as suas línguas de dor. Por causa das suas dores e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu e não se arrependeram das suas obras. (Ap. 16:10e11)

0933 - Qual será o alvo da 5ª Praga?
R/ Será “o trono da besta” - a cidade eterna, das sete colinas (sete cabeças).

0934 - Como entender melhor, as conseqüências desta praga?
R/ Ficará evidenciado que seu reino é das trevas, controlado pelo príncipe das trevas.



* 130 - A 6ª PRAGA

O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. Da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta, ví sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs; porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios, os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda os seus vestidos, para que não ande nú e não se vejam as suas vergonhas; e os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedon. (Ap. 16:12-16)

0935 - Qual será o alvo da 6ª Praga?
R/ Será “o grande rio Eufrates” - suas águas secar-se-ão, para que se prepare o caminho dos reis do oriente.

0936 - Como entender, o secar as águas do grande rio Eufrates?
R/ Entenda-se de maneira simples e literal; tal qual no passado as águas do Mar Vermelho secaram-se, para que o povo de Deus passasse com os pés enxutos, assim será com as águas deste rio.

0937 - Quais os três poderes que prepararão o grande choque no Armagedon?
R/ São os “três poderes” - reconhecidamente no mundo inteiro (já estudados):
I - O DRAGÃO
II - A BESTA
III - O FALSO PROFETA

0938 - O que João, viu sair das bocas destes três poderes?
R/ “Três espíritos imundos” - semelhantes a rãs, porque são espírito de demônios, que fazem prodígios, os quais incentivarão os reis de todo o mundo, para os congregar à batalha, naquele dia do Deus Todo-Poderoso.

0939 - Quais são estes três espíritos imundos?
R/ São “os espíritos doutrinários” - que orientam:
I - O PAGANISMO
II - O PAPISMO
III - O PROTESTANTISMO

0940 - Que parêntesis Jesus abre, em meio à profecia desta 6ª praga?
R/ Jesus faz uma solene advertência, que virá como ladrão (sem avisar), naquele momento iminente da batalha no Armagedon.

0941 - Onde se congregarão os poderes enunciados?
R/ No lugar que em hebraico se chama ARMAGEDON.
Este lugar geográfico situa-se na planície de “Megido” (Terra Santa - Oriente Médio), com as seguintes confrontações:
NORTE - Monte Gilboa (Serra do Carmelo) - Galiléia.
SUL - Monte Ebal (Serra da Samaria) - Samaria.
LESTE - Rio Jordão (entre o Mar da Galiléia e o Mar Morto).
OESTE - Mar Mediterrâneo (Mar Grande).
Nesta planície localiza-se o importante “Vale da Matança” (ponto estratégico de grandes “matanças”), onde ocorreram grandes “decisões” de lutas israelenses, também conhecido como “Vale das Decisões” ou ainda - “Vale de Josafá”.



* 131 - A 7ª PRAGA

O sétimo anjo derramou a sua taça no ar e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo:  Está feito. 
Houve vozes, trovões, relâmpagos e um grande terremoto como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. A grande cidade fendeu-se em três partes e as cidades das nações, caíram; da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. Toda a ilha fugiu e os montes não se acharam; sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; os homens blasfemaram de Deus, por causa da praga da saraiva, porque a sua praga era mui grande. (Ap. 16:17-21)

0942 - Qual será o alvo da 7ª Praga?
R/ Será “o ar” que envolve a terra - o que demonstra que esta praga será totalmente universal; a atmosfera se tornará maléfica, venenosa e insalubre.

0943 - O que mais ocorrerá naquele momento em que o anjo derramar a sua taça?
R/ Sairá do templo do céu, mais particularmente do Trono de Deus - uma grande voz, que dirá: Está feito.

0944 - O que acontecerá, à partir da sentença: Está feito?
R/ Ocorrerão vozes, trovões, relâmpagos e um grande terremoto como nunca houve desde que há homens sobre a terra; todo o planeta será sacudido, violentamente.

0945 - O que mais acontecerá, nesse trágico final?
R/ Está escrito que, a grande cidade (Babilônia espiritual) fender-se-á em três partes e beberá no cálice do vinho da indignação, da ira de Deus.

0946 - Que outra praga cairá sobre os homens, durante o derramamento da 7ª taça?
R/ Cairá do céu, uma grande saraiva de pedras com o peso de até um talento.

0947 - Quais serão as conseqüências dessa saraivada?
R/ Imagine-se - cair sobre uma pessoa, uma pedra com 26 Kg (um talento).

0948 - Como escapar destas sete últimas pragas?
R/ Os que desprezaram a misericórdia de Deus, estarão expostos à estas sete últimas pragas, em terrível desespero e agonia; entretanto, o fiel povo de Deus, será protegido pelo Altíssimo, porque está escrito no “Salmo 91” - que tais pessoas fiéis ao Todo-Poderoso, nada sofrerão.
Mas o Senhor será o refúgio do seu povo (escolhido) e a fortaleza dos filhos de Israel. (Jl. 3:16)

0949 - Quando ocorrerão as sete últimas pragas?
R/ A Bíblia nos diz que, todas elas virão em um só “dia” (profético); entenda-se, “um ano” literal. (Ap. 18:8)


--- ::: o ::: ---



Capítulo XVII

Introdução:

Neste capítulo, uma outra mulher nos é apresentada; está vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas.
Tem em sua mão, um cálice de ouro cheio das abominações e imundícia da sua prostituição, com as quais se prostituíram os reis da terra.
Ela embebeda os habitantes da terra com o vinho da sua prostituição e está embriagada com o sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus.
GRANDE BABILÔNIA é o seu nome, mãe das prostitutas e abominações da terra; assenta-se sobre uma besta cor de escarlata, é cheia de nomes de blasfêmias, tem sete cabeças e dez chifres.



* 132 - A MULHER SOBRE A BESTA ESCARLATA

Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas, com a qual se prostituíram os reis da terra e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. Levou-me em espírito a um deserto onde ví uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmias, tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura, de escarlata, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas; tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição. Na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostitutas e abominações da terra. Ví que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus; vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. (Ap. 17:1-6)

0950 - Nesta visão, quem veio falar com o profeta João?
R/ Um dos sete anjos, que tinham as sete taças.

0951 - O que, lhe disse este anjo?
R/ O anjo lhe convidou, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas, com a qual se prostituíram os reis da terra e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

0952 - Quem é esta grande prostituta?
R/ Pelo que já estudamos até aqui, deduz-se que seja a igreja romana.

0953 - Por que esta igreja, é denominada de “prostituta”?
R/ Pelos quatro evangelhos, sabemos que Jesus Cristo é o Esposo da verdadeira Igreja. (Mt. 9:14e15; 25:1; Mc. 2:18e19; Lc. 5:33e34; Jo. 3:29)
Também sabemos que, a verdadeira Igreja (esposa) de Jesus é aquela que, como Ele, guarda os Dez Mandamentos da Lei de Deus. (Mt. 5:17-19; Lc. 16:17; Jo. 14:15e23; 15:10; I Jo. 5:2e3)
Sabendo-se que a igreja romana não guarda os Dez Mandamentos da Lei de Deus, bem como, se arrogou o direito de mudar a Lei do Criador, conclui-se que é PROSTITUTA, porque, em assim procedendo, abandonou ao seu legítimo esposo Jesus Cristo, dando-se em casamento com outras doutrinas, observando leis que são preceitos de homens (Mt. 15:6-9), mudando a Verdade de Deus, em mentira, honrando mais a criatura, do que ao Criador. (Rm. 1:24e25)
A igreja romana exaltou-se a si mesma, repudiou a pura verdade dos evangelhos e abandonou o Esposo Jesus Cristo, para ligar-se a um homem que passou a adorá-lo como se fôra um deus na terra, estando assentado sobre “muitas águas”.

0954 - O que significa, “muitas águas”?
R/ Assim está escrito:
As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. (Ap. 17:15)
É sabido que, a igreja romana domina muitos povos; nos cinco continentes, ela exerce influência e domínio religioso, inclusive no Brasil.
Governantes (reis, presidentes e ministros) de todo o mundo, seguem seus ensinamentos e doutrinas, abandonando o SELO do Deus vivo (o Sábado), adotando em seu lugar, um “sinal próprio” (o Domingo).
Sabendo-se que, os governantes prostituíram-se com a igreja romana; a profecia diz que, os habitantes da terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

0955 - Qual é “o vinho da sua prostituição”?
R/ É “o cânon que contém os seus ensinamentos, suas doutrinas e seus dogmas”.

0956 - Como entender que, os habitantes da terra estão embebedados com esse vinho?
R/ Os adeptos e seguidores da igreja romana, aderiram de tal maneira aos ensinamentos, doutrinas e dogmas dessa congregação, estando EMBEBEDADOS; e como em geral não procuram a verdade na Bíblia, não estão sóbrios de espírito, contentam-se com o que ensinam seus líderes cegos, não sendo assistidos pelo Espírito Santo (mas, pelo espírito papal), não podem discernir a sã doutrina.

0957 - Para onde, o anjo levou o profeta João?
R/ Para “um deserto” > um ermo espiritual, no qual se encontra o mundo de hoje.

0958 - O que viu João, nesse deserto espiritual?
R/ O profeta viu uma MULHER assentada sobre uma besta de cor escarlata, cheia de nomes de blasfêmias, tendo sete cabeças e dez chifres.
Observe-se as similitudes, desta profecia:
O DRAGÃO - Lúcifer (Satanás, o Diabo)
A MULHER - a igreja romana.
A BESTA - o papismo.

0959 - Como entender, os nomes de blasfêmias?
R/ BLASFÊMIAS é tudo o que demanda contra Deus, contra sua santa Lei Moral, seus Dez Mandamentos e contra os ensinamentos de Jesus Cristo.

0960 - O que mais, tem esta besta?
R/ Tem sete cabeças e dez chifres.
O Vaticano situa-se em Roma (cidade das sete colinas); a igreja romana baseia suas doutrinas e seus dogmas, em sete sacramentos.
Os dez chifres, são os dez reinos sobre os quais a igreja romana apoiou o seu poder temporal (538-1798 a. D.).

0961 - Como se apresentava, esta mulher?
R/ Estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas.
Tais cores (púrpura e escarlata) são símbolos da igreja romana e procedem do Império Romano.
Tais adornos (ouro, pedras preciosas e pérolas) são encontrados em abundância na tríplice coroa do papa, a 1ª coroa tem: 17 rubis, 3 esmeraldas, 1 água-marinha, 1 safira e 30 pérolas; a 2ª coroa tem: 10 esmeraldas, 8 rubis, 2 água-marinhas, 3 safiras e 30 pérolas; a 3ª coroa tem: 19 gigantes rubis, 30 pérolas e uma multidão de safiras, água-marinhas, crisólitos e granates; no cimo desta tão preciosa jóia, fulgura uma cruz de puro ouro, ornada com soberbos brilhantes de singular limpidez e tamanho.
Tais ornamentos, evidenciam os detalhes proféticos vaticinados numa época em não haviam chefes, da grande prostituta.

0962 - O que, esta mulher tinha na mão?
R/ Um cálice de ouro, cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição.
A taça de ouro, símbolo da pureza e da viva fé, deveria transbordar da pura doutrina e da pura verdade apostólica; entretanto, está cheia das abominações e da imundícia da sua prostituição.
A igreja romana, que se arroga depositária da verdade pura para o mundo, a este mundo dá de beber em taça de ouro, abominações e imundícias da sua prostituição.

0963 - Que outra característica desta mulher, João menciona?
R/ Na testa da mulher, estava escrito o nome: “Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostitutas e abominações da terra”.

0964 - Como discernir a palavra “mistério?
R/ Sobre o vocábulo: MISTÉRIO.
Num sentido geral, a igreja romana é um “Mistério” porque, possui as Sagradas Escrituras (a Bíblia), da qual pretende ser guardiã e única intérprete; entretanto, ensina doutrinas flagrantemente contrárias, o que, é um “Mistério”.

0965 - Como discernir a afirmativa “a grande Babilônia”?
R/ Sobre essa afirmativa.
A antiga Babilônia (real) era onde existia a mais poluída crença; embebedava o mundo, com suas falsas doutrinas pagãs.
A moderna Babilônia (espiritual) é onde existe a mais poluída fé; um falso cristianismo embebeda o mundo e as prostitutas, com suas falsas doutrinas e dogmas.

0966 - Quem são as prostitutas, que a igreja romana é a mãe?
R/ São as suas filhas; as tradicionais e as protestantes que comungam com ela em muitos pontos e doutrinas > a guarda do domingo, o uso de velas no altar, as paramentas sacerdotais, o batismo de crianças, a reverência à cruz, o culto pelos mortos, a transgressão à lei da temperança (Lv. 11:1-47); e sobre tudo a transgressão da Lei Moral (Êx. 20:3-17; Dt. 5:7-21).

0967 - Como entender que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus?
R/ A igreja romana perseguiu os cristãos, por meio da “santa inquisição” e os matou, por meio do “santo ofício”, os santos, as testemunhas de Jesus.

0968 - Diante das afirmações desta profecia, qual foi a reação natural de João?
R/ João, vendo tais afirmações feitas nesta profecia, ficou maravilhado e com grande admiração; nunca esperava que a igreja fosse desvirtuar-se de tal maneira.



* 133 - AS SETE CABEÇAS DA BESTA

E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste foi, já não é e há de subir do abismo indo à perdição; os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era, já não é, mas que virá. Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. São também, sete reis; cinco já caíram e um existe; outro ainda não é vindo e quando vier, convém que dure um pouco de tempo. A besta que era e já não é, é ela também o oitavo e é dos sete e vai à perdição. (Ap. 17:7-11)

0969 - Que pergunta fez o anjo, ao profeta João?
R/ Por que te admiras?

0970 - Qual a explicação que o próprio anjo deu ao profeta?
R/ Eu te direi o mistério da mulher, da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

0971 - Qual foi a elucidação dada a João e o que significa tal figuração de linguagem?
R/ A besta que João viu, foi e já não é, há de subir do abismo e irá à perdição.
Os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
AQUI HÁ SENTIDO, QUE TEM SABEDORIA.

0972 - Qual é o “sentido que há e que tem sabedoria”?
R/ As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.
São as sete colinas onde Roma está edificada:  Aventino, Palatino, Quirinal, Viminal, Ceoli, Janículo e Esquilino.
E também são sete reis.
Cinco já caíram e um existe; outro ainda não é vindo e quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
A palavra REIS, procede do vocábulo grego BASILEUS e também significa DIGNIDADES; deste modo temos que, o poder exercido de Roma, caracterizou-se por SETE DIGNIDADES (político-governativas); e a história romana fornece-nos exatamente estas “sete dignidades” como segue:
Reis (753-510 a. C.), Cônsules (510-500 a. C.), Ditadores (500-493 a. C.), Tribunos (493- 450 a. C.), Decênviros (450-30 a. C.), Imperadores (30 a. C. à 538 a. D.) e Papado (de 538 a. D. à perdição).
A perdição, será no FIM DO MUNDO.
Quanto à exposição detalhada, a profecia assim especifica:
Das sete, cinco já haviam passado até aquela época (94 a. D.), quando da revelação recebida por João; foram as 5 primeiras dignidades (Reis, Cônsules, Ditadores, Tribunos e Decênviros).

0973 - Como discernir o final desta profecia?
R/ Naquela época havia o Imperador (6ª Dignidade) caido, em 476 a. D., surgindo depois, o Papado (7ª Dignidade) elevado por Belisario, em 538 a. D., sendo conveniente que durasse um pouco de tempo até 1798 a. D., quando foi destronado por Berthier (França);  passou três anos e meio, a ferida mortal foi curada e aquela 7ª dignidade foi restabelecida, passando a ser também a 8ª dignidade.



* 134 - OS DEZ CHIFRES DA BESTA

Os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como por uma hora, juntamente com a besta. Estes tem um mesmo intento, entregarão o seu poder e autoridade à besta. Estes combaterão contra o Cordeiro e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com Ele, chamados, eleitos e fiéis. (Ap. 17:12-14)

0974 - Sobre os emblemas desta visão, que mais explicou o anjo, a João?
R/ Que os dez chifres, seriam dez reis, no futuro (além daquela época 94 a. D.).

0975 - Que dez reis seriam estes?
R/ São “os dez povos bárbaros” mencionados na questão 0784, dos quais procedem os “dez países” da Europa.

0976 - Quando, estes dez reis receberão poder especial juntamente com a besta?
R/ Por uma hora (profética).
Serão os últimos quinze dias da história deste mundo, já dissertamos nas questões 0203 / 4) > após o derramamento da 7ª Taça.
Os dez países acima mencionados, juntos com a besta, combaterão contra o Cordeiro, por um período de quinze dias e serão vencidos; buscarão a morte sem encontrá-la.

0977 - Por que tanta certeza, na vitória do Cordeiro?
R/ Está escrito: Jesus é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; também, vencerão os que estão com Ele.

0978 - Quem são estes que estão com Ele?
R/ Serão os chamados “eleitos e fiéis” à guarda dos Dez Mandamentos da Lei de Deus e ao testemunho de Jesus Cristo.



* 135 - A DEFINIÇÃO DE ÁGUAS

E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. (Ap. 17:15)

0979 - Nesta parte da visão, o que disse o ano a João?
R/ O anjo definiu-lhe uma importante REVELAÇÃO.

0980 - Que importante revelação, lhe fez o anjo?
R/ As águas que João viu, onde se assenta a prostituta, são: povos, multidões, nações e línguas.



* 136 - OS DEZ REINOS ABORRECEM A BESTA

Os dez chifres que viste na besta são os que aborrecerão a prostituta, a porão desolada, nua, comerão a sua carne e a queimarão no fogo. Porque Deus tem posto em seus corações que cumpram o seu intento, tenham uma mesma idéia e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. (Ap. 17:16e17)

0981 - Segundo esta afirmativa, por que os dez reinos aborrecerão a igreja romana?
R/ Porque eles mesmos se aperceberão da iminente vitória do Cordeiro.
Porão ela em desolação, a abandonarão deixando-a nua, sem o respaldo bélico, chegando ao ponto de comerem a carne da prostituta ou a queimarem no fogo; será um revés insofismável.

0982 - Por qual razão, os dez reinos terão de tamanho ódio, contra a igreja romana?
R/ Porque Deus tem posto em seus corações que cumpram o seu intento e tenham a mesma idéia; que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.



* 137 - A DEFINIÇÃO DE MULHER

A mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. (Ap. 17:18)

0983 - Que outra importante revelação, faz o anjo ao profeta João?
R/ A mulher que João viu, é a grande cidade que reina sobre os reis da terra; é a chamada Babilônia espiritual (igreja romana, tratado na questão 0945).

0984 - Como entender melhor, esta revelação?
R/ Da seguinte maneira:
Esta grande cidade chamada Babilônia, reúne o conjunto de poderes do Dragão (paganismo) + da Besta (papismo) + Imagem da Besta ou Falso Profeta (protestantismo).
Estes, são os três poderes que dominam os dez reinos da Europa e seus descendentes.
Os que não estiverem ao lado de nenhum destes três poderes, serão aqueles que vencerão sob o comando do Cordeiro.


--- ::: o ::: ---



Capítulo XVIII

Introdução:

Neste capítulo, a profecia trata de um grande esforço, advertindo sobre a queda de Babilônia espiritual.
Em segundo lugar, trata da condenação da grande Babilônia e também, daqueles que fizeram aliança com ela.
Finalmente, não só ela será aniquilada, mas também suas filhas; e o mundo, depois de purificado estará pela eternidade, livre do mal, para sempre.



* 138 - O ANJO QUE ILUMINOU A TERRA

Depois destas coisas, ví descer do céu outro anjo que tinha grande poder e a terra foi iluminada com a sua glória. (Ap. 18:1)

0985 - O que se entende por “depois destas coisas”?
R/ Entenda-se, depois de Jesus ter revelado ao profeta João, por meio do anjo - os detalhes de quem é a grande Babilônia (a prostituta igreja romana), mãe das meretrizes (espiritualmente falando).
O profeta viu outro anjo descer do céu, o qual tinha grande poder.

0986 - O que acontecerá, quando este outro anjo descer do céu?
R/ A terra será iluminada com a glória deste outro anjo.
Este anjo, anuncia uma poderosa obra religiosa mundial, de extraordinárias proporções; sua mensagem aplica-se ao derradeiro FIM DA GRAÇA.



* 139 - CAIU, CAIU A GRANDE BABILÔNIA

Clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, coito de todo o espírito imundo, coito de toda ave imunda e aborrecivel. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição e os reis da terra se prostituíram com ela; os mercadores da terra se enriqueceram de suas delícias. (Ap. 18:2e3)

0987 - Que forte clamor, proferiu o anjo?
R/ Caiu, caiu a grande Babilônia, se tornou morada de demônios, coito de todo espírito imundo, coito de toda ave imunda e aborrecivel.

0988 - Quando, será proclamado este forte clamor?
R/ Quando a terra inteira for iluminada pelo Espírito Santo (conforme estudamos no * anterior); então virá a “chuva serôdia” e grande parte dos habitantes da terra se aperceberão das abominações da grande Babilônia espiritual.

0989 - O que diz esta profecia, sobre o futuro da Babilônia espiritual?
R/ A prostituta (igreja romana), se tornará morada de demônios, coito de todo espírito imundo, coito de toda ave imunda e aborrecivel.

0990 - Por que o Altíssimo autorizou ao anjo, proclamar fortemente esta sentença?
R/ Porque todas as nações da terra beberam do vinho da ira da sua prostituição e os reis da terra se prostituíram com ela.

0991 - Como entender que, os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias?
R/ Inúmeros comerciantes da terra inteira e profissionais liberais dos mais variados segmentos > transacionaram ou prestaram serviços ao clero da igreja romana ou protestante, colaborando para a abundância de suas delícias, para o êxito de festas, quermesses, kerbs, etc. etc.



* 140 - SAI DELA POVO MEU

E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro. (Ap. 18:4-6)

0992 - Que outro apelo importante, o profeta João ouve do céu?
R/ João ouve outra vez aquela voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu.
Deus, faz um último apelo ao seu povo, para que saiam da grande CONFUSÃO de religiões cristãs, divulgadas pelo mundo inteiro.
Para saírem da grande Babilônia religiosa (a prostituta espiritual).

0993 - Por qual razão, Deus pede que seu povo saia da grande Babilônia espiritual?
R/ Para que, não sejam participantes dos seus pecados e não incorram nas suas pragas.

0994 - Por que, Deus vai derramar as sete últimas pragas?
R/ Porque os pecados da grande Babilônia espiritual (a grande prostituta), se acumularam até ao céu e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

0995 - Qual será a “regra” que Deus usará, naqueles dias em que estiver derramando as sete últimas pragas?
R/ Deus diz: Tornai-lhe a dar como ela (Babilônia espiritual) vos tem dado e retribuí-lhe em dobro, conforme as suas obras; no cálice em que ela vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.



* 141 - BABILÔNIA SERÁ QUEIMADA

Quanto ela se gloriou, em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto, porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, não sou viúva e não verei o pranto. Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, o pranto e a fome; será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus que a julga. (Ap. 18:7e8)

0996 - Como entender, que a Babilônia espiritual será castigada em dobro?
R/ Porque - Quanto ela se glorificou e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto;  daí, o frisado EM DOBRO.

0997 - Qual é o conforto (passageiro), que Babilônia espiritual jacta-se?
R/ Ela diz em seu coração: Estou assentada como rainha, não sou viúva e não verei o pranto.

0998 - Qual é a “sentença” de Deus, para esta orgulhosa Babilônia?
R/ Portanto, num dia virão as suas pragas.
Esse um dia é profético; segundo a “regra de Deus” - trata-se de um ano literal (365 dias).
Durante esse período de tempo serão derramadas as sete últimas pragas, nas quais virão a morte, o pranto, a fome e a grande Babilônia será queimada no fogo.

0999 - Por que advirá tamanho castigo, ao falso cristianismo (a Babilônia religiosa)?
R/ Porque é forte o Senhor Deus, que julgará esta verdadeira CONFUSÃO de religiões.



* 142 - LAMENTAÇÃO GERAL SOBRE BABILÔNIA

Os reis da terra que se prostituíram com ela e viveram em delícias, a chorarão, sobre ela prantearão, quando verem a fumaça de seu incêndio; estando de longe pelo temor do tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois numa hora veio o seu juízo. Sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra, porque ninguém mais compra as suas mercadorias; mercadorias de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho fino, de púrpura, de seda, de escarlata, de toda a madeira odorífera, de todo vaso de marfim, de todo vaso de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro, de mármore, de cinamomo, de amomo, de perfume, de mirra, de incenso, de vinho, de azeite, de flor de farinha, de trigo, de cavalgadura, de ovelhas, de mercadorias de cavalos, de carros, de corpos e de almas de homens. O fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti e não mais as acharás. Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando, dizendo: Ai! ai daquela grande cidade! Que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas!
Porque, numa hora foram assoladas tantas riquezas. Todo o piloto, todo o que navega em naus, todo o marinheiro e todos os que negociam no mar se puseram de longe, vendo a fumaça do seu incêndio clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?
Lançaram pó sobre as suas cabeças, clamaram, chorando e lamentando, dizendo: Ai! ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar, se enriquecendo em razão da sua opulência, porque numa hora foi assolada. (Ap. 18:9-19)

1000 - Que três classes distintas de pessoas se lamentarão, quanto à ruína da grande cidade de Babilônia espiritual?
R/ Os reis da terra + os mercadores + e os navegantes.

1001 - Que comentário podemos fazer, sobre “os reis da terra”?
R/ Quando a ruína da grande cidade de Babilônia espiritual, suceder - os reis da terra que com ela se prostituíram pela aceitação de seus falsos ensinos e depois a desprezaram, mas que por interesses políticos tornarão a unir-se a ela novamente, chorarão e lamentarão o seu fim; de longe, sem poder socorrê-la pelo temor do seu tormento com que ela estará sendo afligida, confessarão ter chegado a sua destruição, naquela HORA (profética) - últimos 15 dias da nossa história.

1002 - Que comentário podemos fazer, sobre “os mercadores da terra”?
R/ Quando a queda das primeiras pragas estiverem atingindo a grande cidade de Babilônia (o falso cristianismo) e seus súditos - os mercadores da terra ficarão privados de comercializarem as suas mercadorias.
Com seus corpos cobertos de chagas malígnas e sedentos de água potável, não pensarão em continuar comprando as mercadorias que hoje são vendidas publicamente, como emblemas de seu culto e usadas por seus súditos em suas devoções; dentre as quais, a profecia destaca “os corpos e almas de homens” > lembrando o comércio de cadáveres (encomendações de féretros) e nas missas de intenções, para livrar as almas do inferno, do purgatório ou do limbo (lugares inexistente).
Todas essas mercadorias “agradáveis e excelentes” revelam o seu domínio doutrinal, sobre vivos e mortos, são serão mais achadas em Babilônia espiritual, desde a queda das primeiras pragas.
Seus incautos adeptos estarão chorando e lamentando a ruína de seu comércio, cientificando-se de que numa HORA (profética), os últimos 15 dias da nossa história - estarão sendo atingidos

1003 - Que comentário podemos fazer, sobre “os navegantes da terra”?
R/ Os navegantes da terra, os pilotos e especialmente os marinheiros, estarão paralisando todo o tráfego de todos os mares e cursos d’água, tendo em vista que as águas se tornaram em sangue.
Reconhecerão que chegou o momento do juízo de Deus, sobre a grande cidade de Babilônia espiritual; lamentarão a sorte dela, que tanto lucro lhes dera com suas decretadas formas de comércio, em seus congressos e viagens à missões distantes, seus cléricos e os navegantes estarão olhando a fumaça de seu incêndio.
Lamentarão a desdita da grande cidade de Babilônia espiritual - porque, numa HORA (profética), os últimos 15 dias da nossa história, estará sendo destruída.

1004 - A qual conclusão podemos chegar, diante destes lamentadores?
R/ Que esta profecia atesta o completo aniquilamento da subversão religiosa, deste falso cristianismo, atingindo também aos que ajudam e apoiam tal CONFUSÃO.

1005 - Que “hora” é esta, aqui mencionada três vezes?
R/ Esta HORA será - a mencionada “Hora da tentação” (tratada nos capítulos III e XVII).
Serão os últimos 15 dias da história - antes da volta de nosso Salvador Jesus Cristo a este mundo, para buscar os seus escolhidos, os salvos.
Neste curto período de história da humanidade, os súditos da Babilônia espiritual desejarão e procurarão a morte - e a morte fugirá deles, porque, durante este período de 15 dias ninguém morrerá.



* 143 - ALEGRIA SOBRE A RUÍNA DE BABILÔNIA

Alegra-te sobre ela, óh céu e vós santos apóstolos e profetas, porque já Deus julgou a vossa causa, quanto a ela. (Ap. 18:20)

1006 - Por meio da grande voz, quem é estimulado a alegrar-se?
R/ Os habitantes do céu, os profetas, os apóstolos e o povo de Deus.

1007 - O que se pode concluir, sobre tal estímulo?
R/ Por certo, este estímulo dará uma alegria total, quando chegar aqueles 15 dias finais, da história humana.



* 144 - A SUBMERSÃO DE BABILÔNIA ILUSTRADA

Um forte anjo levantou uma pedra, como uma grande mó e lançou-a no mar, dizendo:  Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade e não será jamais achada. (Ap. 18:21)

1008 - O que presenciou o profeta João, nesta visão?
R/ O profeta viu um forte anjo levantar uma pedra, como de uma grande mó de moinho e lançá-la no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade e não será jamais achada.

1009 - À qual conclusão podemos chegar, deste ato angélico?
R/ Que Deus não executa seus juízos, sem antes advertir aos faltosos e depois condenados.



* 145 - O EXTERMÍNIO DA VIDA BABILÔNICA

E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, de músicos, de flauteiros, de trombeteiros e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais; e luzes de candeia, não mais luzirá em ti; e voz de esposo ou de esposa não mais em ti se ouvirá, porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. E nela se achou o sangue dos profetas, dos santos e de todos os que foram mortos na terra. (Ap. 18:22-24)

1010 - O que mais o anjo forte disse ao profeta João?
R/ Que toda a vida artística de Babilônia espiritual, destinada a exaltá-la > desaparecerá com ela, para sempre; toda a luminária, não mais luzirá alí; não mais se ouvirá a voz de casais, suplicando diante de seus magníficos e luxuosos altares.

1011 - Como termina este capítulo?
R/ Acusando Babilônia espiritual, de ter enganado as nações, com suas “feitiçarias” (suas falsas doutrinas e dogmas) impingidas ao mundo pelo falso cristianismo.


--- ::: o ::: ---



Capítulo XIX

Introdução:

Neste capítulo é descrito a vitória total de Jesus e de seus santos, sobre a Babilônia espiritual.
A primeira parte, trata do imenso regozijo que causará entre os seres celestiais e os santos ainda na terra.
A segunda parte, concretiza a certeza de Cristo sobre a Babilônia espiritual e atesta que ela é o conjunto de duas grandes facções religiosas (papado e protestantismo) ou, 1ª e 2ª Bestas > com suas igrejas filhas.
Por fim, encerram-se as profecias sobre a milenar contenda entre o BEM e o mal, entre a LUZ e as trevas, entre CRISTO e Satanás, até a volta do nosso Salvador.



* 146 - REGOZIJO NO CÉU

Depois destas coisas, ouví no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, glória, honra e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Outra vez disseram: Aleluia! A fumaça dela sobe para todo o sempre, os vinte quatro anciãos e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! (Ap. 19:1-4)

1012 - Qual é a referência inicial do profeta João, nesta visão?
R/ João refere-se a fatos proféticos que ele descreve, como: Depois destas coisas.

1013 - À que coisas, são estas que João se refere?
R/ Aos fatos atinentes à “Chuva Serôdia".
O derramamento final do Espírito Santo, quando a terra inteira será iluminada .
O último ano da história da humanidade que congrega-se na grande Babilônia.
A desolação e ruína desta Babilônia com a lamentação de seus adeptos.

1014 - Depois destas coisas, o que o profeta ouviu?
R/ Ouviu no céu, como uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia!
Salvação, glória, honra e poder, pertencem ao Senhor nosso Deus

1015 - O que mais disseram os habitantes do céu?
R/ Outra vez, disseram: Aleluia!

1016 - O que segue-se a este segundo “aleluia”?
R/ Segue-se uma frase que denota a grande Babilônia espiritual, já estar sendo queimada pelo fogo eterno: E a fumaça dela sobe, para todo o sempre.

1017 - O que mais elucida, esta profecia?
R/ Uma adoração coletiva dos 24 anciãos e dos quatro animais > prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!



* 147 - REGOZIJO PELAS BODAS DO CORDEIRO

Saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós todos os seus servos, vós que o temeis, assim pequenos como grandes. Ouví como que a voz de uma grande multidão, como que a voz de muitas águas, como a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso, reina. Regozijamo-nos, alegramo-nos e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro e já a sua esposa se aprontou. Foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino são as justiças dos santos. Disse-me, escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas, são as verdadeiras palavras de Deus. (Ap. 19:5-9)

1018 - Continuando, que outras referências faz o profeta João?
R/ Saiu uma voz do trono celeste, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós todos os seus servos e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.

1019 - Ao que, João compara esta voz que ele ouviu do céu?
R/ Como a voz de uma grande multidão, como que a voz de muitas águas (uma cachoeira) e como que a voz de grandes trovões (estrondosa).

1020 - O que mais, disse esta potente voz?
R/ Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso, reina.

1021 - Qual a razão deste “aleluia” (deste regozijo e desta alegria)?
R/ É porque, vindas são as bodas do Cordeiro - pois já, a sua esposa estava pronta.

1022 - De que maneira estará a noiva, se aprontando para estas bodas com o Cordeiro?
R/ Foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente.

1023 - O que representa o “linho fino”?
R/ O linho fino - são as justiças dos santos.

1024 - O que lhe disse aquela forte voz?
R/ Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.

1025 - Que importante confirmação do céu, João recebeu?
R/ Aquela voz ainda disse-lhe mais: Estas, são as palavras de Deus.



* 148 - O DOM DE PROFECIA

Eu lancei-me aos seus pés, para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal, sou teu conservo e de teus irmãos que tem o testemunho de Jesus; adora a Deus, porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. (Ap. 19:10)

1026 - Qual a atitude impulsiva de João?
R/ Humildemente, João lançou-se aos pés do anjo que lhe falava, naquela visão.

1027 - E qual foi a reação daquele anjo?
R/ Admoestou-lhe, dizendo:  Olha, não faças tal, sou teu conservo e de teus irmãos que tem o testemunho de Jesus.

1028 - Não aceitando adoração, a quem o anjo estimulou tal reverência?
R/ Adora a Deus.
Quando um mortal se prostra de joelhos, se inclina em mesura ao clero, beijando-lhe as mãos, ou os anéis e até os pés - está demonstrando submissão incondicional de adoração.
Imaginem agora:
O apóstolo Pedro, não aceitou adoração de Cornélio, dizendo que também era homem. (At. 10:24-26)
Um anjo das visões do apóstolo João, não aceitou adoração, porque se disse conservo do profeta. (Ap. 19:10)
Se um anjo, que é uma criatura superior a nós (Sl. 8:5), não aceita adoração - por que um mortal como o Papa, os Cardeais, os Arcebispos, os Bispos e os Sacerdotes, aceitam e até exigem a prática da adoração de seus fiéis? . . .

1029 - Qual é “o testemunho de Jesus?
R/ A Bíblia nos diz, que é “o espírito de profecia”; algumas versões dizem, que é “o espírito da profecia; outras versões, dizem “espírito profético”; todas estas afirmações dizem a mesma coisa, isto é - Jesus é o que inspira o profetizar (por meio do Espírito Santo, o nosso Consolador).

1030 - O que é “profecia”?
R/ Profecia é a REVELAÇÃO antecipada daquilo que está por acontecer - é o espírito de sabedoria e de revelação. (Ef. 1:17)
Profecia, é um DOM de Deus. (I Co. 12:1-11)
Profecia, não é dada por vontade própria de homens e nem de particular interpretação. (II Pe. 1:20e21)



* 149 - REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

Ví o céu aberto e eis um cavalo branco; o que estava montado sobre ele chama-se “Fiel e Verdadeiro” - julga e peleja com justiça. Os seus olhos eram como chama de fogo e sobre a sua cabeça havia muitos diademas. Tinha um nome escrito, que ninguém sabia, senão Ele mesmo; estava vestido de uma veste salpicada de sangue e o nome pelo qual se chama é a palavra de Deus. Em cavalos brancos, seguiam-no os exércitos no céu, vestidos de linho fino, branco e puro. Da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; Ele as regerá com vara de ferro; Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. No vestido e na sua coxa tem escrito este nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. (Ap. 19:11-16)

1031 - Nesta visão, o que viu o profeta João?
R/ O profeta viu “o céu aberto” e lá no céu, viu um cavalo branco sendo montado por um cavaleiro que se chama FIEL E VERDADEIRO.

1032 - Quem é este “cavaleiro”?
R/ É alguém que - julga e peleja com justiça.

1033 - Quem é este “alguém”?
R/ É “O Filho de Deus” - Jesus Cristo, cujos olhos eram como chama de fogo e sobre a sua cabeça havia muitos diademas, tendo um nome que ninguém sabia, senão Ele mesmo.

1034 - Quem seguia este “cavaleiro”?
R/ Seguiam-no em cavalos brancos “os exércitos no céu” vestidos de linho fino, branco e puro.

1035 - O que saía da boca do tal cavaleiro?
R/ Saía uma espada para ferir com ela, as nações.
Esta aguda espada é a “Palavra de Deus”. (Ap. 1:16; Ef. 6:17)

1036 - Que nações são as aqui referidas?
R/ São as nações da terra, que Jesus regerá com vara de ferro, quando por ocasião da batalha do Armagedon.

1037 - O que mais é revelado ao profeta?
R/ Jesus mesmo é quem pisará o LAGAR do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso, porque suas vestes estavam salpicadas de sangue (conforme * 120).

1038 - Por derradeiro, o que mais o profeta João viu?
R/ Que no seu vestido e na sua coxa, tem escrito este nome:
REI dos reis e SENHOR dos senhores.”
Isso, nós poderemos constatar na sua coxa, quando Jesus voltar . . .



* 150 - O GRANDE BANQUETE DAS AVES

Vi um anjo que estava no sol e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; para que comais a carne dos reis, a carne dos tribunos, a carne dos fortes, a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; a de todos os homens livres e servos, pequenos e grandes. (Ap. 19:17e18)

1039 - Nesta visão, o que viu o profeta João?
R/ João viu um anjo que estava no sol, clamando com grande voz CONVIDANDO todas as aves que voavam pelo meio do céu.

1040 - Que “convite” será este?
R/ Serão convidadas as aves que voam pelo meio do céu.
Venham e ajuntai-vos à ceia do grande Deus.

1041 - Qual será o cardápio a ser servido, nesta grande ceia?
R/ Carne dos reis que guerrearão contra Jesus; carne dos tribunos que falarão eloqüentemente contra Jesus; carne dos fortes que forcejarão contra Jesus; carne de cavalos e cavaleiros que cargosearão contra Jesus; e carne de todos os homens (livres e servos, pequenos e grandes) que batalharão contra Jesus.
Sobre essa ceia, também está escrito em Ezequiel 39:17-20.
Será um contraste:
No céu estará ocorrendo “A ceia das Bodas do Cordeiro” - para os santos.
Na terra estará ocorrendo “A ceia do grande Deus Todo-Poderoso” - para as aves.



* 151 - A SORTE DOS INIMIGOS DE DEUS

Ví a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele que estava montado sobre o cavalo e ao seu exército. A besta foi presa e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre; os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava montado sobre o cavalo e todas as aves se fartaram das suas carnes. (Ap. 19:19-21)

1042 - O que viu o profeta João, desta feita?
R/ Em resumo, João viu “a sorte final dos inimigos do Deus vivo”.

1043 - O que mais ainda, viu o profeta João?
R/ João viu ainda que, os demais que guerrearam contra o Cordeiro foram mortos com a espada que saía da boca do que montava o cavalo branco.
Finalmente viu, todas as aves que voavam pelo meio do céu se fartarem das carnes dos adeptos e seguidores da grande Babilônia espiritual - a CONFUSÃO de religiões, instituídas pela Besta e pelo Falso Profeta (a Imagem da Besta).
A Besta e o Falso Profeta (Imagem da Besta), foram lançados vivos no ardente lago de fogo e os seus principais foram mortos com a espada que saía da boca do que montava o cavalo branco.


--- ::: o ::: ---



Capítulo XX

Introdução:

Este capítulo trata do fim da controvérsia entre o BEM e o mal, entre a LUZ e as trevas, entre CRISTO e Satanás.
Temos diante de nós o MILÊNIO, tema que se tornou um ponto de discussão no seio cristão.
A teologia popular pretende que o MILÊNIO ocorrerá na terra, antes do segundo advento de Cristo, quando todos se converterão.
A sã doutrina ensina ao contrário, isto é: o MILÊNIO ocorrerá após a volta de Jesus, durante e depois do qual, não haverá mais chances de salvação.
Vamos ver, com quem está a verdade sobre esta doutrina epistolar.



* 152 - A PRISÃO MILENAR DE SATANÁS

Ví descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande corrente (cadeia) na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente que é o Diabo e Satanás, amarrou-o por mil anos e lançou-o no abismo; alí o encerrou e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. Depois, importa que seja solto por um pouco de tempo. (Ap. 20:1-3)

1044 - Desta feita, o que viu o profeta João?
R/ João viu descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande corrente na sua mão.

1045 - Que “abismo” é esse?
R/ O abismo aqui tratado é a própria terras, que será transformada numa assolação, pelas estupendas e dramáticas cenas ligadas à segunda vinda de Jesus Cristo.

1046 - Que grande corrente é essa?
R/ É uma CADEIA; uma grilheta ou grilhão - que serve para aprisionar alguém.

1047 - À seguir, o que fez o anjo?
R/ Prendeu o dragão, a antiga serpente que é o diabo, Satanás - por um período de mil anos literais, lançando-o no abismo e pondo selo sobre ele.

1048 - Qual o motivo do aprisionamento de Satanás, pelo anjo?
R/ Para que não mais engane as nações, até que os mil anos se completem.
Depois, importa que seja solto por um pouco de tempo.



* 153 - O REINADO MILENAR DE CRISTO

Ví tronos, assentaram-se sobre eles e foi-lhe dado poder para julgar. Ví as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, que não adoraram a besta, nem a sua imagem, não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos, viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. (Ap. 20:4)

1049 - Em continuação desta visão, o que viu o profeta João?
R/ João viu tronos, sobre os quais assentaram-se seus ocupantes (juízes) e foi-lhes dado o poder de julgar.

1050 - O que mais viu o profeta João?
R/ João viu as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela Palavra de Deus, que não adoraram a besta, nem a sua imagem e não receberam o sinal em suas testas, nem nas suas mãos; viveram e reinaram por mil anos.



* 154 - O MILÊNIO ENTRE AS DUAS RESSURREIÇÕES

Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo; reinarão com Ele, mil anos. (Ap. 20:5e6)

1051 - O que, salienta o profeta João?
R/ Que, os outros mortos (entenda-se, os ímpios), não reviveram até que os mil anos se completem.

1052 - Qual é a importante revelação, feita por João?
R/ Que, esta é a primeira ressurreição.

1053 - Quem, participará da primeira ressurreição?
R/ Somente os escolhidos de Deus, os santos que estiverem mortos.

1054 - O que se evidencia, então?
R/ Que, haverá DUAS ressurreições, com um intervalo de mil anos.

1055 - Quem, participará da segunda ressurreição?
R/ Os outros mortos, os ímpios - no final dos mil anos.

1056 - Que bem-aventurança, o profeta destaca?
R/ Bem-aventurado e santo, é aquele que tem parte na primeira ressurreição.

1057 - Por que, os ressurrectos da primeira ressurreição serão bem-aventurados?
R/ Por três razões:
- A segunda morte não terá poder sobre eles.
- Serão sacerdotes de Deus e de Cristo.
- Reinarão com Ele, Jesus, por mil anos.

1058 - Então, haverá uma segunda morte?
R/ SIM - é o que foi revelado ao profeta João; entretanto, esta segunda morte está reservada para os ímpios (os súditos do Dragão, da Besta e do Falso Profeta ou Imagem da Besta).
Será a morte eterna, na qual os ímpios desaparecerão para sempre.
Recapitulando:
Por ocasião da segunda vinda de Jesus, os ímpios morrerão; entretanto, estes ímpios serão ressuscitados por ocasião do fim dos mil anos, para receberem o VEREDICTO (sentença condenatória, do juízo final de Deus) e então morrerão (segunda morte) eternamente.

1059 - Como entender que, os participantes da primeira ressurreição serão sacerdotes de Deus e de Cristo?
R/ Estudando as revelações do apóstolo Pedro e do discípulo Paulo, como segue:
PEDRO - fez referências a este sacerdócio, assim:
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e SACERDÓCIO santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (I Pe. 2:5)
Mas vós sois geração eleita, o SACERDÓCIO real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtude daquele que vos chamou das trevas, para a sua maravilhosa luz. (I Pe. 2:9)
PAULO - fez várias referências a este sacerdócio, que será exercido pelos salvos, tendo a Jesus como Sumo Sacerdote. (Hb. 2:17; 4:14 e 15; 5:6; 7:1, 3, 5, 12, 17, 21, 24 e 26; 9:11; 10:21)
É óbvio concluir-se que - os salvos serão SACERDOTES de Deus e de Jesus; reinarão com Cristo durante os mil anos, o que responde integralmente à terceira razão, apresentada na questão 1057.



* 155 - SATANÁS É SOLTO

Acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gog e Magog, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. (Ap. 20:7e8)

1060 - Que outra importante “revelação” faz o profeta João?
R/ Que, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.

1061 - Satanás estando solto novamente, o que fará de imediato?
R/ Sairá a enganar (novamente) as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, GOG e MAGOG, cujo número é como a areia do mar.

1062 - Se nesta ocasião, os salvos vão estar no céu com Cristo, os ímpios já foram mortos no início do milênio e a terra já desolada há mil anos, pergunta-se: Que nações, dos quatro cantos da terra, Satanás irá enganar?
R/ Serão os ressurrectos da segunda ressurreição, que procurarão reerguer as suas mesmas nações, nesta mesma terra.
Serão os povos que formam os reis (governantes) do norte, do sul, do leste e do oeste - por isso, dos quatro cantos da terra; toda esta gente, estará se congregando para a batalha no lugar chamado ARMAGEDON.
Lembrando que, a morte é como um sono, quando acordamos hoje, procuramos dar continuidade aos planos de ontem, não importando o tempo que dormimos (1 hora ou mais); assim será, quando os ímpios acordarem (forem ressuscitados) do sono da morte, durante o qual não terão noção do tempo transcorrido - porque, na morte não há lembrança de nada. (Ec. 9:5e10)

1063 - Quem são estes: Gog e Magog?
R/ Vamos resumir:
GOG é líder na terra de MAGOG; sendo um dos descendentes de Jafeth, filho de Noé. ((Gn. 10:2)
Estes povos habitam ao norte da Turquia, na parte leste da Europa e na Ásia.

1064 - Para qual finalidade sairá Satanás no final dos mil anos a enganar as nações?
R/ Para as ajuntar e congregar à batalhar no lugar chamado Armagedon, contra Jesus e seus escolhidos - os santos salvos.

1065 - Como elucidar melhor este ajuntamento?
R/ Pela ordem dos fatos:
1 - Derramam-se as cinco primeiras pragas.
2 - Ao ser derramada a sexta praga, devido ao sol abrasador da quarta, o rio Eufrates secar-se-á, para que se prepare o caminho dos reis do oriente.
3 - Reúne-se o grande ajuntamento das nações, liderados pela Besta, sua Imagem (o Falso Profeta); Gog e Magog liderados pelo Dragão (que é o Diabo e Satanás).
4 - Quando todos estiverem reunidos, Jesus vem e os pisará no grande Lagar e os esmagará como se esmagam uvas.
5 - Inicia-se o período dos mil anos (o milênio); Satanás é aprisionado; os salvos exercerão o sacerdócio de Deus e de Jesus, assistindo ao “Juízo Final”; finda-se o milênio, Satanás é solto por um pouco de tempo, sai a enganar as nações da terra novamente e trava-se a batalha do FIM DO MUNDO.



* 156 - O DESFECHO FINAL

Marcharam pela superfície da terra, cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas, desceu fogo do céu e os devorou. O Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a Besta e o Falso Profeta; de dia e de noite, serão atormentados para todo o sempre. (Ap. 20:9e10)

1066 - Inicialmente, que outra importante revelação faz o profeta João?
R/ Que os ímpios liderados por Satanás, marcharão pela superfície da terra (Canaan), cercarão o arraial dos santos e a cidade amada.

1067 - Que arraial é este?
R/ Será o lugar do povo de Deus; a terra dos santos.

1068 - Que cidade amada é esta?
R/ Será a Nova Jerusalém.

1069 - Qual será o objetivo deste “cerco” a ser feito pelos ímpios?
R/ Os ímpios farão uma tentativa de destruição, liderada por Satanás e seus comparsas, para eliminar Jesus e a sua Esposa (a Igreja Verdadeira).

1070 - Quando o arraial dos santos e a cidade amada estiverem sitiados, o que acontecerá?
R/ Assim está escrito:
Descerá fogo do céu e devorará a Satanás, juntamente com os seus, para sempre.

1071 - No desfecho final da história humana, o que acontecerá ao Diabo, à Besta e ao Falso Profeta?
R/ Estes, serão lançados no lago de fogo e enxofre; serão atormentados de dia e de noite, “para todo o sempre”.

1072 - Então, não terá fim, este tormento?
R/ Este tormento terá fim e não será eterno; estudemos a frase para todo o sempre.
Esta frase tem sido tomada como afirmativa da doutrina corrente, da imortalidade da alma; mas, não há nela tal fundamento, pois, todo o contexto evidencia que, o castigo não será aplicado a indivíduos incorpóreos, mas aos ímpios ressurrectos corpóreamente, no fim dos mil anos.
Veja-se as seguintes provas bíblicas:
1 - O Senhor os devorará na sua indignação e o fogo os consumirá. (Sl. 21:9)
2 - . . . os ímpios serão como a gordura dos carneiros. (Sl. 37:20)
3 - Como a cera se derrete diante do fogo, assim perecerão os ímpios. (Sl. 68:2)
4 - Os ímpios serão como pasto do fogo. (Is. 9:19)
5 - Eis que (os ímpios) serão como a pragana, o fogo os queimará. (Is. 47:14)
O fogo só arderá enquanto tiver combustão; cessando a combustão, acabará o fogo > para todo o sempre.



* 157 - O TRIBUNAL DO JUÍZO FINAL

Ví um grande trono branco; o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. Ví os mortos, grandes e pequenos que estavam diante do trono e, abriram-se os livros; e, abriu-se outro livro, que é o da vida; e, os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. (Ap. 20:11e12)

1073 - Qual a visão que relata o profeta João, agora?
R/ João viu “um grande trono branco” - o Tribunal Divino (instalado para julgar os ímpios, durante os mil anos).

1074 - Quem será o Grande Juiz?
R/ Será Aquele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; este Alguém, é o ALTÍSSIMO, o Todo-Poderoso, o Onipotente e Onisciente Deus, o Divino Criador - perante o qual, Jesus será o nosso “Advogado de Defesa”. (I Jo. 2:1)

1075 - Este Tribunal será instalado antes de findar-se o milênio?
R/ Perfeitamente; porque o profeta viu diante dele, os mortos (ímpios).

1076 - Que importantes cenas viu o profeta?
R/ João viu a abertura da Sessão do julgamento e escreveu:
Abriram-se os livros;
O Livro das Memórias - onde constam os atos praticados pelas pessoas que viveram na terra; se arrependeram-se dos maus atos praticados, seu nome é averbado e passa para o
Livro da Vida; se não arrependeram-se dos maus atos praticados, seu nome passa para o
Livro dos Condenados.
. . . e abriu-se outro livro, que é o livro da vida . . .
No Livro da Vida consta somente os nomes dos salvos.



* 158 - O EXTERMÍNIO DOS ÍMPIOS

Deu o mar os mortos que nele havia, a morte e o inferno deram os mortos que neles haviam e foram julgados cada um segundo as suas obras. A morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte e aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Ap. 20:13-15)

1077 - Como entender esta passagem bíblica?
R/ Concluindo-se da seguinte maneira, sobre o Juízo de Deus:
1 - Da terra e do mar, ressurgirão os ímpios mortos, destinados às ardentes chamas da segunda morte, no lago de fogo.
2 - O inferno referido, provém do vocábulo grego HADES e significa SEPULTURA (lugar dos mortos).
3 - O Dragão (o Diabo que é Satanás), bem como a Besta, o Falso Profeta (a Imagem da Besta) com os seus adoradores, também serão lançados no lago de fogo e por fim, toda a terra estará livre e purificada do pecado.

1078 - Qual é a advertência final, desta profecia?
R/ Aquele que não for achado inscrito no Livro da Vida, será lançado no lago de fogo, que é a segunda morte.

1079 - Finalizando, quem estará inscrito no Livro da Vida?
R/ Todo aquele que não pecar contra Jesus, porque quem pecar, estará pecando contra Ele, contra o Criador e contra o Espírito Santo. (Êx. 32:33; Jo. 10:30)
Porque, o Pai e o Filho são “um”. (Jo. 10:30)


--- ::: o ::: ---



Capítulo XXI

Introdução:

Este capítulo trata do restabelecimento do Reino de Deus, na terra.
As palavras do Senhor, não serão mais “uma promessa suplicada” mas, “uma promessa concretizada”; um pouco mais de expectativa corajosa e tudo será transformado na glória e eterna bem-aventurança.
Finalmente, será apresentada uma fascinante descrição da Cidade de Deus, a Nova Jerusalém, onde os redimidos terão livre acesso na companhia do nosso amorável Salvador Jesus Cristo, para todo o sempre.



* 159 - UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA

Ví um novo céu e uma nova terra, porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe. Eu João, ví a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. Ouví uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui, o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, eles serão o seu povo, o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. Deus limpará de seus olhos toda a lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. (Ap. 21:1-4)

1080 - Nesta visão, o que João disse ter visto?
R/ O profeta viu “Um novo Céu e uma nova Terra”.
No Velho Testamento, Deus prometeu a seus filhos, criar - “Um novo Céu e uma nova Terra”. (Is. 65:17)
O apóstolo Pedro declarou:  Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos “novos céus e nova terra”, em que habita a justiça. (II Pe. 3:13)
Este santo futuro foi mostrado a João, na ilha de Patmos.
Todas essas profecias, apontam para “Um novo céu e uma nova terra” - algo a ser RENOVADO
Um céu onde Satanás não mais terá acesso e uma terra onde o pecado não mais entrará.

1081 - Que outra importante afirmativa, João salienta?
R/ Quando chegar aquela ocasião, o primeiro céu e a primeira terra, estarão no passado e o mar já não mais existirá, porque suas funções, serão desnecessárias.

1082 - O que mais viu João?
R/ Disse o profeta:  Eu João, ví a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

1083 - Enquanto João via o novo céu e a nova terra, o que ouviu?
R/ Uma grande voz, que dizia: Eis o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, eles serão o seu povo, o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.

1084 - O que Deus fará na nova terra, dentre tantas coisas maravilhosas?
R/ Deus limpará toda lágrima dos olhos dos salvos, porque não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor; porque, já as primeiras coisas passaram.
O que terá passado é esse atual sistema de vida humana, cheia de uma maldade incontida e provocada por Satanás, que felizmente não existirá mais.



* 160 - A CERTEZA DA RENOVAÇÃO

O que estava assentado sobre o trono, disse:  Eis que faço novas todas as coisas e disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Ap. 21:5)

1085 - Quem falava alí, com o profeta João?
R/ O CRIADOR, pois Ele disse:  Eis que faço novas todas as coisas.

1086 - O que mais, disse o Criador?
R/ Ordenou a João que escrevesse o que ele ouviu e viu, justificando:
Porque estas palavras, são verdadeiras e fiéis.

1087 - O que, farão os salvos na nova terra?
R/ A terra se encherá do conhecimento do SENHOR. (Is. 11:6-9)
Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão, para que outros habitem; não plantarão vinhas, para que outros comam; porque a longevidade do meu povo, será como a da árvore e os meus eleitos desfrutarão de todo, as obras das suas próprias mãos.
Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade, porque são a posteridade bendita do Senhor e os seu filhos estarão com eles.
E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
O lobo e o carneiro pastarão juntos e o leão comerá palha como o boi; pó será comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. (Is. 65:21-25)
Como vemos nas profecias mencionadas, não será uma vida ociosa, onde se ouvirá permanentemente toques e mais toques de harpistas - como muitas religiões apregoam; será sim, uma vida de trabalho, mas trabalho por prazer; o mesmo prazer que se sente, quando se dá um presente a alguém que muito se estima.
Será uma vida cheia de prazer ... de harmonia entre os nossos semelhantes ... repleta de PAZ.



* 161 - A HERANÇA DA PROMESSA

Disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim; a quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas, eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, aos incrédulos, aos abomináveis, aos homicidas, aos fornicários, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. (Ap. 21:6-8)

1088 - Em continuação, o que mais disse-lhe aquela voz do céu?
R/ Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.
Esta afirmação ESTÁ CUMPRIDO, significa - está consumado o grande propósito de Deus, de renovação de todas as coisas;  Deus e o homem estarão outra vez, em perfeita paz, numa paz que jamais será quebrada.

1089 - Que oferta especial, Deus faz nesta profecia?
R/ Ele oferece da Fonte da água da vida a quem tiver sede.

1090 - Que promessa solene, é feita ao que vencer nesta presente vida?
R/ Quem vencer nesta vida HERDARÁ todas as coisas da terra renovada.
Diz Deus:  E Eu serei seu Deus e ele será meu filho.

1091 - Quanto aos ímpios, o que é prometido?
R/ Quanto aos ímpios, aos incrédulos, aos abomináveis, aos homicidas, aos fornicários, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.



* 162 - A NOVA JERUSALÉM CELESTIAL

Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro; levou-me em espírito a um grande e alto monte mostrando-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Tinha a glória de Deus e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. Tinha um grande e alto muro com doze portas e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. Da banda do levante tinha três portas, da banda do norte três portas, da banda do sul três portas, da banda do poente três portas. O muro da cidade tinha doze fundamentos e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro. A cidade estava situada em quadrado; o seu comprimento era tanto como a sua largura e mediu a cidade com a cana, até dose mil estádios e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. Mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a dum anjo. A fábrica do seu muro era de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardônia; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisopraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. As doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. Nela não ví templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro. A cidade não necessita de sol, nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão à sua luz e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. As suas portas não se fecharão de dia, porque alí não haverá noite e a ela trarão a glória e honra das nações. Não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro. (Ap. 21:9-27)

1092 - Em continuação, o que narra o profeta João?
R/ João diz, que veio a ele um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas pragas e falou como ele.

1093 - O que lhe disse este anjo?
R/ O anjo lhe convidou, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

1094 - E o profeta aceitou o convite?
R/ Sim. O profeta foi levado em espírito a um grande e alto monte, donde viu a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

1095 - Qual era a glória da Nova Jerusalém?
R/ Ela tem a glória de Deus; a sua luz é semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra jaspe, como o cristal resplandecente.

1096 - O que viu João, ao redor da cidade santa?
R/ João viu que, ao redor da Nova Jerusalém havia um grande e alto muro, com doze portas, nas quais haviam doze anjos e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel; estes anjos, são os sentinelas das doze portas.

1097 - Como eram distribuídas as doze portas da cidade santa?
R/ Da banda do levante, três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas e da banda do poente, três portas.

1098 - Como era o fundamento do muro da cidade santa?
R/ Suas fundações tinham doze pilares e neles havia os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

1099 - O que trazia na mão, aquele anjo que falava com João?
R/ Tinha “uma vara de ouro” para medir a cidade santa, as suas portas e o seu muro; esta vara de ouro era uma “medida padrão”.

1100 - O que é dito, sobre a situação da cidade santa?
R/ A cidade santa, é um CUBO (perfeito), dando uma configuração entre: comprimento, largura e altura, iguais.

1101 - Quais as medias da cidade santa?
R/ Seu CUBO será de 12.000 estádios.
Um estádio: 185,00 m X 46,25 m = 8.556,25 m2. : Raiz = 92,50 m.
92,5 m X 92,5 m X 92,5 m = 79 ha e 1.453,125 m2.
79 ha e 1.453,125 m2. X 12.000 estádios = 949.743 ha e 7.500 m3.
RESUMINDO:
Comprimento X Largura X Altura = 21.177,22 m2. (aproximadamente).

1102 - Qual é a medida do seu muro?
R/ 144 côvados X 0,66 m = 95,04 metros de altura.

1103 - Qual será o material empregado, para a construção do muro da cidade santa?
R/ De jaspe e a cidade santa de ouro puro.

1104 - De qual material, estarão adornados os fundamentos do muro?
R/ Será adornado em doze fieiras diferentes, com a seguinte ordem crescente de pedras preciosas: jaspe, safira, calcedônia, esmeralda, sardônia, sárdio, crisólito, berilo, topázio, crisopraso, jacinto e ametista.

1105 - De que material, serão feitas as doze portas da cidade santa?
R/ Serão de pérolas.

1106 - E a praça da cidade santa, será de que?
R/ Será de ouro puro, como o vidro transparente.

1107 - O que chamou a atenção do profeta?
R/ Na cidade santa, não haverá Templo, porque o SENHOR Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro serão o TEMPLO vivo da Nova Jerusalém.

1108 - Que outras coisas não necessita a santa cidade?
R/ Nem do sol e nem da lua (para que resplandeça luz) - porque, a glória de Deus a iluminará, sendo o Cordeiro a sua lâmpada.

1109 - O que é dito sobre as nações, que comporão os salvos?
R/ Estas nações andarão à luz da cidade santa e os reis (governantes delas) trarão a sua glória e honra.

1110 - Por derradeiro, o que é dito sobre as portas da cidade santa?
R/ Suas portas não se fecharão de dia, porque alí não haverá noite; a glória do Criador estará sempre a iluminá-la.


--- ::: o ::: ---



Capítulo XXII

Introdução:

Chegamos ao fim do nosso modesto estudo apocalíptico que encerram maravilhosas promessas, bem-aventuranças, certeza sobre o conteúdo da revelação de não ser mais um livro selado, como muitos dizem, conselhos a justos e a ímpios, o caráter dos que não herdarão o reino de Deus, títulos de Jesus, um ardoroso chamado do Espírito Santo e da Nova Jerusalém, advertências sobre acrescentar algo mais ao santo livro ou tirar-lhe partes, a certeza da volta de Jesus, dada por Ele mesmo, a última oração da Bíblia e a graça do SENHOR, sobre todos os crentes; eis o conteúdo deste último capítulo do Apocalípse.

Amigo! Decide-te!



* 163 - O RIO E A ÁRVORE DA VIDA

Mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procede do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e de outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês e as folhas da árvore são para a saúde das nações. (Ap. 22:1e2)

1111 - O que, foi mostrado ao profeta João, inicialmente nesta visão?
R/ Foi mostrado - O rio puro da água da vida, claro como cristal (cristalino).

1112 - Donde nasce este rio cristalino?
R/ Nasce no Trono de Deus e do Cordeiro - O Pai e o Filho são o manancial da água viva, para seus filhos.

1113 - O que haverá no meio da praça, da cidade santa?
R/ A árvore da vida, em ambos as margens do rio da água da vida.

1114 - O que produz esta árvore da vida?
R/ Dá frutos mensalmente, todos os meses do ano.

1115 - Para que servem as folhas desta árvore da vida?
R/ Para a saúde das nações.



* 164 - E VERÃO O SEU ROSTO

Alí nunca mais haverá maldição contra alguém;  e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
E alí não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia; e reinarão para todo o sempre.  (Ap. 22:3-5)

1116 - O que, nunca mais haverá na cidade santa?
R/ Lá, nunca mais haverá maldição contra alguém.

1117 - O que, estará definitivamente instalado na Nova Jerusalém?
R/ O TRONO de Deus e do Cordeiro.

1118 - Que privilégio visual terão os salvos, na Nova Jerusalém?
R/ Os salvos terão o privilégio de VER o rosto do Todo-Poderoso e nas suas memórias estará o nome de Deus.

1119 - Que outra coisa não haverá, na cidade santa?
R/ Não haverá mais noite e os salvos não necessitarão de lâmpadas, nem da luz do sol.

1120 - Por qual razão, não haverá mais noite na Nova Jerusalém?
R/ Porque o Senhor Deus Todo-Poderoso, estará presente e a sua glória em muito excede o brilho da luz solar.
Ele alumiará toda a Nova Jerusalém; o Cordeiro será a lâmpada.

1121 - Por quanto tempo reinarão os salvos, com Jeovah e com Jesus?
R/ Para todo o sempre.



* 165 - EIS QUE PRESTO VENHO

Disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras, o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que, presto venho; Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. (Ap. 22:6e7)

1122 - Que afirmação, lhe fez o anjo?
R/ Que, estas palavras são fiéis e verdadeiras.

1123 - Que palavras fiéis e verdadeiras, são as tais?
R/ Que o Senhor, o Deus dos santos profetas - enviou o seu anjo.

1124 - Para que, enviou Deus o seu anjo?
R/ Para mostrar aos seus servos, as coisas que em breve hão de acontecer.

1125 - Que solene promessa é aqui destacada?
R/ Eis que, presto venho.

1126 - Segundo esta profecia, quem será bem-aventurado?
R/ Bem-aventurado é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Percebe-se que, o Apocalípse (Revelação) é um livro por excelência, no qual se reúnem os demais livros da Bíblia; são por ele autentificados e exaltados.



* 166 - ADORA A DEUS

Eu João, sou aquele que ví e ouví estas coisas. Havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que me mostrava, para o adorar, o qual me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Ap. 22:8e9)

1127 - Que importante testemunho é dado por João, nesta profecia?
R/ Disse ele: Eu João, sou aquele que ví e ouví estas coisas.

1128 - Havendo ouvido e visto, o que fez o profeta?
R/ Prostrou-se aos pés do anjo que mostrara a ele estas coisas, para o adorar.

1129 - Qual foi a reação do anjo?
R/ Disse-lhe o anjo: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Enquanto o anjo Gabriel recusou a adoração, arrogantes líderes da igreja romana pretendem e exigem a “adoração” de seus seguidores.



* 167 - UM LIVRO DESVENDADO

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque próximo está o tempo. (Ap. 22:10)

1130 - O que disse o anjo a João, nesta profecia?
R/ Não seles as palavras da profecia deste livro.

1131 - Por qual razão, não era para selar aquelas palavras?
R/ Porque, próximo está “o tempo” (do fim e da volta de Jesus).



* 168 - DECISÕES INAPELÁVEIS

Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem é sujo, suje-se ainda; quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Eis que, cedo venho e o meu galardão está comigo, para dar a cada um, segundo a sua obra. (Ap. 22:11e12)

1132 - O que deduz-se destas “decisões”?
R/ São decisões “inapeláveis.”

1133 - Por que, não haverá uma segunda oportunidade?
R/ Porque Jesus disse: Eis que, cedo venho e o meu galardão está comigo, para dar a cada um, segundo a sua obra.



* 169 - A ÚLTIMA BEM-AVENTURANÇA

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade, pelas portas. (Ap. 22:13e14)

1134 - Essa identificação de “Alfa e Ômega” é a mesma feita em Ap. 1:8?
R/ Sim; esse tema foi dissertado na questão 0031.

1135 - Que “bem-aventurança” é essa?
R/ Essa, é a última “bem-aventurança” ou por outra análise - é a sétima; nela são enaltecidos, aqueles que aceitam a Jesus como seu Salvador (lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro), para ter direito à entrar na cidade santa, ter acesso árvore da vida e dela, mensalmente, comer o seu fruto.



* 170 - QUEM NÃO HERDARÁ O REINO DE DEUS

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira. (Ap. 22:15)

1136 - Como entender esta discriminação?
R/ Os cães aqui referidos não são os animais; Jesus usou tal expressão, para denotar aqueles que, tomando conhecimento das coisas santas, pesam-nas e maltratam os que lhas ministram, assemelhando-se aos irracionais. (Mt. 7:6)

1137 - E, quanto às demais classes de pessoas discriminadas?
R/ Os demais (os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira), já tratamos na questão 1091 - a sua parte, a sua herança será no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte; estes, não herdarão a vida eterna.



* 171 - A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã. (Ap. 22:16)

1138 - Que importante revelação, faz o “revelador” deste livro?
R/ Ele se identifica como sendo JESUS, dizendo: Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Coisas que breve hão de acontecer.

1139 - Que outros “pseudônimos” Jesus se cognomina?
R/ Ele disse: Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã.



* 172 - O ÚLTIMO CONVITE

O Espírito e a esposa, dizem: Vem. Quem ouve, diga: Vem. Quem tem sêde, venha e quem quiser, tome de graça da água da vida. (Ap. 22:17)

1140 - Quem faz este último “convite”?
R/ O Espírito Santo, o nosso Consolador, que Jesus enviou do céu e a Esposa do Cordeiro Jesus (a verdadeira Igreja Cristã).

1141 - O que especifica este “convite”?
R/ Quem ouvir este convite, diga (propague) VEM; quem tiver sêde de saber a verdade VENHA; e quem quiser, TOME (beba) de graça da água da vida.



* 173 - A ÚLTIMA ADVERTÊNCIA

Porque Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão escritas neste livro. (Ap. 22:18e19)

1142 - Resumindo, o que se encontra nesta profecia?
R/ Uma última ADVERTÊNCIA.

1143 - Quem faz essa última advertência?
R/ JESUS CRISTO - o Revelador deste livro maravilhoso, que está testificado.

1144 - O que é testificado por Jesus?
R/ Que todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro, não mais poderá acrescentar ou tirar, nada.

1145 - E, se alguém acrescentar partes a este livro?
R/ Deus fará vir sobre este alguém, as pragas que estão escritas neste livro - ou seja: as sete últimas pragas, sinalizando que este alguém não será contado entre os salvos.

1146 - E, se alguém tirar partes deste livro?
R/ Deus tirará a sua parte (herança), o direito de livre acesso à cidade santa e à comer dos frutos da árvore da vida



* 174 - A ÚLTIMA ORAÇÃO

Aquele que testifica estas coisas, diz:  Certamente cedo venho, ora vem, Senhor Jesus. (Ap. 22:20)

1147 - O que diz, Aquele que testifica estas coisas escritas neste livro?
R/ JESUS diz: Certamente cedo venho.
Esta, é a PROMESSA das promessas - feita pelo Jesus; nessa promessa se apoia a essência da esperança do povo escolhido por Deus.

1148 - E qual é, a última “oração” mencionada neste livro?
R/ Amém! Ora vem, Senhor Jesus.



* 175 - O ÚLTIMO DESEJO DE JOÃO

A graça de nosso Senhor JESUS CRISTO, seja com todos vós. Amém. (Ap. 22:21)

1149 - Qual é, o último e santo desejo do apóstolo e profeta João?
R/ Que - A graça de nosso Senhor JESUS CRISTO, seja com todos vós (os leitores e estudiosos do Apocalípse).

1150 - Qual é o encerramento dado a este livro, pelo profeta?
R/ Disse ele: AMÉM (Assim seja).



F I M



NOTA:  Se você tem conta no "gmail" - eu gostaria de ter o seu comentário no espaço apropriado logo abaixo.  
                                                                                                                                                  O autor




























Nenhum comentário:

Postar um comentário